Notícias

Projeto Programe Seu Futuro qualifica adolescentes e jovens sergipanos


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promove o Programe Seu Futuro, projeto pioneiro de formação profissional em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras. O projeto atende adolescentes e jovens com idades entre 14 e 24 anos e é composto de 800 horas, sendo 400h de aulas teóricas e 400h de atividades práticas.

Segundo a diretora do Senac Sergipe, Priscila Dias Felizola, essa formação é uma oportunidade a mais para desenvolver as competências e habilidades dos jovens sergipanos. “Com o propósito de dar uma formação mais abrangente ao aprendiz, além do conhecimento teórico de programação ligada a aplicações financeiras, o Programa desenvolve valores, atitudes e habilidades socioemocionais essenciais à formação humana e cidadã no mundo do trabalho. Sendo estas, imprescindíveis para a atuação do profissional no século XXI”, destaca.

A primeira turma do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras teve início em abril e é composta por 25 estudantes que desenvolverão as atividades práticas nas escolas municipais e na Biblioteca Pública Epifânio Dórea. “O programa de aprendizagem é uma porta de acesso ao mercado de trabalho, pois eles têm a oportunidade de ver a teoria aqui no Senac e depois vivenciar o que aprendeu dentro da empresa. Vale salientar que muitos aprendizes são efetivados ou encaminhados a outras empresas devido ao bom desempenho das funções durante o período de prática”, afirma a analista de processo educacionais do programa de aprendizagem do Senac, Martha Santana.

O Programe Seu Futuro tem em sua essência a parceria entre Senac, setor privado, setor público e Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo formar jovens aprendizes para atuar em empresas que utilizam a Tecnologia da Informação por meio da Qualificação Profissional em Programador de Sistemas, dos aperfeiçoamentos em Programação Web e em Tecnologia de Informação com Aplicações Financeiras.

“Os planos de curso do Senac são constantemente atualizados e elaborados exatamente a partir da realidade de mercado de trabalho que estamos inseridos. Temos um olhar atento para as demandas de formação de mão de obra e os nossos instrutores são instigados a trazerem sempre o novo para a sala de aula com o objetivo de fazer daquela formação uma experiência real para que quando ele chegue lá fora tenha uma resposta positiva nos desafios encontrados”, ressalta Martha.

Dentre os diferenciais, os jovens que participam do projeto Programe Seu Futuro recebem formação em inglês básico para TI e Educação financeira. A segunda turma já está formada, tem início previsto para julho de 2022 e realizará teoria e prática no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.  O Senac, ao todo, oferece sete opções de cursos de aprendizagem e possui mais de 100 empresas parceiras. Mais informações sobre aprendizagem acesse 3212-1560.

Compartilhe

Pular para o conteúdo