Senac Sergipe oferece mais de 1.400 novas vagas para cursos gratuitos


Publicado em : 27/04/2021 | por NCM - Fecomércio/Sesc/Senac | -



Quem busca uma oportunidade profissional com alta qualidade e certificação do Senac, de forma completamente gratuita, terá novas oportunidades com o Programa Senac de Gratuidade (PSG). O novo edital já está disponível no site do Senac Sergipe, para os candidatos que desejarem realizar um curso no Senac em todas as unidades de ensino de Sergipe.

As matrículas se iniciam nessa segunda-feira, dia 26/04, segundo o gerente do Núcleo de Desenvolvimento e Implementação Educacional (NDIE), do Senac Sergipe, Rone Peterson Santos.As inscrições começam dia 26 de abril e terminam em 02 de maio”, diz, reforçando a importância do programa: “É um programa que visa profissionalizar pessoas de baixa renda. Diante desse mercado que temos hoje, até mesmo nesse cenário de pandemia, essa profissionalização se mostra cada vez mais relevante para que a pessoa esteja preparada, caso venha a ser convocada para participar de algum processo seletivo, por exemplo”.

Extensa oferta

No total serão ofertadas 1.484 vagas, distribuídas pelas unidades do Senac em Aracaju, Lagarto, Tobias Barreto, Propriá e Itabaiana. “São vagas em todos os segmentos que o Senac oferece. Vai desde Gastronomia, Informática, Gestão e Comércio, Hotelaria, enfim, todos os segmentos”, frisa o gerente, alertando que as turmas possuem vagas limitadas. “São pouquíssimas vagas por turma, havendo turmas presenciais e remotas. Nas presenciais só podemos manter 50% da nossa capacidade, então as turmas estão bem reduzidas”.


Priscila explica que as aulas ocorrerão tanto de maneira presencial como haverá também turmas online

A diretora regional do Senac, Priscila Felizola, explica que as aulas ocorrerão tanto de maneira presencial como haverá também turmas online, com o cumprimento de um cronograma com dias e horários determinados para os alunos acessarem a sala de aula virtual por meio da plataforma Microsoft Teams. “As aulas remotas acontecem em tempo real, o instrutor interage diretamente com os alunos para transmissão de conteúdos e execução de atividades”, enfatiza Priscila.

Tipos de curso

Estão sendo ofertados cursos livres e cursos técnicos de qualificação profissional. Os livres são cursos de menor duração, com até 160 horas de aula. Já os técnicos, além da maior duração, exigem que o candidato traga uma documentação específica no ato da matrícula. “Nos cursos técnicos o candidato precisa estar matriculado no segundo ano do ensino médio ou ter concluído o ensino médio. A depender do curso técnico, é demandada a certificação de conclusão ou comprovação de matrícula. Por exemplo, para o curso de técnico em enfermagem há algumas especificidades, como ter idade mínima de 18 anos e estar no segundo ano ou concluído o ensino médio”, ressalta o gerente Rone Peterson.

Completando as informações, o gerente lembra que, apesar da oferta ampla de vagas, os candidatos devem se inscrever o mais rápido possível. Pois o preenchimento é por ordem de inscrição. “São pouquíssimas vagas por turma, pois há turmas remotas e presenciais. Não existe nenhum outro processo seletivo, até nos cursos técnicos a classificação é por ordem de inscrição, quem se inscreve primeiro tem a chance de ficar selecionado entre as vagas disponíveis para o curso desejado. O candidato precisa ficar atento ao resultado. Se ele estiver classificado entre as vagas é necessário observar no edital o dia para entrega dos documentos e, caso o candidato que estiver entre os classificados não apresente a documentação no prazo descrito no edital, convocamos os excedentes”.


Ofertar tantas vagas gratuitamente é de suma importância para à população, diz Laércio

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, citou a importância dessas vagas 1.484 vagas, distribuídas pelas unidades do Senac em Aracaju, Lagarto, Tobias Barreto, Propriá e Itabaiana, em vários segmentos. “Estamos passando por um momento difícil com essa pandemia e temos que fazer nossa parte para poder ajudar as pessoas, principalmente as mais pobres, a enfrentar e vencer os problemas. E ofertar tantas vagas gratuitamente é de suma importância para à população que precisa muito estudar, se qualificar, se preparar para o mercado de trabalho. Tudo isso vai passar e nossa economia vai voltar a crescer trazendo desenvolvimento e geração de emprego”, enfatizou Laércio.

Oportunidade a mais

Quem está fazendo um curso pelo PSG tem elogios à dinâmica e ao aprendizado que vem adquirindo. E o caso da aluna Crislayne Vitória Santos, que está realizando o curso de Técnico em Qualidade. O curso está complementando os conhecimentos da graduação que ela está realizando em Administração. “O curso é uma área específica da Administração, do curso superior que estou fazendo. Ele me abriu os horizontes para ver coisas pequenas que eu não observava. Abri os olhos para coisas que eu não tinha conhecimento dentro da administração, ou que só sabia superficialmente. E agora tenho um conhecimento mais profundo acerca dessa área de qualidade”, diz a aluna, que deve finalizar o curso no próximo ano.


A aluna Crislayne Vitória exalta o aprendizado surpreendente que tem tido no PSG

A palavra que Crislayne usa para definir a experiência que tem adquirido por meio do PSG é “surpreendente”. “Tenho me surpreendido com os conteúdos de cada módulo. Conforme os módulos vão chegando e os assuntos também, tenho me surpreendido cada vez um pouquinho mais com o que vou aprendendo”, comenta satisfeita.

Participando

O candidato que se interessar em participar do Programa Senac de Gratuidade (PSG) deve ter uma renda familiar de dois salários-mínimos ou menos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio no caso dos cursos técnicos. As matrículas presenciais, serão realizadas nas unidades do Senac em Sergipe (Aracaju, Lagarto, Tobias Barreto, Propriá e Itabaiana). O edital, bem como demais informações, está disponível no endereço www.se.senac.br.


Autor : NCM - Fecomércio/Sesc/Senac |
Categorias : Destaques