Publicado em : 09/09/2016 - Por : Helmo Goes

Senac oferece serviços gratuitos na ExpoLagarto


img_65881O Senac, órgão integrante do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, está com um estande montado na Exposição e Feira Agropecuária e Empresarial de Lagarto (ExpoLagarto). No local, instrutores e alunos da instituição oferecem os serviços de corte de cabelo, maquiagem e massagem gratuitamente para os visitantes. O Senac também participa da programação de palestras do evento, que acontece até o próximo dia 11 no Parque Nicolau de Almeida.

Segundo a instrutora responsável pelos cursos do segmento Beleza, Maria Helena Martins, foram mobilizados alunos e instrutores das turmas de Maquiagem e Massagem da Unidade Senac Aracaju: “O objetivo é que eles atendam à comunidade com a prática adquirida em sala de aula e esta tem sido uma boa oportunidade para eles”.

Já da Unidade Senac Lagarto participam os alunos e instrutores do curso de Cabelereiro, o mais procurado naquela região. “A participação do Senac na ExpoLagarto é importante por oferecer serviços gratuitos aos visitantes, sobretudo às pessoas de baixa renda, que são as que mais procuram o nosso espaço. É também uma oportunidade para a instituição divulgar seus cursos e seu trabalho de uma maneira geral”, disse Jussara Alice Ramos, auxiliar operacional da Unidade Senac Lagarto.Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de pessoas sentadas sob tendas brancas com banners do Senac, Em destaque, duas mulheres sentadas com a cabeças encostada para trás e duas mulheres de touca maquiando-as. Um homem de jaleco branco observa de perto. À frente, na parte inferior da foto, mesas quadradas juntas lado a lado com diversos tipos de maquiagens. Fim da descrição.

O desempregado José Carlos dos Anjos foi o primeiro a experimentar o serviço de corte de cabelo na abertura do estande. Satisfeito com o resultado, José Carlos elogiou a equipe do Senac. “Fizeram um excelente trabalho. Estão de parabéns por oferecer isso de graça para as pessoas”, declarou.

A agricultora Edna Oliveira Alves foi ao evento especialmente desfrutar dos atrativos do estande. “No dia da abertura da feira, vi que o Senac tinha um espaço montado aqui. Procurei na internet a programação, e hoje vim só aproveitar. Já fiz a massagem e agora vou fazer a maquiagem. Está tudo muito bem feito”, aprovou Edna.

A aluna do curso de Massagista, Jucinéia dos Santos, disse que tanto o público quantos os alunos saem ganhando com essa iniciativa: “Como aluna, tem sido uma boa oportunidade de aprender mais e praticar mais. E trazer a massagem para essas pessoas é algo muito legal, pois muitas delas nunca tiveram acesso a essa prática”.

Descrição da imagem. Foto horizontal de um grupo de jovens com farda do Senac, em pé lado a lado, olhando para a frente, sorridentes e no canto esquerdo uma mulher com crachá do senac. Ao fundo dos alunos, alguns banners pendurados. Piso tipo carpete verde. Fim da descrição.Horta Sustentabilizadora
Além dos serviços gratuitos, o estande é também local de exibição da “Horta Sustentabilizadora”, um projeto desenvolvido pelos alunos da Unidade Senac Lagarto vencedores da Gincana Senac Aprendiz Sustentável, realizada no mês de junho.

A ideia nasceu da conversa com moradores da região, que gostariam de diminuir os gastos com a compra de ervas, temperos e vegetais, mas não dispunham de espaço em casa para o cultivo dos mesmos. Daí surgiu a “Horta Sustentabilizadora”, uma criação que permite o cultivo vertical, em espaço restrito e com uma simples manutenção.

“Essa invenção traz uma série de vantagens, dentre elas a redução do consumo de água, a reutilização da água da chuva e o reaproveitamento de materiais. Com ela, esperamos levar para os cidadãos, principalmente das grandes cidades, um método de cultivar o que se deseja em pouco espaço e com qualidade”, explicou Josué dos Santos Araújo, um dos alunos responsáveis pelo projeto.

PalestrasDescrição de imagem. Foto horizontal de pessoas sob tendas brancas deitadas em macas e/ou sentadas em cadeiras de massagem e outras pessoas de pé, com farda do Senac fazendo massagem nas mesmas. Chão tipo carpete verde. Fim da descrição.
O Senac também está presente na programação de palestras da ExpoLagarto no dia 09 de setembro com “Manipulação segura de alimentos”, ministrada pelo instrutor Cássio Campos, e no dia 10 com o tema “Erradicação da fome através dos derivados da mandioca”, pelo palestrante Amintas Diniz Dantas.

Segundo Cássio Campos, instrutor do segmento Turismo e Hospitalidade, o público-alvo de sua palestra são comerciantes de bares e restaurantes e demais interessados que vendem alimentos: “A Anvisa exige que essas pessoas devem ser capacitadas quanto às boas práticas na manipulação dos alimentos. Então eu abordo a questão do armazenamento, da refrigeração, do comportamento do manipulador, das doenças transmitidas pelos alimentos, higienização de hortifrúti e utensílios, e também em relação à estrutura física dos ambientes de manipulação, como o piso adequado, o revestimento das paredes, o descarte do lixo, dentre outros tópicos importantes”.

Descrição da imagem. Foto horizontal de busto para cima de um rapaz de boné verde e camisa tipo polo listrada, com boca entreaberta e olhando para o canto direito da foto. Atrás do rapaz, no canto esquerdo da foto,  um banner branco com logomarca redonda nas cores verde, azul, vermelho e amarelo, e título em vermelho e preto Expo Lagarto. Ao centro, um símbolo em formato de gota voltada para baixo,  logo abaixo, desenho de uma ovelha num retângulo vermelho e as palavras em preto Pavilhão Ovinos e Caprinos.  Fim da descrição.ExpoLagarto
Com a expectativa de atrair um público de 60 mil pessoas nos cinco dias de evento e movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios em longo prazo, a ExpoLagarto é uma reformulação das antigas feiras agropecuárias que aconteciam na cidade reunindo, nesta primeira edição, representantes dos cinco setores da economia (agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços). “A partir deste novo conceito, buscamos fechar parcerias com órgãos como o Senac, que prestam um serviço à sociedade, para abrilhantar ainda mais o evento”, explicou o secretário da Prefeitura Municipal de Lagarto, William Fraga.