Notícias

Senac oferece curso de confeitaria sem glúten e sem lactose em Itabaiana


No Brasil, segundo dados da Agência Brasil, 1% da população mundial possui intolerância ao glúten ou doença celíaca. Já a intolerância à lactose, que é o açúcar do leite, atinge 70% das pessoas ao redor do mundo.

As dificuldades na hora de ir às compras e as diferenças entre as intolerâncias e as alergias também se tornaram um problema. Com essa realidade muitos sergipanos que possuem esses tipos de restrições alimentares preferem cozinhar em casa. “Eu fico pesquisando receitas no google porque assim não pesa tanto no bolso e fico mais tranquila quanto aos ingredientes. Preparando a janta, por exemplo, eu sei o que eu estou consumindo e não corro riscos de passar mal. E ainda por cima existem produtos que ainda não respeitam a lei federal de obrigarem os fabricantes a informar nas embalagens de todos os alimentos industrializados se eles contêm ou não glúten. Já passei por algumas situações delicadas, e em restaurantes também”, desabafou a publicitária, Carolina Pimentel.

Apesar dos desconfortos enfrentados por pacientes como Carolina, especialistas afirmam que existe sim a possibilidade de viver bem e se alimentar de forma saudável e saborosa. “Hoje existem manejos nutricionais, preparos, desconstrução de receitas que acabam facilitando os preparos dos alimentos das pessoas que têm intolerâncias”, esclarece a nutricionista, Fernanda Nunes.

Diretora Regional Priscila Dias Felizola (Foto: André Moreira)

Foi pensando nisso que o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) deu início este ano à oferta de vagas para o curso de Confeitaria: Sem glúten e sem lactose na unidade SENAC de Itabaiana. “O objetivo é que o aluno possa adquirir mais prazer ao consumir alimentos e o mais importante: sem prejudicar a saúde”, relatou a diretora regional do SENAC, Priscila Dias Felizola.

O curso possui carga horária de 40 horas, distribuídas em 14 dias. Durante o curso o aluno poderá elaborar sobremesas, tortas, pudins e doces não contendo glúten e lactose. O curso é destinado a profissionais e alunos da área de produções alimentícias, ou interessados no geral que por virtude tenham restrições alimentares ou possuam alguém da família que apresente. A idade mínima para fazer o curso é de 16 anos e o início das aulas possui previsão para mês de fevereiro. As inscrições estão abertas até o dia 30 de janeiro. Maiores informações os interessados devem acessar o nosso catálogo de cursos no site ou entrar em contato através do número (79) 3431-1655.

Fonte: Marketing Senac

Créditos: foto da diretora regional Priscila Dias Felizola: André Moreira

Demais fotos: Marketing Senac

Compartilhe

Pular para o conteúdo