Senac abre inscrições para Curso Técnico em Guia de Turismo


Publicado em : 25/04/2017 | por Helmo Goes | Agência Comércio

Foto: freepik.com

O turismo, no Brasil, é um importante setor da economia que, nos últimos anos, vem crescendo significativamente. No ranking da Internacional Congress e Convention Association (ICCA), o país ocupa o 1º lugar entre os países latinos que mais recebem eventos internacionais; o 2º do continente americano e o 7º do mundo, o que ratifica a perspectiva de expansão desse setor em nosso país. Nesse sentido, com a crescente demanda da atividade turística no Brasil e o aumento da realização de eventos internacionais de grande porte, a procura pelo guia de turismo, com qualificação especializada, tem se intensificado.

Atento a este cenário, o Senac/SE, órgão integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, lançou o Curso Técnico em Guia de Turismo na programação do segundo quadrimestre. O objetivo é capacitar os profissionais para atuarem, de forma ética e responsável, na recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos em traslados, passeios, visitas e viagens locais, regionais e nacionais.

Para o curso, que acontecerá de 03 de julho de 2017 até 28 de setembro de 2018, foram abertas 25 vagas. “O Senac é a primeira escola oficial do Brasil a qualificar profissionais para serem guias de turismo. Então, nós contribuímos de uma forma tão significativa que possibilita o nosso aluno a ser um autônomo, um profissional empreendedor. Com isso, vamos contribuir para um turismo oficial, formando profissionais legais para atuarem no turismo receptivo e emissivo”, ressalta Paulo César, instrutor do curso, ao destacar a importância da qualificação para o exercício da atividade.

Segundo o instrutor, o curso é dinâmico, com momentos teóricos e práticos, e está formatado com base no novo modelo pedagógico do Senac, o desenvolvimento de competências. Nas etapas práticas, dentre outras atividades, os alunos participarão de quatro deslocamentos, cujos custos já estão incluídos nas mensalidades: um city-tour por Aracaju, uma visita às cidades histórias, uma viagem com pernoite dentro do Estado e outra com pernoite interestadual. “Nesses deslocamentos, o aluno vai vivenciar todo o processo de reservas, de contratação de serviços, de realização de opcionais, atuando oficialmente no turismo, vivenciando na prática todo o processo de construção e execução dos roteiros e programações turísticas de viagens”, disse.

No Senac/SE, o técnico em Guia de Turismo é capacitado para informar sobre os aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos; apresentar e organizar roteiros de visitas e itinerários turísticos, considerando os interesses e necessidades dos visitantes. O profissional pode atuar em organizações públicas e privadas tais com agências de viagens, operadoras turísticas, museus, centros culturais, parques naturais e temáticos, por meio de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

“O Senac é uma referência”

O profissional de contabilidade aposentado, José Andrade, encontrou no curso de Guia de Turismo do Senac/SE a oportunidade de realizar um sonho e escrever uma nova trajetória profissional. “Depois que me aposentei, passei um ano obsoleto. Foi quando me inscrevi no curso de Guia de Turismo no Senac, no ano 2000, para realizar um sonho de juventude, que era o de passear, conhecer lugares, culturas, e poder mostrar isso para as pessoas. Sou alguém que não consegue ficar em casa. Gosto de desbravar o mundo”, disse.

Hoje presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), Sr. Andrade  diz que os desafios são grandes para o desenvolvimento do turismo no Estado. Para ele, Sergipe, apesar de ser a menor unidade da Federação, ainda não explora metade da potência turística que possui. “Faltam investimentos. Ainda falta tratar o turismo como uma importante fonte de renda”, acredita.

Nesse sentido, o presidente reconhece o trabalho do Senac/SE na capacitação da mão-de-obra do setor turístico. Para ele, a instituição é, há muito tempo, uma referência, sobretudo no curso de Guia de Turismo. “O Senac realmente acredita no Turismo e, prova disso, é a quantidade e a qualidade dos cursos que esta casa oferece nessa área. O curso de Guia de Turismo, por exemplo, é completo, versátil, viável, e está de acordo com a Lei 8.623, que dispõe sobre a profissão”, declarou Sr. Andrade.

Tags: , , , ,
Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Notícias