No dia 2 de setembro, 48 alunos das turmas do Curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Senac Sergipe trocaram a sala de aula tradicional por uma verdadeira viagem no tempo.
Os jovens realizaram uma visita técnica ao Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa, que teve como objetivo conectar a formação profissional prática com o repertório cultural e histórico do estado de Sergipe, pilar essencial para quem se prepara para atuar no setor de comércio e turismo sergipano.
Os estudantes foram acompanhados pelos instrutores Fabíola Andrade e Fábio Moura, além da gerente do Núcleo Pedagógico (NPED), Flávia Ribeiro. Para Fabíola, o momento foi significativo e permitiu que os alunos conhecessem ainda mais sobre a memória do povo sergipano.
“A equipe do Memorial de Sergipe conduziu a visita de forma enriquecedora, apresentando histórias e aspectos da nossa cultura que, muitas vezes, são desconhecidos pelos alunos. Foi gratificante acompanhar esse momento de aprendizado e perceber o interesse deles ao conhecerem e vivenciarem um pouco mais da nossa cultura e história”, resumiu a instrutura Fabíola Andrade.
Encontro com a própria história
Um destaque da programação foi a presença do reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa, fundador do memorial e personalidade que dá nome ao espaço. Sua participação transformou o percurso guiado em uma troca de experiências singular, na qual os alunos não apenas observaram acervos e documentos, mas ouviram relatos diretos de quem dedicou décadas à preservação da memória e do ensino no estado de Sergipe.
“Foi uma experiência maravilhosa! Conheci coisas que eu não sabia que faziam parte da nossa história, como a arte cerâmica, que me deixou encantada pela beleza das peças. Também gostei muito da parte relacionada aos sons, às câmeras e aos telefones. Poder ver tudo de perto e ter contato com esses elementos foi uma experiência única, que certamente não esquecerei. Pretendo voltar outras vezes ao Memorial de Sergipe para conhecer ainda mais sobre a nossa cultura”, expressou a aluna Maria Júlia Nascimento.
Visita de alunos de Aprendizagem ao Memorial de Sergipe
Leia também:
Turma de aprendizagem profissional do Senac Sergipe propõe código de convivência no ambiente escolar