Senac recebe gestor regional da Yunus Negócios Sociais


Publicado em : 05/09/2016 | por Helmo Goes | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal parcial de semiperfil de pessoas sentadas em cadeiras acolchoadas em filas do lado esquerdo, sendo que a primeira fila de cadeiras está vazia. De frente para as pessoas, e à direita da foto em perfil, homem branco de barba curta e cabelos escuros segura microfone com a mão direita, usa camisa de manga longa de tom avermelhado e calça escura. Fim da descrição.Colaboradores do Senac participaram de uma palestra com o gestor regional da Yunus Negócios Sociais, Ludovico Gouveia. O representante explicou o conceito de Negócio Social e comentou sobra a recente parceria entre as duas instituições.

Ludovico explicou que Negócios Sociais são empresas cuja missão é solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. Assim como uma ONG, elas têm uma missão social, mas como um negócio tradicional, geram receitas suficientes para cobrir seus custos. São empresas nas quais o investidor recupera seu investimento inicial, mas o lucro gerado é reinvestido nelas próprias para ampliação do impacto social.

Na sequência, Ludovico apresentou a Yunus Negócios Sociais Brasil, unidade ligada à empresa Yunus Social Business Global Initiatives, fundada pelo economista e Nobel da Paz, Muhammad Yunus. O objetivo é desenvolver projetos pelo país através de seu fundo de investimentos e aceleradora para negócios sociais.

O palestrante destacou a parceria recém-firmada entre a Yunus e o Senac/SE, integrante do Sistema Fecomércio. “Durante um evento no mês de agosto em São Paulo, o Senac/SE ganhou destaque por todas as ações que tem realizado no âmbito social. Esta instituição é, sem dúvida, uma referência em educação, e o que a gente quer é que os instrutores e demais colaboradores disseminem a ideia do negócio social entre os alunos, os colegas, os familiares e amigos, pois quando se conhece o conceito, podem surgir ideias empreendedoras que proporcionem uma transformação social”, declarou.

Ainda segundo Ludovico, este primeiro contato foi para preparar os colaboradores para os próximos passos do projeto. “Este encontro foi importante para nivelarmos o conceito de negócio social pois, nos dias 22 e 23 de setembro, os colaboradores participarão de um laboratório com duas coordenadoras da área de Educação da Yunus, que trarão as ferramentas para a montagem de um negócio social ou pelo menos uma ideia”, disse.

A gerente da Divisão de Educação Profissional, Dayse Góis Prado, ressaltou a adesão do Senac/SE à Rede Yunus. “Esta parceria é importante para conhecermos mais sobre o tema e levá-lo para a sala de aula, multiplicarmos esse conceito com nossos colegas e alunos e para que ele esteja presente em nossas ações daqui em diante”.

O diretor Regional do Senac/SE, Paulo do Eirado, também enalteceu a parceria: “O Senac/SE está honrado em fazer parte desta grande rede transformadora. Que este seja o primeiro de vários passos que daremos juntos no sentido de fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo social entre nossos colaboradores e alunos”.


Autor : Helmo Goes | Agência Comércio
Categorias : Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*