Notícias

Semana Senac Carreiras é encerrada com sucesso de público


Semana Senac Carreiras é encerrada com sucesso de público
Empresas expuseram seus produtos
Alunos durante aula de Libras (Língua Brasileira de Sinais)

A Semana Senac Carreiras foi encerrada nesta sexta-feira, 23 de novembro, e tem como marca de sua primeira edição o grande sucesso de público. Com uma programação voltada para alunos, egressos e pessoas em busca do primeiro emprego, o evento reuniu dezenas de jovens, diariamente, em torno de oficinas, palestras, rodas de conversa, serviços gratuitos de beleza e saúde, sorteios de brindes e de descontos nos cursos, dentre outros atrativos. O evento, totalmente gratuito, foi organizado pelo Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos.

Para auxiliar o jovem a chegar ao mercado de trabalho, tirando dúvidas e apresentando possíveis caminhos, o evento trouxe palestras e oficinas sobre orientação de carreiras, empreendedorismo digital, itinerários formativos, além de rodas de conversa conduzidas por profissionais das áreas de gestão, informática, beleza, saúde, gastronomia, saúde, turismo e hospitalidade.

Maquiagem gratuita
Corte de cabelo

A Semana Senac Carreiras também movimentou o hall do bloco B com a presença de empresas parceiras, como Aloha, Mary Kay, Tupperware e outras que, além de fazerem uma demonstração de seus produtos, ofereceram oportunidades de geração de renda aos interessados.

Diversos serviços gratuitos também foram ofertados, como aferição de pressão arterial e medição de glicemia, cortes de cabelo masculino e feminino, maquiagem e massagem. O espaço recebeu, ainda, uma oficina de fabricação de bijuterias e o ato de encerramento da turma de Confeiteiro, com a exposição e degustação de doces feitos a partir do aproveitamento total dos ingredientes, incluindo sementes e cascas.

Coral da Adevise
O diretor Paulo do Eirado deu as boas-vindas

“O evento atingiu seu objetivo. Foi uma semana de muitas realizações, com o retorno dos egressos ao Senac e participação efetiva dos nossos alunos e público em geral, inclusive dos estudantes dos colégios estaduais Tobias Barreto e Juscelino Kubitschek. Tivemos a oportunidade de apresentar o Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, de cadastrar currículos, apresentar nossa programação de cursos para 2019. Falamos sobre itinerários formativos, mercado de trabalho, a importância do comportamento e das habilidades no ambiente de trabalho. Enfim, pensamos com muito carinho em uma programação diversificada e convidamos profissionais que realmente tiveram boas dicas e experiências para compartilhar. A sensação é de dever cumprido e de que estamos no caminho certo”, declarou Hipácia Nogueira, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos.

Gratidão pelo Senac

Lúcio Mauro
Massagem

O chef de cozinha e empresário, Lúcio Mauro Oliveira, foi convidado para uma roda de conversa na Semana Senac Carreiras. Ele, que também é consultor gastronômico e facilitador do Sebrae/SE, falou sobre como começou a trilhar sua trajetória na gastronomia, a partir de um curso técnico realizado no Senac Águas de São Pedro/SP, há quase 20 anos.

Lúcio mora em Sergipe há 11 anos, e aqui abriu as empresas Marmitaria do Chef, a Casa do Chef (espaço para aulas e jantares) e Chef Treinamentos. Ele também já atuou como coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Serigy, coordenador adjunto de Gastronomia da Unit, já foi chef de cozinha do One Lounge, e consultor gastronômico na casa de eventos Camp Perrin, Tortelli Delicatessen e Flor do Jardins. Atualmente é consultor da rede de postos Petrobrás VB, Pizzaria Babbo Giovanni, Tina Delícia Buffet, Pousada do Sol, Sanchopança, Boliche Strike 12, Hotel Celi, dentre outros empreendimentos.

 

Medição de glicemia
Oficina de bijuterias

Lúcio também fez uma participação no programa Masterchef Brasil (BAND) como chef convidado em umas das provas realizadas pelos competidores.

“Eu era um rapaz perdido, não sabia o que fazer da vida, não durava nos empregos, até conhecer o Senac. Meu despertar para a gastronomia foi lá. Hoje sou empresário, tenho três negócios e um bom padrão de vida. E o que eu quis passar para esses jovens foi a minha relação de gratidão e carinho pelo Senac e abrir um pouco a cabeça da galera para o fato de que o trabalho com a gastronomia oferece diversas possibilidades para se crescer como profissional ou até como empreendedor”, disse o chef.

Transformando hobby em profissão

Márcia Andrade
Turma de Confeiteiro

Outro caso de sucesso apresentado foi o de Márcia Andrade, ex-aluna do curso de Confeiteiro e de outros na área de gastronomia, e que vive a expectativa de abrir a sua loja de doces em dezembro, a Mainha Quem Fez, no bairro Aruana, Zona de Expansão de Aracaju.

Para os jovens, Márcia falou sobre como trocou a profissão de gerente de vendas, na qual se sentia desmotivada, pela de confeiteira e empresária. Depois de passar pelo Senac, ela descobriu que cozinhar pode ser seu ganha-pão. “O Senac foi um divisor de águas para mim. Quando entrei aqui nem sabia fazer um bolo amanteigado, e hoje estou prestes a abrir uma loja de tortas de vitrine e doces finos. Se eu consegui, qualquer um consegue. Sem dúvidas o Senac mudou a minha vida ao mostrar que meu hobby poderia virar a minha profissão”, reconheceu a empresária.

Equipe do Senac prestigia o evento
Doces feitos com aproveitamento total de ingredientes

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo