Notícias

Senac inicia orientação vocacional para jovens do Programa de Aprendizagem


Senac inicia orientação vocacional para jovens do Programa de Aprendizagem
Professor José Paulo orienta os alunos

O Senac/SE, órgão integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deu início a um novo projeto com as turmas do Programa de Aprendizagem, também conhecido como Jovem Aprendiz. Trata-se da realização de dinâmicas de orientação vocacional com o psicólogo e instrutor da casa, José Paulo Andrade Araujo. A orientação é uma iniciativa do Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, que, depois de reformulado, ampliou suas atividades e agora também oferece apoio vocacional aos alunos e egressos.

Segundo o instrutor José Paulo, a ideia é promover uma reflexão entre os alunos. “O projeto se propõe a ser uma sensibilização para os alunos que estão nessa fase do primeiro emprego. A grande maioria também está na adolescência e precisa fazer escolhas importantes na vida, referentes às questões vocacionais e profissionais. Então, a gente promove um processo de sensibilização a partir de algumas dinâmicas, da apresentação do mercado de trabalho e, acima de tudo, de um processo de auto responsabilização. Pois a gente não diz o que o aluno vai fazer. Ele vai no caminho dessa construção, descobrindo o que mais o atrai, quais as possibilidades que ele tem”, explica o psicólogo.

“Muitos deles são influenciados pela família, pela sociedade, a questão de ter uma profissão de uma rentabilidade alta, que tenha um valor social, mas aí satisfação pessoal também deve ser considerada. Então, o objetivo é que esses alunos comecem a pensar que eles são capazes de se apropriar disso, de se responsabilizar por essas escolhas”, conclui José Paulo.

Programa de Aprendizagem

Para participar do Programa de Aprendizagem é preciso que o jovem tenha entre 14 e 24 anos, seja matriculado no ensino fundamental ou ensino médio (frequentando a escola), encaminhe seu currículo a empresas, tais como supermercados, lojas de departamento, hospitais, hotéis, etc.

A empresa fará seu próprio processo de seleção e encaminhará ao Senac para ingresso no Programa de Aprendizagem Profissional Comercial.

Compartilhe

Pular para o conteúdo