Notícias

Propriá: Senac encerra turma de Cozinheiro Básico e abre novo curso gratuito


Propriá: Senac encerra turma de Cozinheiro Básico e abre novo curso gratuito

Na noite da última segunda-feira, 16 de outubro, o Senac/SE promoveu o encerramento e a entrega de certificados da turma de Cozinheiro Básico realizada na cidade de Propriá, distante 98 km da capital. O curso gratuito, oriundo da parceria entre o Senac/SE e o Governo do Estado, contou com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), e contemplou alunos dos municípios de Propriá, Telha e Cedro de São João.

O encerramento da turma aconteceu em um restaurante à beira do Rio São Francisco, para onde os alunos levaram pratos que eles mesmos produziram. O momento teve um clima de confraternização e reuniu, além dos alunos, professores, representantes das prefeituras municipais e equipe do Senac, representada pelo gerente da Unidade Móvel, Edivaldo Costa Fontes.

Turma de Cozinheiro Básico

Rafael Pereira Santos era um dos mais empolgados. Ele, que trabalha como facilitador social no município de Telha, acredita que as habilidades adquiridas durante o curso serão úteis em seu trabalho no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Como faço um trabalho social, tenho sempre que aprender algo a mais. E, a partir do curso do Senac, tanto posso trabalhar como cozinheiro, como posso incorporar o que aprendi no trabalho que já faço com pessoas carentes. O curso foi bem dinâmico e cada encontro foi muito esclarecedor. Acho que ofertar cursos gratuitos como esse para a população é uma grande saída para o desemprego”, declarou.

Acostumada a administrar seu restaurante localizado em Propriá, Cláudia Regina também fez o curso de Cozinheiro Básico para poder atuar na cozinha de seu estabelecimento. “Queria entender um pouco mais sobre o que se passa na cozinha e queria eu mesma saber fazer todos aqueles pratos. Os últimos meses foram incríveis. Ficam a saudade, os amigos que fiz e os conhecimentos adquiridos durante o curso”, disse.

A diretora de Cultura e Turismo de Cedro de São João, Claudia Maria do Nascimento Melo, comemorou a chegada dos novos profissionais. “Agora eles vão ter mais chances de conseguir um emprego ou abrir seus próprios negócios. E o melhor de tudo, servirão como força de trabalho dentro dos próprios municípios, ajudando a fortalecer a economia da região”, afirmou a diretora.

Vendedor de Artigos para o Turista

Parte da turma de Vendedor de Artigos para o Turista

Além do encerramento da turma de Cozinheiro Básico, Propriá sediou, na mesma noite, o início do curso gratuito de Vendedor de Artigos para o Turista, também com recursos oriundos do Prodetur. Com 160h/aula o curso terá a duração de 40 dias. Foram contemplados os trabalhadores da Associação de Artesãos de Propriá, a exemplo de Luciene do Nascimento. “Sem dúvidas vou aproveitar essa oportunidade. Quero aprimorar meus conhecimentos nessa área e me tornar uma profissional cada vez melhor”, disse.

“Muitos têm o talento para confeccionar o artesanato, mas não têm o tino comercial para vender as peças. Acho o curso louvável no sentido de preparar o artesão para melhor divulgar e comercializar o seu trabalho”, declarou a professora e artesã Maria Dilma Coutinho.

Turismo

O Programa de Capacitação da Cadeia Produtiva do Turismo em Sergipe é um convênio assinado entre o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e o Governo do Estado, com recursos provenientes do Prodetur. Através da parceria, o Senac/SE está oferecendo qualificação profissional gratuita para cerca de 1.300 moradores de 30 municípios sergipanos.

A meta é a execução de 52 turmas em 30 municípios sergipanos, totalizando 1.300 pessoas qualificadas ao final do processo. Além do Senac/SE, a Universidade Federal de Sergipe e o Sebrae também participam do projeto, que tem investimentos de R$ 3.225.459,67, provenientes do Prodetur.

O Senac/SE está ofertando, até o final de 2018, os títulos de Cozinheiro Básico, Garçom Básico, Camareiro Básico, Vendedor de Artigo para Turista, Fabricação de Peças Artesanais, Informações Turísticas, Elaboração de Roteiros para Condutores de Visitantes, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação, Eletrônica e Manutenção Geral para Hotéis.

Além da capital, os municípios contemplados são Indiaroba, Santa Luzia do Itanhy, Estância, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Santo Amaro, Pirambu, Pacatuba e Brejo Grande, que compõem o Polo Costa dos Coqueirais. Também receberão os cursos os municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Japoatã, Santana do São Francisco, Neópolis, Ilha das Flores, Telha, Cedro de São João, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Canhoba e Amparo de São Francisco, que fazem parte do Polo Velho Chico.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo