Notícias

SENAC inaugura Centro de Gastronomia e Restaurante-Escola


O Centro de Gastronomia do Senac, que inclui ambientes pedagógicos para realização dos cursos das áreas de Hospitalidade, e o novo Restaurante-Escola Senac. Foto: André Moreira.
Estiveram presentes na solenidade de abertura do evento, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac, Laércio Oliveira, a Diretora Regional do Senac, Priscila Dias Felizola, conselheiros do Sistema, gestores e colaboradores da instituição. Foto: André Moreira.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) inaugurou quinta-feira, 19, um dos maiores investimentos da área Hospitalidade, envolvendo Educação Profissional em Aracaju: O Centro de Gastronomia do Senac, que inclui ambientes pedagógicos para realização dos cursos das áreas de Hospitalidade, e o novo Restaurante-Escola Senac.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do evento, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac, Laércio Oliveira, a Diretora Regional do Senac, Priscila Dias Felizola, conselheiros do Sistema, gestores e colaboradores da instituição. O Governador do Estado Belivaldo Chagas, o prefeito municipal Edvaldo Nogueira e o reitor da Universidade Tiradentes Jouberto Uchôa também participaram da inauguração do novo centro gastronômico. Representantes do setor público e privado, empresários, políticos e jornalistas prestigiaram a abertura solene.

Os pais do homenageado Henrique e Carmem Menezes e a esposa Ângela Gusmão, demais parentes e amigos participaram da homenagem. A mãe do falecido recebeu flores e a réplica da placa de inauguração Foto: André Moreira.

Durante a inauguração foi realizada uma homenagem (in  memoriam)     ao empresário Manoel Aguiar Menezes Neto, conhecido como Manelito, (nome dado ao complexo gastronômico), superintendente do Grupo Samam e representante da Indústria Taquari. Os pais do homenageado Henrique e Carmem Menezes e a esposa Ângela Gusmão, demais parentes e amigos participaram da homenagem. A mãe do falecido recebeu flores e a réplica da placa de inauguração.

Os ambientes possuem capacidade para atender uma média de 130 alunos por turno e o restaurante de atender 104 clientes. Foto: André Moreira.

Durante a inauguração, foram apresentadas as novas instalações do Centro de Gastronomia do Senac, – Edifício Manoel Aguiar Neto e o Restaurante-Escola Senac: duas salas de aula teórica, três salas administrativas, uma recepção e suíte de hotel simuladas, enoteca, auditório para reunião de negócios, um laboratório de gastronomia para os alunos do curso de cozinheiro, duas cozinhas pedagógicas com laboratório para atender os alunos do curso de formação em panificação; e a cozinha do restaurante com uma área para confeitaria. Os ambientes possuem capacidade para atender uma média de 130 alunos por turno e o restaurante de atender 104 clientes.

De acordo com a diretora regional do Senac, Priscila Felizola, o novo Centro de Gastronomia teve um teve um investimento no valor superior a 13 milhões de reais, disposto em 2.900 m2. Foto: André Moreira.

De acordo com a Diretora Regional do Senac, Priscila Dias Felizola, o Edifício Manuel Aguiar Menezes Neto, que contempla ambientes pedagógicos, tai como salas convencionais, cozinhas didáticas, suítes de hotel e recepção simuladas Hospitalidade e o novo Restaurante-Escola Senac na unidade Senac da capital, teve um investimento no valor superior a 13 milhões de reais, disposto em 2.900 m2. “Entregamos à sociedade sergipana um Centro moderno, com ambientes integrados, mobilidade e um sistema de gestão atualizado, resultado de investimento de mais de 13 milhões de reais. Nos últimos anos já foram investidos pela atual gestão mais de 50 milhões de reais em construção, compra de equipamentos e mobílias para reformar e modernizar todas as unidades Senac de Sergipe. O Senac, que já é a Marca da educação profissional do Estado, marca a história das pessoas capacitadas, e dá a sua contribuição para o desenvolvimento do próprio setor Comercial e de Serviços”.

Eu fui aluno do Senac e pude acompanhar desde o princípio como esta instituição com a nossa gestão se desenvolveu e transformou tantas vidas, de tantos profissionais hoje inseridos no mercado de trabalho ”, relatou o presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira. Foto: André Moreira.

De acordo com o Presidente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac, Laércio Oliveira, o espaço gastronômico e de hospitalidade de aprendizagem representado pelo restaurante Senac, irá propor ambientes de convivência nas quais os clientes poderão se movimentar em uma dinâmica de troca de experiências, negócios e informações. “O Centro de Gastronomia e o Restaurante-Escola Senac funcionam como uma ferramenta de economia criativa que além exercer seu principal objetivo de ensino profissional, possibilitará um ambiente para esses encontros de negócios, novas parcerias e histórias poderão ser consolidadas. Para mim é uma satisfação fazer parte desta história de transformação e modernização do Senac. Eu fui aluno do Senac e pude acompanhar desde o princípio como esta instituição com a nossa gestão se desenvolveu e transformou tantas vidas, de tantos profissionais hoje inseridos no mercado de trabalho ”, relatou.

Restaurante e cursos de Hospitalidade do Senac

O Restaurante-Escola Senac funciona como uma atividade pedagógica prática para os alunos dos cursos de Hospitalidade do Senac como os destaques, cozinheiro e garçom.   Neste mês o Senac lançou a nova programação quadrimestral
(maio-agosto) dos cursos com matrículas abertas. São eles:

Na solenidade de abertura houve a apresentação do Quinteto da Orquestra Sanfônica. Foto: André Moreira.

Massas e Risotos, Preparo de Pizzas, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Comidas Típicas Juninas, Salgadeiro, Pizzaiolo, Vinhos e Harmonizações, Preparo de Massas Frescas e Recheadas, Preparo de Queijos Artesanais, Atendente de Lanchonete, Decoração com Bicos de Confeitaria; Panificação: Técnicas e Bases, Cafés: métodos e preparos; charcutaria
(linguiças artesanais e derivados) e Agente de Alimentação Escolar.

O Senac tem previsão de lançar ainda este ano os cursos técnicos em Nutrição e Dietética e o curso Técnico em Gastronomia, que serão realizados no novo Centro de Gastronomia.

A solenidade de abertura do novo Centro de Gastronomia do Senac aconteceu às 18h e contou com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Sergipe.

Compartilhe

Pular para o conteúdo