DestaquesNotícias

Cursos ofertados pelo Senac ativam empreendedorismo feminino em Aquidabã

A certificação em design de sobrancelhas e unhas decoradas representa o primeiro passo para a independência financeira para cerca de 40 mulheres
Cursos ofertados pelo Senac ativam empreendedorismo feminino em Aquidabã

Muito mais que uma simples entrega de certificado, a conclusão dos cursos de designer de sobrancelhas e de unhas decoradas, representa o primeiro passo para a independência financeira e o sonho de dias melhores para cerca de 40 mulheres de Aquidabã. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal da cidade e contou com a participação dos diretores do Senac/SE, o Regional Adjunto, Manuel Leal, e o Administrativo Financeiro, André Gusmão.

solenidade“A essência do Senac é educar para o trabalho, faz parte do nosso dia a dia. E dados mostram que o empreendedorismo feminino cresceu 41% durante a pandemia, que 57% delas trabalham sozinhas. E mais: 44% empregam mulheres também, e 28% têm equipes majoritariamente femininas. Vejam a força que a mulher tem e como é importante vocês levarem essa força para o trabalho”, relatou André Gusmão, cumprimentando todos os presentes, em especial as formandas, em nome do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, e do Diretor Regional do Senac, Marcos Sales.

GusmãoOs cursos foram ofertados pela Senac/SE, por meio de convênio entre a gerência da Unidade Móvel (UM) da instituição e o Secretaria de Assistência Social do município.

“Quando pensamos em trazer cursos para as mulheres de Aquidabã, pensamos em escolher uma escola renomada não só em Sergipe, mas em todo o país. Escolhemos o Senac por saber do compromisso que tem com a população. A formatura para essas mulheres pode representar a independência financeira delas. Quando pensamos em promover políticas públicas para as mulheres aqui na nossa cidade um dos pontos foi esse, trazer formação para que essas mulheres possam ter uma vida melhor”, destacou Luciana Oliveira Soares, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres.

 

“Para 2023, com base nos cursos que estamos entregando as certificações, já estamos vendo as demandas, através de um pré-cadastro que temos na secretaria, para firmamos novas parcerias com o Senac, para trazer também outros cursos”, completou a secretária de Assistência Social, Nívia Nascimento.

“A perspectiva é de aumentarmos o número de cursos no próximo ano. A secretária Nívea Nascimento já deixou encaminhado que quer renovar o convênio, já a partir de março de 2023”, reforçou Edson Araújo, gerente da UM.

empreendedorismo femininoDe acordo com a primeira-dama de Aquidabã, Lidiane Lucena, é preciso dar as ferramentas para que as mulheres do município se desenvolvam, de acordo com o que elas gostam.

“É uma felicidade muito grande poder proporcionar a elas a oportunidade de ter uma carreira, de sucesso, ter independência financeira e emocional, por estarem trabalhando com o que gostam e sabem fazer. E tenho certeza de que elas vão voar e alto”.

Lucratividade

O orgulho estava estampado nos rostos das concludentes, que ganharam da secretaria, kits para iniciarem seus trabalhos.

“Já trabalho como manicure e gostei muito de fazer o curso, porque é algo a mais que vou poder ofertar para os meus clientes, que é a decoração nas unhas”, declarou Lucimara dos Santos.

“Como eu já fazia maquiagem, o curso de design de sobrancelhas chegou em boa hora. Além de agregar valor ao meu trabalho, representa uma lucratividade maior”, afirmou Rayssa Kawany Silva Andrade.

“Eu também faço maquiagem e não sabia fazem sobrancelhas e o curso vai me ajudar bastante para que eu possa oferecer um serviço com mais qualidade para a minha clientela”, disse Israela Santos Silva, já de olho nos cursos do próximo ano.

certificadoPara o diretor Regional Adjunto do Senac/SE, ver a alegria estampada no rosto de cada mulher que concluiu um dos cursos, é gratificante.

“Isso reforça que o Senac está no caminho certo, em ampliar a oferta de capacitações no interior sergipano, voltadas para o comércio, bens e serviços. Para essas mulheres, pode representar um novo recomeço, ativando o empreendedorismo e a habilidade de cada uma delas”.

Leia também:

Unidade Móvel do Senac/SE entrega mais de 100 certificados a concludentes de cursos em Estância

Compartilhe

Pular para o conteúdo