Biblioteca Digital Senac oferece acervo com mais de 1000 livros gratuitos

Nos últimos dois anos, em razão da necessidade do distanciamento social como medida de enfrentamento à pandemia, estudantes e educadores tiveram que se adaptar à realidade das aulas remotas, e a Biblioteca Digital Senac garantiu que, durante este período, alunos, docentes e colaboradores da instituição tivessem a contribuição necessária para a aprendizagem e o estudo através dos livros digitais. Em muitos lugares, as aulas já voltaram presencialmente, no entanto, o espaço virtual disponibilizado pelo Senac continua sendo uma opção para quem deseja agregar conhecimento.

A Biblioteca Digital Senac existe desde 2012, mas nos últimos anos tem sido aprimorada para melhorar a experiência dos usuários, tanto on quanto off-line. Atualmente são mais de 1000 títulos da Editora Senac São Paulo disponibilizados na plataforma, seja no portal (www.bibliotecadigitalsenac.com.br) ou por meio do aplicativo para celular (Andoid ou IOS).

A plataforma é intuitiva e de fácil navegação. Basta um clique e o livro está disponível no formato PDF e ePub, ideal para a leitura de livros digitais. Além disso, proporciona autonomia e otimiza o processo de aprendizagem, pois permite que os alunos escolham e organizem suas rotinas de leitura, reforçando ainda mais o seu protagonismo no processo de formação acadêmica.

Outro atrativo da Biblioteca Digital é que o aluno pode selecionar seus livros favoritos, adicionar anotações sobre o conteúdo, criar listas de leitura e o recurso de leitura off-line para armazenar os livros no dispositivo para ler mesmo sem conexão à internet.

Conteúdo diversificado

Ente as opções didáticas são encontrados exemplares de Ciências Humanas, Saúde, Bem-Estar e Beleza, Comunicação e Artes, Design, Arquitetura, Moda, Educação, Gastronomia, Nutrição, Turismo e Hotelaria, Eventos e Desenvolvimento Social e Tecnologia da Informação.

Lucas Fernandes é aluno do curso técnico em Administração e é um dos que fazem uso da Biblioteca Digital. Para ele, trata-se de uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem, pois amplia as fontes de pesquisa e motiva o aluno a buscar mais conhecimento por meio da plataforma. “Acesso com alguma frequência durante o curso, sobretudo como base de pesquisa para as atividades propostas em sala de aula. Eu acredito que é uma plataforma que facilita o acesso ao conhecimento e incentivo meus colegas a usarem a Biblioteca Digital sempre que for necessário”, disse Lucas.

Para Cláudio Cândido, coordenador técnico do eixo Tecnologia da Informação do Senac, a Biblioteca Digital é uma importante ferramenta pedagógica de apoio aos docentes e, sobretudo, aos estudantes. “De fato os instrutores têm estimulado os alunos a utilizarem a biblioteca como forma de enriquecer o aprendizado. Esta tem sido uma ferramenta muito útil, pois os alunos conseguem aprofundar o conteúdo de sala de aula e incrementar seu conhecimento, e eles ainda têm um mês para usar depois do término do curso. Sem dúvidas a Biblioteca Digital Senac é rica de conteúdo e uma ferramenta valiosa para os nossos cursos profissionalizantes”.

Mas não apenas alunos e instrutores fazem uso da ferramenta. Colaboradores dos diversos departamentos também usufruem dos benefícios do acervo digital, a exemplo da analista de Recursos Humanos do Senac, Sílvia Conceição. “A Biblioteca Digital Senac possui títulos muito ricos e, sempre que preciso me aprofundar em algum assunto, ou mesmo espairecer através da leitura, faço uma busca na plataforma e encontro diversos livros interessantes. Minha torcida é que todos os alunos realmente façam uso desta ferramenta que está disponível para eles gratuitamente”.

Acesso do aluno

1. Para acessar a Biblioteca Digital, basta estar matriculado em qualquer curso do Senac;
2. Após efetuação da matrícula, o aluno receberá um link via e-mail, através do qual terá acesso ao Portal do Aluno e a Biblioteca Digital Senac;
3. Acesse com o nome de usuário e senha fornecidos no e-mail;
4. No campo “SELECIONE A SUA ORGANIZAÇÃO”, coloque “SENAC” e clique em “Entrar”

É importante ressaltar que o login e a senha expiram após 30 dias do encerramento do curso.