Alunos do curso de Marketing em Mídias Digitais e Redes Sociais apresentaram, no dia 26 de maio, no Centro de Educação Profissional (CEP) de Tobias Barreto, o Projeto Integrador “De Portas Abertas: Inclusão e Equidade no Senac Tobias Barreto”.
A apresentação reuniu alunos, instrutores e convidados que acompanharam a proposta de imersão nas ações de inclusão da unidade, que demonstram como se constrói, na prática pedagógica, um território seguro e justo para o público da diversidade.
O projeto foi alinhado aos referenciais do Programa Multitude Edu do Senac que sustenta políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão. Trata-se de um documentário construído a partir de depoimentos de alunos, egressos e docentes, que teve como objetivo registrar como o Senac de Tobias Barreto assegura que o acesso ao conhecimento, seja, de fato, um direito a todos, transformando o espaço educativo em um polo de independência social.
“Temos orgulho em ver nossos estudantes colocando em prática não apenas os conhecimentos técnicos adquiridos em sala de aula, mas também os valores que fazem parte da missão do Senac: Educar para o mercado de trabalho de forma inovadora e inclusiva, logo, formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, social e profissional. Parabenizo todos os alunos pelo excelente desempenho, os docentes pela orientação e dedicação durante todo o processo e todos que contribuíram para a realização deste projeto”, reconheceu a gerente da unidade de Tobias Barreto, Eline Barreto.
Segundo a analista do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE), Sílvia Conceição, especialista em educação inclusiva, o projeto demonstrou a importância do protagonismo das pessoas com deficiência na construção de uma sociedade cada vez mais acolhedora. “Mais do que um registro audiovisual, o documentário apresentado pelos alunos, representa um instrumento de conscientização capaz de estimular reflexões sobre acessibilidade, inclusão e equidade, e a presença do Multitude Edu em momentos como esse, reforça o compromisso do Senac na construção de uma cultura inclusiva, baseada no respeito às diferenças e na garantia de direitos.
O Projeto Integrador “De Portas Abertas: Inclusão e Equidade no Senac Tobias Barreto” foi alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS):
- ODS 4 – Educação de qualidade
- ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
- ODS 10 – Redução das Desigualdades
Público
A empreendedora da área de gastronomia, Thábata de Souza, é mãe solo de dois filhos e perdeu as contas dos cursos que fez no Senac Sergipe. Ela afirma que se sente em casa quando está na instituição e o considera um lugar de respiro. “Fui diagnosticada com uma depressão e aqui no Senac me sinto em casa. Vir para cá, além de todo o aprendizado e técnica profissional que recebo, me sinto capaz e posso ser quem realmente sou. As experiências que tenho aqui são maravilhosas. Somos muito bem acolhidos, tanto que sempre voltamos”, afirmou.
O aluno Reivisson Santos, recomenda a experiência de viver e ser recebido no Senac Sergipe. “Eu sofria bullyng na escola, ouvia muitas piadinhas, palavrões e falta de respeito por eu ser uma pessoa homossexual. E o Senac é um local de, além do ensino, muito acolhedor. Aqui sou apoiado e respeitado. Quem quiser correr atrás de uma carreira profissional, aqui é o lugar”, disse.
Quem corrobora da ideia de acolhimento e de local ideal para adquirir conhecimento é o aluno Guilherme Souza, portador de mielomeningocele, que fez curso de mídias sociais. “Para mim o Senac foi um divisor de águas. Somos capazes de qualquer coisa, independente da doença que temos. Eu sempre busquei independência e o Senac me abriu oportunidades. Fiz curso de mídias sociais e capacitação nunca é demais. O Senac abre, de forma igualitária, as portas para o mercado de trabalho”, finalizou.
Leia mais: