Notícias

Senac realiza palestra de humanização para alunos do curso técnico em enfermagem


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) realizou na última semana do mês de janeiro uma palestra de Humanização em Ambiente Hospitalar para alunos do curso técnico em Enfermagem. A palestra foi ministrada pela enfermeira Silvia Mayla Santos de Santana, especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. O tema da palestra foi “Humanização em ambiente hospitalar na promoção da saúde e prevenção de agravos”. O evento ocorreu no auditório do Senac, às 15 horas.

Estiveram presentes no evento, colaboradores da área de educação profissional e técnica de saúde, professores e alunos da turma do curso técnico em Enfermagem ministrado na unidade de Aracaju no período vespertino (das 14 às 18 horas).

Durante a palestra foram discutidas propostas de melhoria de humanização do ambiente de trabalho em hospitais públicos e particulares, unidades de saúde de todos os segmentos relacionado à área e experiências vivenciadas pela palestrante. “ Essa palestra traz um olhar mais realista de como os trabalhadores estão atuando no ambiente, principalmente em tempos de pandemia. A palestra é uma forma de transportar o aluno das salas de aula para o ambiente de trabalho, conectando-o à realidade que ele terá futuramente ao ser inserido, compartilhando experiências, esclarecendo dúvidas e incentivando a reflexão quanto à importância do cuidar do paciente com empatia e profissionalismo sem deixar de lado a sensibilidade”, relatou a palestrante Silvia Mayla.

A diretora regional do Senac/ Sergipe, Priscila Dias Felizola, afirma que palestras de incentivo à humanização sempre são importantes para todos os cursos do Senac, especialmente os cursos da área de saúde. “ A humanização perpassa em todas as profissões, mas acredito que na área de saúde os profissionais precisam ser motivados a todo instante, exercitados constantemente. A palestra possibilita que o aluno se permita sair do universo de sala de aula e ter um contato maior com a vivência profissional de uma maneira diferente. Isso agrega muito, enfatizou.

Edileide e Fernando, atentos aos ensinamentos da palestra. Foto: Marketing/Senac
Edileide e Fernando, atentos aos ensinamentos da palestra. Foto: Marketing/Senac

O aluno do curso técnico em enfermagem, Fernando dos Santos, 24 anos, ficou maravilhado com a palestra. “Estou encantado com o curso e esse ano de pandemia a gente precisa absorver mais conhecimentos, pegar dicas com profissionais já atuantes na área e levarmos para nossas vidas como um projeto a ser colocado em prática diariamente”, explicou.

“Eu acredito na tão sonhada vaga no mercado de trabalho e sei que há um só caminho, o caminho da humanização. O curso é um aprendizado técnico muito bom e a palestra nos ensina a sermos mais humanos, a ter paciência, a saber ouvir nossos pacientes. Ao mesmo tempo tudo isso se torna bastante desafiador porque você perdeu noite, o cansaço chega, mas a gente tem que estar sempre pronta a compreender o paciente, sua dor, seu sofrimento e como ele é manifestado”, explicou a aluna do curso, Edileide dos Santos Vieira, 37 anos.

Informações da palestrante

Silvia Mayla é enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. Foto: Marketing/Senac
Silvia Mayla é enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. Foto: Marketing/Senac

Silvia Mayla Santos de Santana atualmente é enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia.  É especialista em Terapia Intensiva pelo Programa de Residência da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia. Atuou como monitora da disciplina de Saúde da Criança Hospitalizada. Participou da Liga acadêmica de Enfermagem em Obstetrícia e Neonatologia (LAEGON), tornando-se diretora de atividades científicas. Participou do Programa de Residência em Terapia Intensiva (UTI) da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, como residente durante dois anos.

A palestrante também atuou na coordenação da UTI cardiológica de um hospital particular, exerceu função assistencial na UTI adulto de um Hospital Filantrópico. É integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Cuidados Críticos – GIESCC – UFS e atua como preceptora da Residência Integrada na mesma Fundação (Cirurgia).

Curso Técnico em Enfermagem

E para quem deseja adquirir formação técnica na área, o Senac iniciou o período de inscrições para o curso técnico em Enfermagem em Nossa Senhora da Glória e Itabaiana.

Diretora Regional do Senac, Priscila Dias Felizola relatou que o aluno após a conclusão do curso recebe certificado válido em todo território nacional. Foto: Marketing/Senac
Diretora Regional do Senac, Priscila Dias Felizola relatou que o aluno após a conclusão do curso recebe certificado válido em todo território nacional. Foto: Marketing/Senac

Em Nossa Senhora da Glória, as inscrições estão abertas até o dia 03 de março, com início das aulas na mesma data. Em Itabaiana, as matrículas estão abertas até o dia 04 de fevereiro, iniciando as aulas no dia 14 do mesmo mês. O curso possui carga horária de 1600 horas, turmas somente no período da noite.

“O aluno após a conclusão do curso, recebe certificado válido em todo território nacional e atua como profissional técnico em enfermagem nas unidades de saúde e hospitais em todo o Brasil. Em média, o Senac forma todos os anos profissionais qualificados com grande possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho, relatou a diretora regional do Senac, Priscila Dias Felizola.

Maiores informações sobre os cursos técnicos do Senac, os interessados poderão acessar o catálogo de cursos ou pela rede social  @senacse.

 

 

 

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo