Notícias

Senac mantém magia dos festejos juninos em lives “São João Sem Sair de Casa”


Senac mantém magia dos festejos juninos em lives “São João Sem Sair de Casa”

 

A tradição de todos os anos dos festejos juninos infelizmente não acontecerá em 2020 por causa da pandemia do coronavírus, mas isto não quer dizer que um dos períodos mais aguardados pelos sergipanos passará em branco. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac mantém acesa a chama das festas do mês de junho com programações que podem ser vistas de dentro de casa, como as Lives Juninas do projeto “São João Sem Sair de Casa” apresentadas pelos instrutores dos cursos de gastronomia do Senac Sergipe. Elas estão sendo transmitidas pelo Instagram oficial da instituição, o @senacse, ensinando a fazer as receitas típicas, tão esperadas nesta época.

“Não poderíamos deixar passar um momento tão esperado por todos nós sem ter algo que nos trouxesse a alegria e a animação dos nossos festejos juninos. As lives Kids já são um sucesso com a participação das crianças e agora as Lives Juninas do ‘São João Sem Sair de Casa’ vão pelo mesmo caminho. Todas elas serão realizadas com nossos instrutores ensinando as nossas comidas típicas desse período. Estamos todos felizes com os resultados e com mais uma parceria com o Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo (Opanes)”, explicou a diretora regional, Priscila Felizola.

Na última terça-feira a instrutora Edivane Teles ensinou a criançada a fazer a tradicional maçã do amor (repaginada para virar uma “chocomaçã”) em mais uma edição da Live Kids. Já na quarta-feira, foi o instrutor Célio Fontes que ensinou a receita dos bolos de macaxeira e de tapioca, também bastante conhecidos de quem ama os festejos juninos.

Além dos vídeos, são divulgados também nas redes do Senac cards com os ingredientes e o modo de preparo das receitas, para quem quiser testar depois. “Para esta live kids tivemos a ideia da maçã do amor porque é simples de fazer, de modo que as crianças não têm dificuldade para preparar, e é uma comida típica do período junino, então tem tudo a ver com a época. Mas aí fizemos a ‘chocomaçã’, com chocolate em vez da calda açucarada, que é mais perigosa para as crianças manejarem”, comenta Edivane, acrescentando que a receita estimulou a criatividade e a nutrição. “Fizemos de várias formas: a de chocolate e as coloridas, onde colocamos pasta americana e outros confeitos típicos da época e ainda fizemos a receita com outras frutas no espeto, como uva, banana e também morango. Mesmo com a cobertura de chocolate, acabamos estimulando as crianças a comerem frutas”.

Opanes

O instrutor Célio Fontes participou da Live em parceria com o instrutor João Lima, e diz que “viajamos pela cultura de Sergipe e Pernambuco pelo Opanes. Foi uma boa oportunidade de aprendermos as diferenças entre o pé de moleque de Sergipe e o de Pernambuco”. Célio cita que “o São João desse ano será diferente, será em casa, então prepare com amor para os familiares de vocês”.

E as lives continuarão no decorrer deste mês. Dia 22 será a receita do arroz doce, 23 será a canjica e o bolo de milho e no dia 24 será beiju molhado e pamonha. “E vale lembrar que todas estas lives contarão com convidados especiais. Não percam!”, revela o instrutor Célio.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo