Notícias

Senac e instituições parceiras participam de laboratório com a Yunus Negócios Sociais


Senac e instituições parceiras participam de laboratório com a Yunus Negócios Sociais

Descrição da imagem. Foto horizontal de duas mulheres de costas em pé, de frente para várias pessoas usando um crachá sentadas em carteiras formando um semicírculo numa sala de aula. Entre as duas mulheres, há uma pequena mesa coberta com tecido azul, sobre a qual está um monitor e um retroprojetor. A mulher da direita usa blusa azul de alças e saia cinza, a da esquerda, usa jaqueta jeans e saia rosa. Fim da descrição.

Colaboradores do Senac, órgão ligado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, participam, nos dias 22 e 23 de setembro, de um laboratório com as diretoras da Rede Yunus de Educação, parte integrante da Yunus Negócios Sociais Brasil. O objetivo é fixar o conceito de negócios sociais e estimular os participantes a criarem projetos que gerem soluções para desafios reais da sociedade como pobreza, alimentação e moradia. A capacitação acontece no Senac Bistrô Cacique Chá e dela participam, também, representantes de instituições parceiras.

O diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado, explica que, por meio da parceria, instrutores, colaboradores e alunos da instituição terão acesso aos serviços da Yunus . O objetivo é buscar novos caminhos para a solução de problemas sociais e formas inovadoras de empreender.

Descrição da imagem. Foto horizontal de três pessoas de pé, de frente, usando crachá laranja. Da esquerda para a direita, um homem de estatura média, cabelos ondulados castanhos e barba, veste camisa social manga longa na cor vinho e olha para seu lado esquerdo com os braços para trás. No meio, uma mulher baixa, cabelos castanhos cacheados, óculos de grau, blusa azul de alças e saia cinza, com as mãos unidas para a frente, olha para baixo. No canto direito da imagem, homem alto, cabelos e bigode grisalhos, camisa social azul de mangas longas, óculos de grau pendurados pelo pescoço, com os braços para trás, olha para a frente. Ao fundo, parede branca com projeção pouco nítida. Fim da descrição.
Ludovico Gouveia, Glaziela Cavallaro e Paulo do Eirado

“Com o compromisso de trazer alternativas e saídas para os problemas sociais e com essa mentalidade empresarial, o Senac buscou a parceria com a Yunus Negócios Sociais. Em geral, colocamos no governo toda a responsabilidade por trazer as soluções que precisamos, mas a capacidade da administração pública é limitada neste sentido. Acredito muito na inteligência empresarial, nas pessoas que serão capazes de superar obstáculos e achar soluções criativas que atendam aos interesses da sociedade, mas que sejam economicamente viáveis”, afirma o diretor.

Ao longo dos dias de evento, as facilitadoras Julia Cimionatto e Glaziela Cavallaro, diretoras da Rede Yunus de Educação, irão aprofundar o conceito de negócios sociais, apresentar casos de sucesso, provocar a reflexão sobre tendências e novos modelos de trabalho e estimular a criação de protótipos de negócios sociais.

Descrição da imagem. Foto horizontal parcial de uma sala de aula com duas mulheres ao centro, de pé, gesticulando, três homens sentados na parede do fundo da imagem e dois sentados no canto esquerdo inferior, de costas para o ângulo da foto. e de frente para as mulheres. Fim da descrição.
Facilitadoras realizam laboratório com colaboradores do Senac

“Este primeiro momento é importante para que coloquemos todo mundo na primeira página. Tem muita coisa pra ser trabalhada adiante, mas a gente precisava começar com esse vínculo, formar essa rede de afeto e apresentar o conceito de negócio social. Isso é muito importante para que o resto se estruture. Todos os participantes devem estar juntos, falando a mesma língua e com o olhar nos problemas de Sergipe. Essas condições possibilitam uma rede mais forte e resiliente para que possamos trabalhar os projetos lá na frente”, explicou Glaziela Cavallaro.

Para Angélica Carpejani, técnica do Núcleo de Processos Educacionais do Senac, “é grande a expectativa por esta parceria, pois temos o desejo de criar negócios sociais dentro do Senac e esta é a oportunidade de aprendermos como. Acredito que a Yunus vem apresentar os projetos que eles já desenvolvem e que nós, do Senac, poderemos desenvolver algo que seja grandioso para Aracaju e para Sergipe”.

Descrição da foto. Foto horizontal de quatro pessoas com crachá laranja sentadas em carteiras escrevendo em folhas de papel olhando para as mesmas. À esquerda, mulher de cabelos à altura do ombro, levemente loiros, óculos de grau, blusa azul de manga três quartos e calça clara de pernas cruzadas, ao seu lado, homem de cabelos castanhos lisos, penteados para trás, camisa tipo polo de listras horizontais largas em vermelho e bege, óculos escuros pendurados na gola e calça cinza. Ao lado,  homem calvo, camisa social cinza e calça marrom, e por último, homem de cabelos grisalhos, óculos de grau, camisa azul e calça preta. Ao fundo, parte de dois homens em pé, encostados na parede. Paredes e piso brancos. Fim da descrição.
Presentes participam de dinâmica de grupo

Representantes de instituição parceiras do Senac, a exemplo do Sebrae, também participam da capacitação: “Semana passada eu estava em Brasília e o Sebrae estava tratando da capacitação de um projeto de extensão para o ensino superior na área de empreendedorismo social e negócios de impacto social. Então, participar deste laboratório da Yunus, está sendo mais uma oportunidade para agregar conhecimento e incrementar nossas ações dentro do Programa de Educação Empreendedora nas Universidades”, declarou Rosana Leite, técnica do Sebrae e gestora do programa.

Compartilhe

Pular para o conteúdo