Senac Carreiras traz oportunidades profissionais a alunos egressos da instituição


Publicado em : 15/03/2021 | por NCM - Fecomércio/Sesc/Senac | -



Buscar uma profissionalização em um emprego é sempre o primeiro passo para conquistar algum espaço no mercado de trabalho, mas um “empurrão” para abrir as portas ajuda bastante e é isso que o Senac Sergipe proporciona com o ‘Banco de Oportunidades Senac Carreiras’. Por meio deste sistema, os alunos egressos da instituição ampliam suas chances de conquistar um espaço no mercado de trabalho, com um cadastro, tanto deles quanto de empresas que possuem interesse em contratar.

Segundo a gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) do Senac Sergipe, Marileide Martins, o intuito é sempre de ajudar os alunos egressos da instituição. “O Senac Carreiras foi planejado para atender ao nosso egresso que, após concluir o seu curso, tem uma oportunidade a mais de estar cadastrando seu currículo”, explicou.

O programa é uma possibilidade que o aluno tem de estar ingressando no mercado de trabalho, disse Priscila

A diretora regional do Senac, Priscila Felizola, frisou que o programa é uma possibilidade que o aluno tem de estar ingressando no mercado de trabalho, uma vez que as empresas têm acesso a esses currículos que estão disponibilizados no portal. “É uma opção a mais que o nosso aluno tem de disponibilizar suas informações para que sejam contratados para o mercado de trabalho, logo após terminar seu curso”.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, tem orgulho de mostrar seus certificados dos cursos do Senac. “Eles estão pendurados na parede do gabinete na Fecomércio e tenho muito orgulho de mostrá-los até para incentivar as pessoas, além de ter certeza da qualidade de ensino que a instituição sempre teve na qualificação profissional de seus alunos, pois sou um deles. E, o Banco de Oportunidades Senac Carreiras ajuda não só os alunos egressos, mas também os empreendedores que buscam mão de obra qualificada”, enfatizou.

Senac Carreiras ajuda não só os alunos egressos, mas também os empreendedores que buscam mão de obra qualificada, diz Laércio

Interesse empresarial

Os empresários cujas empresas têm cadastro no Senac Carreiras buscam contato com a instituição para conhecer melhor os profissionais e contratá-los, caso de Roselito Silva, do ramo de restaurantes e alimentação, que foi até a unidade Aracaju para conhecer os alunos que estão concluindo o curso de garçom. “Essa ideia de vir conversar com essa turma é para isso. Não adianta ter uma vaga ‘lá na ponta’ e não ter alguém. É uma forma de eles verem que o que estão fazendo no Senac traz uma oportunidade lá fora, porque não adianta o aluno estar estudando sem ver uma oportunidade, é necessário que haja uma ‘troca”, salienta.

Roselito inclusive lembra que a parceria que sua empresa possui com o Senac é de longa data. “Já conheço o Senac de outras partes do Brasil e onde eu estiver fazendo algum trabalho, sempre procuro o Senac”, diz, frisando que a escolha pelo Senac e o cadastro no Senac Carreiras se dá por um motivo: conhecimento. “Só do aluno já ter passado pelo Senac está diferenciado de quem não está com essa educação profissionalizante para o negócio que está fazendo. Acredito muito no Senac”, diz.

O diferencial, segundo Roselito, vem na prática profissional do cotidiano. “Posso ensinar ao aluno egresso a prática no dia a dia, pois ela vem com procedimentos e o aluno vai saber por que está fazendo. Então ele entende aqui no Senac porque ele faz. Logo isso se complementa, quando ele sabe a parte teórica, a parte prática é muito mais fácil de chegar a um resultado”. E nesse campo, Marileide frisou que nos diversos cursos do Senac sempre há a busca pela aplicação prática do conhecimento enquanto se faz o curso: “por exemplo, os alunos do curso de garçom passam por aulas nos restaurantes do Senac para terem experiência prática”.


Aproveitando a chance

Após conhecerem Roselito, os alunos do curso de garçom reafirmaram o interesse pelo curso e pela possibilidade que o Senac Carreiras traz. “Espero aprender mais a cada dia, para evoluir no curso e servir bem no mercado de trabalho. Garanto que vou cadastrar logo meu currículo no site assim que concluir o curso”, comenta Nadson Silva. Já Sadraque Misael se diz animado com o que vem aprendendo, e crê no Senac Carreiras como uma boa oportunidade. “Estou aprendendo bastante coisa no curso. Técnicas, tipos de serviço, atendimento, de servir, de mesa posta, tudo isso agrega ao currículo e o crescimento do profissional. Com certeza vou colocar meu currículo lá, pois estou estudando bastante para poder ter um emprego, e me especializar bastante para que eu possa fazer a diferença no mercado de trabalho”.

Participando

Os alunos egressos que querem deixar seus currículos podem realizar o cadastro e encaminhá-los, tanto presencialmente no Senac ou pelo site oportunidades.se.senac.br. Com isso o aluno ganha a chance de ser ‘visto’ por várias empresas da área que ele quer trabalhar. “São empresas parceiras que sentem essa necessidade de contratar um profissional qualificado pelo Senac. Estas empresas sempre nos procuram para fazer esse cadastro e tem acesso a esses currículos que estão disponibilizados no portal”, reforça a gerente.


Autor : NCM - Fecomércio/Sesc/Senac |
Categorias : Destaques