AracajuDestaquesNotícias

Jornada Pedagógica do Senac/SE: oficinas e palestra abordam criatividade e empreendedorismo

Evento conta com cerca de 150 participantes entre  instrutores, analistas de processo educacional e gerentes de divisão, de unidades operativas e de núcleos da instituição.
Jornada Pedagógica do Senac/SE: oficinas e palestra abordam criatividade e empreendedorismo

Com oficinas sobre criatividade e empreendedorismo e palestra sobre “Processos Criativos”, foi retomada a Jornada Pedagógica do Senac/SE, na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro. Reunindo cerca de 150 participantes entre instrutores, analistas de processo educacional e gerentes de divisão, de unidades operativas e de núcleos da instituição, o evento deste ano tem como tema principal “Juntos é possível: ressignificar e avançar”.

Os participantes se dividiram entre as oficinas “Criatividade Analógica”, ministrada pela psicóloga Flor Teixeira; “Criatividade Intuitiva”, com cineasta e pesquisador Marcolino Joe, e “O instrutor empreendedor”, com o professor da UFS, Augusto César Vieira dos Santos.

“O foco da nossa oficina, que contou também com alunos da UFS, foi transformar os professores em instrutores empreendedores. Primeiro desmistificamos o que é empreendedorismo, que não é essencialmente ‘abrir negócios’, passamos conceitos de alguns tipos de empreendedorismo, como o básico, o social, o de negócios, o inter empreendedorismo e educação empreendedora. E ainda 12 características de comportamento dos jovens, que podem se trabalhadas em sala de aula, para identificar o perfil empreendedor”, destacou Augusto César.

Criatividade

Responsável pela oficina criativa, Marcolino Joe buscou compartilhar referências estéticas e dialogar sobre as possibilidades que podem ser exploradas em diversos setores.

“Para cada nicho, existem maneiras de remixar conteúdos, buscar outros segmentos. A partir de situações que possam ser comuns do nosso dia a dia, podem ser recriadas novas possibilidades. Apresentamos referências e no final compartilhei com eles o nosso processo criativo, com ferramentas e técnicas que eles podem utilizar em sala de aula, no Senac”, relatou Marcolino que produziu um vídeo de dois minutos sobre o primeiro dia da jornada, que foi apresentado no final dos trabalhos, cujas imagens e entrevistas foram capturadas com o celular.

Criatividade

A psicóloga Flor Teixeira trouxe à discussão, a habilidade que é ser criativo dentro do ambiente de trabalho.

“Carregamos muito o mito de que a habilidade é algo nato, da essência. E por conta disso, apesar de pensarmos, não executamos por não acreditar que somos capazes. Preferimos ficar em silêncio e permanecer na zona de conforto. Então, hoje o objetivo foi trazer para as diferentes possibilidades de atuação. Utilizamos uma apresentação de identificação, para que eles entendessem que todos estamos conectados e temos histórias, palestrante e participantes. E finalizamos com uma atividade para ativar a criatividade de cada um, encarando que o maior desafio enfrentado é a falta de comunicação entre a equipe, com o objetivo de estimular a comunicação entre todos”.

Criatividade

Após as oficinas, que tiveram a duração de uma hora, os participantes acompanharam a palestra sobre “Processos Criativos”, proferida pela coordenadora do curso de Design, do Departamento de Artes Visuais e Design da UFS, Germana Araújo.

“Falar sobre processo criativo para instrutores foi um grande desafio, porque sou professora e lido com essa questão rotineiramente em sala de aula. E a grande indagação é como ser criativa a ponto de entender os jovens da atualidade. Os processos criativos têm potencialidades, não são um dom, não é algo que nasce com a pessoa, mas sim de uma construção enquanto indivíduo social. E essas potencialidades, como memória, sensibilidade, percepção, imaginação, podemos reuni-las é uma só palavra: mudança. Todo processo criativo leva necessariamente a um processo de transformação, de nova postura, de pensar diferente sobre cada assunto. O professor se habitua a lidar com o conteúdo por uma única perspectiva e esquece que os alunos atualmente esperam outras formas de lidar com o conhecimento. E como educadores, precisamos lidar com essas mudanças para entender e realmente transformas a vida dessas pessoas”.

A Jornada será retomada na sexta-feira, 3, a partir das 8h30, com uma mesa redonda sobre “Diversidade”. Pela manhã ainda estão previstas as apresentações dos Planos Diretores pela equipe do Núcleo de Desenvolvimento e Inovação Educacional.
À tarde, a instrutora do Senac/SE, Anne Rozell fará palestra sobre “Ressignificando”. O encerramento do evento deverá contar com as presenças do presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, e do Diretor Regional do Senac/SE, Marcos Sales.

Compartilhe

Pular para o conteúdo