DestaquesGastronomiaNotícias

Senac’s de Sergipe e de Campos do Jordão compartilham experiências

A visita institucional da gerência do Centro de Gastronomia e Turismo aconteceu nos dias 20 a 22 de setembro
Senac’s de Sergipe e de Campos do Jordão compartilham experiências

Com o objetivo de compartilhar experiências e buscar inspirações de melhorias ao regional nas áreas de gastronomia e turismo, o gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) do Senac-SE, Américo Siqueira, esteve nos dias 20 a 22 de setembro, em uma visita técnica ao Senac de Campos do Jordão.

O Campus Universitário Campos do Jordão, um centro especializado principalmente na área de gastronomia foi a primeira parada. Na sequência o Américo Siqueira conheceu as instalações do Grand Hotel Senac, que possui um restaurante referência.

“O polo é uma referência nacional dos cursos ofertados na área de gastronomia. Observamos o funcionamento da parte educacional e ainda me foi apresentada a proposta pedagógica, como também uma obra que eles pretendem realizar. Fiz uma visita à cozinha, ao restaurante pedagógico e ao futuro laboratório gastronômico que é uma cozinha nova que estão executando”, destacou.

José Américo apontou algumas semelhanças na estrutura. “Nós estamos nivelados em relação aos equipamentos, ambiente de ensino, sala de aula e toda estrutura para que o aluno saia com o aprendizado”, contou.

O Grande Hotel Senac em Campos do Jordão, localizado a 175km da capital de São Paulo, é um estabelecimento com uma arquitetura luxuosa Art Nouveau. Trata-se de um hotel escola que é referência de maestria em suas atividades, não só para os hóspedes, mas para os clientes do restaurante localizado nele.

do jordãoDurante a visita ao restaurante do Grand Hotel Senac, foi observado o funcionamento, como acontecia o atendimento dos garçons alunos. “Utilização da ficha técnica, cardápio, como também, a divisão das cozinhas por setores de produção. Divisão dos colaboradores, os auxiliares, os cozinheiros, os chefs, para suas determinadas funções”, acrescentou o gerente do CGT.

Quanto às inspirações, José Américo citou algumas que serão, estudadas para implementação, a exemplo da criação de ficha técnica de apresentação dos pratos; Recomendações de marcas de equipamentos; Aparelho de etiquetagem; Sala de porcionamento, que separa o que será e o que não será utilizado na cozinha, evitando o descarte e o desperdício.

O gerente do CGT revelou que O regional de Sergipe servirá de inspiração quanto ao funcionamento da lanchonete. “Eles pretendem fazer o lab café, que na verdade é uma lanchonete. Para isso, eles vão solicitar uma visita técnica para Sergipe, com o objetivo de entender nosso sistema. Nós produzimos na sala de aula, cozinha escola e vendemos o que produzimos na lanchonete”, pontuou José Américo.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo