Notícias

Senac/SE leva cursos gratuitos para Pirambu  


Senac/SE leva cursos gratuitos para Pirambu   

 

Paulo do Eirado

Na manhã desta sexta-feira, 14 de julho, o Sistema Fecomércio de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Pirambu assinaram um convênio para a execução do programa Senac Móvel naquela cidade, com a oferta do curso gratuito de Manicure e Pedicure através da Unidade Móvel de Moda e Beleza que já se encontra no local. A solenidade, que ocorreu na Câmara de Vereadores do município, marcou, ainda, a aula inaugural dos cursos gratuitos de Cozinheiro Básico e Informações Turísticas, oriundos do convênio entre o Senac/SE e o Governo do Estado, com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Participaram da cerimônia o superintendente da Fecomércio, Maurício Oliveira, representando o presidente do Sistema, Laércio Oliveira; o diretor do Senac/SE, Paulo do Eirado Dias Filho; o diretor- adjunto do Senac/SE, Marcos Barreto; o prefeito em exercício da cidade de Pirambu, Guilherme Melo; o vereador Ivan Biriba; a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Maria Clemilde da Silva; o gerente da Unidade Móvel do Senac/SE, Edivaldo Fontes; além dos alunos dos cursos oferecidos.

O diretor Paulo do Eirado enalteceu o empenho de todos os envolvidos na chegada dos cursos a Pirambu. “O Senac sempre esteve presente aqui e não foi à toa. Em Pirambu nós encontramos um ambiente muito propício para nossa atividade. O poder público viabiliza e tem a proatividade de buscar recursos para oferecer à população acesso a esses cursos gratuitos. Eles visam possibilitar a geração de renda, ou seja, imediatamente após o término, vocês vão conseguir trabalhar de maneira organizada, sem, necessariamente, depender do emprego de carteira assinada. São caminhos empreendedores, saídas muito ricas que as pessoas podem ter para se inserir no mercado de trabalho, ganhar dinheiro e viver dignamente. A alegria do Senac não é apenas entregar o certificado ao final do curso, mas ver o que a passagem pela instituição trouxe de resultado para vocês”, declarou o diretor.

Maurício Oliveira

Já o prefeito em exercício de Pirambu, Guilherme Melo, destacou a relevância dos cursos de qualificação promovidos pelo Senac. “O mercado de trabalho é muito concorrido e a qualificação é um dos itens mais importantes para quem busca um emprego ou a geração de renda. E o profissional com um certificado do Senac abre portas em qualquer lugar desse país. A prefeitura agradece muito pela parceria e outros cursos virão com certeza”, projetou Guilherme.

“Estamos muito felizes por chegar a Pirambu e deixar uma carreta aqui para melhorar a vida das pessoas. Ter um curso de qualificação do Senac é de muita valia, afinal são 70 anos de experiência, tudo com muita qualidade, professores altamente preparados. Quero dizer que aproveitem bastante pois, nessa época de crise, é que a veia do empreendedorismo do brasileiro deve aparecer. Sorte é questão de oportunidade e preparação. Se vocês têm essa oportunidade, abracem, estudem bastante, aprendam e com certeza vocês terão muitas conquistas”, incentivou Maurício Oliveira, superintendente do Sistema Fecomércio.

Expectativa

Entre os alunos dos três cursos o clima era de expectativa pelo início das aulas. Matriculada no curso de Informações Turísticas, Eduarda Cruz dos Santos estava ansiosa pela aula inaugural. “Soube que os cursos gratuitos estavam chegando à cidade e resolvi me matricular. É algo novo para mim, diferente. Acho que será uma boa oportunidade para aprender, crescer e conquistar outras coisas”, disse Eduarda.

Já a dona de casa Josefa Teles, moradora do Povoado Maribondo, viu no curso de Manicure e Pedicure a chance de contribuir para a renda familiar. “Em meio à crise, a gente tem que encontrar novas maneiras de gerar renda. E o que eu mais quero, no momento, é ajudar a pagar as despesas da minha casa. Sei que o curso vai ser de grande utilidade para mim”, afirmou Josefa.

Senac Móvel

O Senac Móvel é um programa de oferta de educação profissional por meio das Carretas-Escolas, visando interiorizar as atividades do Senac em todo o Brasil.

A Unidade Móvel e o programa Senac Móvel, juntos, já atenderam a todos os 75 municípios de Sergipe, cumprindo a missão do Senac de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, promovendo a inclusão social do trabalhador sergipano e da comunidade em geral.

Turismo

O Programa de Capacitação da Cadeia Produtiva do Turismo em Sergipe é um convênio assinado entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e o Governo do Estado, com recursos provenientes do Prodetur. Através da parceria, o Senac/SE vai oferecer qualificação profissional gratuita para cerca de 1.300 moradores de 30 municípios sergipanos.

Guilherme Melo, Maurício Oliveira e Ivan Biriba

A meta é a execução de 52 turmas em 30 municípios sergipanos, totalizando 1.300 pessoas qualificadas ao final do processo. Além do Senac/SE, a Universidade Federal de Sergipe e o Sebrae também participam do projeto, que tem investimentos de R$ 3.225.459,67, provenientes do Prodetur.

O Senac/SE está ofertando, até o final de 2018, os títulos de Cozinheiro Básico, Garçom Básico, Camareiro Básico, Vendedor de Artigo para Turista, Fabricação de Peças Artesanais, Informações Turísticas, Elaboração de Roteiros para Condutores de Visitantes, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação, Eletrônica e Manutenção Geral para Hotéis.

Além da capital, os municípios contemplados são Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Estância, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Santo Amaro, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, que compõem o Polo Costa dos Coqueirais. Também receberão os cursos os municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Japoatã, Santana do São Francisco, Neópolis, Ilha das Flores, Telha, Cedro de São João, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba e Amparo de São Francisco, que fazem parte do Polo Velho Chico.

Compartilhe

Pular para o conteúdo