Educação ProfissionalInclusão educacionalSenac SE

Senac SE promove oficina de atendimento às pessoas com deficiência


Senac SE promove oficina de atendimento às pessoas com deficiência

Ação foi realizada por meio do Programa Nacional Multitude Edu que visa assegurar um ambiente escolar inclusivo e democrático

O Senac Sergipe realizou, na tarde de 6 de maio, a oficina “Atendimento às pessoas com deficiência”, no auditório da unidade em Aracaju, direcionada para gestores específicos que trabalham com atendimento ao público.

A ação foi realizada pelo Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE), e faz parte do Programa Senac de Diversidade, Inclusão e Equidade, denominado Multitude Edu, instituído pelo Departamento Nacional do Senac, que tem como objetivo reconhecer e valorizar a diversidade humana, criando um ambiente escolar inclusivo que respeite as identidades culturais e sociais, além de assegurar igualdade de oportunidades para todos.

A gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE), Marileide Martins, informou que novas oficinas estão planejadas para acontecer ao longo do ano, por meio do Programa Multitude Edu. “Nós do Senac vamos alinhar ainda mais a nossa comunicação, que precisa ser assertiva, para lidar com todos os públicos”, disse.

Segundo a analista do NPRE, Sílvia Conceição, especialista em educação inclusiva que ministrou a oficina, somente no ano de 2024, no Senac Sergipe foram matriculados 131 alunos, por meio do Programa Senac de Acessibilidade.

“É fundamental criar espaços cada vez mais inclusivos. O Programa Multitude Edu agrega aos departamentos regionais ferramentas para todos os públicos de diversidade, equidade e inclusão. Aqui no Senac Sergipe, trabalhamos com todos os públicos, mas começamos pelo PcD porque temos uma parcela grande e é o nosso maior público. A nossa maior incidência é a deficiência motora, em seguida pessoas com espectro autista (TEA) e em terceiro lugar, pessoas com deficiência visual. Então, precisamos saber como abordar, sensibilizar a todos para que acolham as PcD e que estas, sejam respeitadas, valorizadas e sintam-se pertencentes a esse espaço educacional, considerou.

Participaram da oficina, colaboradores dos seguintes setores da unidade do Senac de Aracaju: Central de Atendimento, Secretaria Escolar, Protocolo, Unidade Móvel, Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) e Coordenação Pedagógico.

O Programa Multitude Edu contempla, além de pessoas com deficiência, o público classificado em Diversidade Racial, Religiosa, Étnico-racial, Geracional e Etária, Sexual e de Gênero e Mulheres.

Compartilhe

Pular para o conteúdo