Notícias

Alunos apresentam projeto sobre sustentabilidade nas empresas


Alunos apresentam projeto sobre sustentabilidade nas empresas
Descrição da imagem. Foto horizontal de uma moça morena, de perfil para a esquerda, com tranças curtas no cabelo, óculos de grau e vestido colorido, segurando um microfone próximo à boca. Ao fundo, bancada branca, de um lado a outro da foto, com logo do Senac à frente, e alguns microfones sobre a mesma. Atrás da bancada, homens e mulheres sentados, de forma alternada, olham para a frente. Na parede branca ao fundo, telão ao centro com projeção de escritos ilegíveis a essa distância. Fim da descrição.
A aluna Vitória Silva
Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de rapazes e moças, de pé, e uma mulher no meio deles. Ao fundo, parede branca com telão ao meio mostrando logo do Senac, e do lado esquerdo, algumas bandeiras na posição vertical presas a um suporte no chão. Fim da descrição.
Turma falou sobre sustentabilidade empresarial

Alunos do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Senac, órgão vinculado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, apresentaram o projeto “Novo Começo: um olhar sustentável sobre o mundo empresarial”. Respeitando o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), os aprendizes falaram sobre o tema por meio de palestras e da exibição de um curta-metragem produzido por eles mesmos.

Os estudantes apresentaram o conceito de sustentabilidade como as ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer as futuras gerações. Segundo eles, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Descrição da imagem. Foto horizontal parcial de uma mulher com cabelos lisos e castanhos, comprimento médio, pele clara, com camisa de mangas três quartos escura, olhando para a frente, com a boca semiaberta e segurando um microfone próxima à mesma. Ao fundo, parede branca, do lado esquerdo, uma moça sentada a observa, e do lado direito, um púlpito transparente com logo do Senac na frente. Fim da descrição.
A instrutora Denise Rosa
Descrição da imagem. Foto horizontal com perspectiva do fundo de um auditório de cadeiras azuis, lotado de jovens com camisa do Senac, e à frente deles, bancada branca com pessoas sentadas à mesma e telão ao fundo. Fim da descrição.
Aprendizes lotaram auditório para assistir às palestras

Na sequência, definiram sustentabilidade empresarial como um conjunto de ações que uma empresa toma visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável, ela deve adotar atitudes éticas e práticas que visem seu crescimento econômico, sem, no entanto, agredir o meio ambiente.

“É um tema que precisa ser discutido com mais ênfase e, mais do que isso, deve ser colocado em prática. Como podemos ter sucesso em nossas atividades e gerar lucro e resultado minimizando os impactos negativos ao meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade? Devemos nos fazer essa reflexão diariamente”, declarou a aluna Vitória Silva. Dentre os exemplos de práticas sustentáveis que as empresas podem adotar, estão o uso racional de energia e água, a preferência por papel reciclado, o respeito às leis ambientais, dentre outras.

Descrição da imagem. Foto horizontal de uma bancada branca com logo do Senac na frente, pessoas sentadas atrás da mesma e telão ao fundo. Do lado esquerdo da bancada, de pé, um rapaz com camisa vermelha e calça jeans, segura microfone próximo à boca. Fim da descrição.
Michael John fala sobre o programa de Aprendizagem

Os aprendizes abordaram, ainda, sobre a qualidade de vida do trabalhador, as relações interpessoais no ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes, inteligência emocional, e outros assuntos deste universo. “Falar sobre a sustentabilidade empresarial é de fundamental importância, abordando os valores e as relações humanas. Por isso falamos sobre o capital espiritual, visando as inteligências emocional, racional e espiritual. Sem esses valores a empresa não chega onde pretende chegar”, disse a instrutora Denise Rosa.
Incentivo
Aproveitando o auditório repleto de alunos, a gerente do Núcleo de Promoção da Inclusão Social do Senac, Martha Luiza, apresentou um caso de sucesso. “Quando digo que o programa de Aprendizagem muda vidas, alguns de vocês não acreditam em mim. Mas estou aqui com o exemplo de um jovem que já foi aprendiz como vocês, por duas vezes, e hoje é contratado por uma grande empresa, sendo o responsável pelos aprendizes que lá exercem atividades. O que aconteceu com Michael acontece com quem aproveita a oportunidade real que vocês estão tendo”, declarou.

O jovem Michael John também ofereceu palavras de incentivo aos alunos. “O programa de Aprendizagem, na minha vida, foi a base de tudo. Se estou hoje trabalhando em uma multinacional, é porque eu fui um jovem aprendiz. Aproveitem bastante esta oportunidade que vocês estão tendo”, disse.

Compartilhe

Pular para o conteúdo