Notícias

Diretoria do Senac participa de audiência do MP sobre aprendizagem profissional


A diretoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) participou da audiência pública sobre “Aprendizagem Profissional no Brasil e em Sergipe – Avanços, Dificuldades e Desafios”, que ocorreu no auditório do Ministério Público de Sergipe, na manhã de quinta, 07 de abril.

Representantes da diretoria do Senac como o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Laércio Oliveira e a diretora regional do Senac, Priscila Dias Felizola participaram da Audiência pública do MP sobre Aprendizagem Profissional. Foto: Marketing/Senac.
Diretora do Senac Priscila Felizola presente na audiência. Foto: Marketing/Senac.

A diretora regional da unidade em Sergipe, Priscila Dias Felizola esteve presente na audiência e ressaltou a importância da sessão solene. “A Educação Profissional tem sido objeto de discussões, enfocando procedimentos de aprendizagem voltados para a construção de competências profissionais atualizadas. Esta audiência do Ministério Público nos incentiva à revisão de práticas tradicionais de ensino, discutindo possibilidades de surgimento de novos modelos educacionais que se adaptem à nossa realidade”, disse Priscila.

Na imagem, (da esq. Para direita): a secretária de Estado da Inclusão, Lucivanda Nunes, Douglas Ferreira dos Santos, representando os alunos do Programa de Aprendizagem do Senac, diretora do Senac, Priscila Felizola e o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Laércio Oliveira. Foto: Marketing/Senac.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac, Laércio Oliveira, também presente na solenidade relatou a importância de ainda ser discutida a aprendizagem profissional como combate ao trabalho infantil. “Reforço a importância da inclusão de jovens no mercado de trabalho, o caminho é a qualificação profissional, que dá oportunidades e ferramentas para um futuro digno”.

Também estiveram presentes, a secretária de Estado da Inclusão, Lucivanda Nunes, o superintendente do Sistema Fecomércio Sesc/ Senac, Maurício Gonçalves, a secretária da Presidência da Federação do Comércio, Neide Santana; a diretora do Sesc, Aparecida Farias e os seguintes gestores do Senac: o diretor adjunto, Marcos Barreto, o gerente da Divisão de Educação Profissional, Edson Alves, a gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos, Marileide Martins e o gerente do Centro de Educação Profissional do Senac /Aracaju, Antônio Santana.

A audiência foi destinada a representantes de órgãos públicos, de sindicatos, em especial, de instituições formadoras de aprendizagem profissional como o Senac, e à toda sociedade sergipana.

De acordo com informações do Ministério Público, a sessão que acontecerá também em outros municípios sergipanos, possui o objetivo de incentivar e apontar ações destinadas ao cumprimento da educação profissional, um dos pilares de preservação e abolição do trabalho infantil.

A audiência aconteceu no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas – Edifício-Sede do MPSE Foto: Marketing/ Senac

Durante a sessão solene, a coordenadora de Combate à Exploração do Trabalho da Infância (Coordinfância) e Procuradora, Ana Maria Villa Real ministrou uma palestra sobre o tema.

A audiência também contou com a exposição formal do assunto através do Procurador do Trabalho, Raymundo Ribeiro; da Promotora de Justiça Lilian Carvalho da Juíza de Direito Coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Iracy Ribeiro Mangueira Marques; do Auditor-Fiscal do Trabalho, Thiago Freire Laporte; do Coordenador de Articulação Institucional da Fundação Renascer, Eudes de Oliveira Bonfim; e dos Adolescentes Aprendizes, Douglas Ferreira e Rilary Rosa Santos.

O evento foi organizado com o apoio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência (CAOpIA/MPSE), por meio da Promotora de Justiça, Talita Cunegundes.

A audiência pública também será realizada em Nossa Senhora da Glória no final de abril, em maio nos municípios de Itabaiana, Lagarto e Tobias Barreto.

Compartilhe

Pular para o conteúdo