Notícias

Diretor do Senac/SE apresenta palestra sobre Educação Empreendedora


Diretor do Senac/SE apresenta palestra sobre Educação Empreendedora

O Diretor Regional do Senac/SE, Paulo do Eirado Dias Filho, ministrou uma palestra sobre Educação Empreendedora no VII Ciclo de Conferências TDIC & Educação, na tarde da última terça-feira, 04 de julho. A apresentação aconteceu para uma plateia de professores e acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (Gepied).

Prof. Dr. Schneider

O coordenador-geral do Gepied, Prof. Dr. Henrique Nou Schneider, reconheceu as contribuições do Senac para o grupo de estudos. “Paulo representa, através do Senac, um apoio fundamental para que possamos dar continuidade a esse grupo de estudos e promover na UFS lócus de debates e reflexões sobre a problemática da educação brasileira. Nós encontramos uma convergência de interesses muito grande. É interessante para a UFS a contribuição que o Senac traz com a sua expertise educacional, e acredito que o Senac também se sinta lisonjeado em ter uma universidade pública como parceira”, declarou Schneider.

 Schneider enalteceu, ainda, a relevância da temática abordada pelo diretor em sua palestra. “Primeiro porque Paulo é um exemplo de empreendedor nato e vem fazendo isso no seu dia a dia. Em segundo lugar, essa temática está em sintonia com o tema do evento, que versa sobre inovação na/com educação. Então, para formar um empreendedor é necessário, antes de mais nada, que ele tenha uma mente voltada para a inovação, para prospetar futuro”, disse o professor.

Paulo do Eirado, que, na abertura do evento, recebeu uma placa em sua homenagem como apoiador do Gepied, compartilhou algumas experiências exitosas em Educação Empreendedora, realizadas enquanto gestor do Sebrae e como diretor do Senac. Ele apresentou, por exemplo, o projeto “Confeitaria da Páscoa”, um trabalho interdisciplinar em que alunos dos cursos de confeitaria do Senac produziram e comercializaram ovos de chocolate.

Paulo do Eirado agradece pela homenagem

Paulo apresentou, também, a Plataforma de Engajamento – Senac Pleno, desenvolvida em Sergipe com o objetivo de oferecer uma educação além da formação obrigatória, com incentivo à convivência socioambiental, à cultura empresarial, ao espírito empreendedor e à construção do caminho pessoal e profissional.

O diretor falou, ainda, sobre as ações do Senac dentro do Pronatec Empreendedor, programa que leva conteúdos de empreendedorismo a cursos de educação profissional, e ressaltou o bom desempenho dos alunos sergipanos nas premiações nacionais.

“É sempre uma honra estar junto com a UFS. É um encontro que enriquece muito ambas as instituições. A gente vem com um lado do desenvolvimento de habilidades, de soluções mais tecnológicas, e a universidade traz essa riqueza de conhecimento, de fundamentação teórica. No mais, fico feliz em ver um tema como educação empreendedora dentro da universidade, com uma plateia bastante significativa e atenta, de modo que vai se criando um espaço para que isso se torne uma realidade, pois isso, com certeza, vai enriquecer não só o ensino nas universidades, mas especialmente nas escolas de ensinos médio e fundamental. O empreendedorismo, como projeto de vida, tem que fazer parte da escola. As pessoas têm que saber que existem ferramentas para que elas tenham mais sucesso na construção dos próprios sonhos”, declarou o diretor Paulo do Eirado.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo