Notícias

Sopro Mágico: A importância do Teatro no desenvolvimento dos jovens


Sopro Mágico: A importância do Teatro no desenvolvimento dos jovens

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de jovens em pé numa sala. Da esquerda para a direita, uma jovem de perfil,com vestido característico da personagem Branca de Neve, segura o microfone próximo à boca e olha para uma jovem que está à sua frente, de perfil, jaqueta vermelha e saia estampada, segurando uma rosa vermelha artificial e leve sorriso. Atrás delas,quatro jovens vestem vestido vermelho, branco com auréola branca sobre a cabeça, preto e amarelo. À direita, um jovem com calça preta e camisa social lilás clara olha para baixo. Fim da descrição.Como atividade de conclusão de curso, alunos da Turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercado do Senac/SE apresentaram o projeto Sopro Mágico: A importância do Teatro no desenvolvimento dos jovens. Para prestigiá-los, na tarde da última quinta-feira, 11, colegas e instrutores de outros cursos lotaram o auditório do Senac, instituição que integra o Sistema Fecomércio.

Por meio de atividades lúdicas e criativas, o projeto teve como finalidade apresentar a importância do teatro para o desenvolvimento dos jovens enquanto ferramenta de aprendizagem e identificação das emoções, de forma a facilitar sua entrada e permanência no mercado de trabalho.

“Nosso intuito era transmitir informações importantes que pudessem contribuir para o desenvolvimento emocional desses jovens, para o controle de suas emoções e o reflexo desse processo em seu desempenho na carreira profissional”, explicou a instrutora responsável pela turmaDescrição da imagem. Foto horizontal parcial de três jovens sorridentes sentados. Da esquerda para a direita, adolescente de casaco vermelho olha para a colega do seu lado esquerdo. No meio, uma jovem de blusa florida e ao seu lado esquerdo, um rapaz com roupas de palhaço, pintura no rosto e peruca colorida de cabelos caheados, olha para a frente e faz sinal de positivo com as duas mãos. Fim da descrição., Érika Chagas.

O diretor Regional do Senac/SE, Paulo do Eirado, enalteceu a importância do tema. “O teatro traz mais desenvoltura na comunicação do jovem. Ele ganha segurança corporal que será útil para uma entrevista de emprego ou uma apresentação de trabalho, por exemplo. São muitas linguagens desenvolvidas através do teatro, além da arte em si, que faz com que o jovem tenha uma ligação mais forte com a escola ou com o trabalho”, destacou.

Inteligência emocional
Após dois meses de ensaios, os 24 alunos da turma fizeram uma apresentação repleta de momentos divertidos, emocionantes e também de reflexão. Através de esquetes teatrais, cordel, paródias, vídeos e muita música, eles dialogaram sobre a necessidade do controle emocional como um importante fator para se ter sucesso no mercado de trabalho.

“Sou muito ansiosa e, por meio do projeto, aprendi que preciso controlar minha ansiedade e acreditar mais no meu potencial se eu quiser ser uma profissional bem sucedida”, declarou a aluna Gláucia Souza.

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de 23 jovens em pé, próximos, olhando para a frente e sorrindo, vestem roupas coloridas. Ao fundo, parede branca e telão onde está projetada a imagem de cortinas de circo na cor vermelha e o nome Teatro Sopro Mágico. Fim da descrição.“Este trabalho nos ensinou a controlar as emoções, superar nossos medos e expectativas e saber lidar com as pessoas da melhor maneira possível”, afirmou o estudante Paulo Matheus.

O projeto também tocou os alunos que foram lá apenas assistir, como Maria Islane, do curso de Auxiliar Administrativo. “Achei que eles foram bem criativos e conseguiram fazer uma boa ligação entre a arte do teatro e tudo o que aprenderam durante o curso. Destaco a parte em que eles enceram uma entrevista de emprego. Mostraram como acontece na realidade, mas de forma mais descontraída”, destacou.

Compartilhe

Pular para o conteúdo