Notícias

Com novo modelo pedagógico, aluno do Senac desenvolve autonomia


Com novo modelo pedagógico, aluno do Senac desenvolve autonomia
Helton Carvalho

“Eu sabia que tinha potencial, mas não conseguia desenvolver, simplesmente não acontecia. Agora o Senac está me oferecendo um método de ensino mais voltado para a integração, onde o conhecimento técnico-científico está aliado à atitude do aluno, onde um depende do outro. A partir de hoje me sinto um jovem mais solto, com mais atitude, bem mais preparado para o mercado de trabalho”.

A declaração é do aprendiz Helton Carvalho, 16 anos, durante visita técnica da turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos ao Arquivo Público da Cidade de Aracaju. O depoimento retrata a visão do aluno acerca do novo Modelo Pedagógico que o Senac Sergipe tem implementado em conformidade com os demais Departamentos Regionais.

A turma de Helton está sob responsabilidade da instrutora Denise Rosa. Também coube a ela conduzir a turma-piloto do novo Modelo Pedagógico Senac em Sergipe. Segundo a docente, com o método atual, o aluno desenvolve autonomia e ganha mais participação no processo de aprendizagem.

Denise Rosa

“Estamos vivendo uma experiência com essa nova metodologia. É a minha terceira turma dentro do novo modelo pedagógico e tenho percebido uma mudança muito importante na postura profissional do aluno. A partir do momento em que ele se percebe responsável por seu processo de desenvolvimento de aprendizagem, assume uma postura diferente, ganha autonomia. E o modelo pedagógico proporciona isso: a pesquisa, a investigação, ela transcende o modelo antigo e o aluno vai se interessando cada vez mais pelo curso a partir das pesquisas, que sempre são conduzidas aproveitando o conhecimento bom e descartando o que chamamos de lixo eletrônico”, declarou Denise.

Alunos visitam Arquivo Público de Aracaju

De acordo com a instrutora, o método possibilita diversas estratégias de aprendizagem. “Essa nova visão pedagógica tem oferecido a oportunidade para o aluno buscar a forma como ele aprende melhor. É um processo mais flexível onde o aluno pode identificar todas as formas de aprender, à sua maneira, no seu limite. Tenho alunos que já passaram pelo modelo antigo e eles dizem o quanto é diferente, que o Senac agora parece uma outra escola. Alguns até demoram para se situar nesse processo, mas aqueles que conseguem entender a metodologia se apropriam dela muito rápido”, declarou.

Everton Ruan Gomes,

Ser humano crítico

Everton Ruan Gomes, 18 anos, é estudante de Administração da Universidade Federal de Sergipe. Contratado por uma empresa parceira do Senac como aprendiz, ele, agora, também é aluno do curso de Aprendizagem em Serviços Administrativos. “Entrei no Senac com outra expectativa. É um curso que me faz um profissional, mas também um ser humano crítico e pensante. Traz questionamentos e formas de pensar que eu não vejo em outros lugares, diferente de uma escola e de uma faculdade. Está sendo muito importante para mim saber conciliar o meu lado profissional com o pessoal e ser uma pessoa ética em todos os ambientes”, disse Everton.

Eduardo Vinícius de Oliveira

Acervo para o futuro

“Recentemente fiz um concurso na área do Direito e caiu uma questão sobre um assunto que eu vi no curso do Senac. Isso me levou a crer que esse é um acervo que estou adquirindo não só para agora, mas também para o futuro”, constatou Eduardo Vinícius de Oliveira, 19 anos, que, além de aluno da Aprendizagem, é também acadêmico de Direito.

Para ele, o novo modelo pedagógico tem proporcionado uma mudança de postura. “Esse novo método está sendo incrível. Do jeito que a gente está trabalhando, focando na pesquisa, na apresentação, eu melhorei muito a minha maneira de falar em público, a minha oratória e segurança. A professora é maravilhosa, nos dá liberdade, mas também sabe ser rigorosa quando necessário”, afirmou.

Eduarda Carvalho

Crescimento

“Aqui a gente recebe a teoria que precisa, mas também tem a oportunidade colocar em prática, a exemplo da síntese de aplicação, em que a instrutora passa diversas situações em que a gente tem que fazer aquilo que faria na empresa. Denise nos informou que antes o método não era esse, mas o Senac mudou depois de perceber que o desenvolvimento do aluno é maior quando ele pode colocar em prática. Por isso recomendo bastante o curso de Aprendizagem do Senac. Tem sido um crescimento e tanto para mim”, declarou Eduarda Carvalho, estudante de Jornalismo e aluna da Aprendizagem.

Compartilhe

Pular para o conteúdo