DEPDestaquesInclusãoInteriorizaçãoNotícias

Senac-SE fecha 2023 com mais de 20 mil pessoas atendidas em todos os municípios

Foram quase mil atividades, entre cursos, oficinas, palestras, seminários, conferências, simpósios e outros eventos
Senac-SE fecha 2023 com mais de 20 mil pessoas atendidas em todos os municípios

O Senac Sergipe fechou o ano de 2023 com superação das metas estabelecidas. Mais de 20 mil pessoas em todo o Estado passaram pelas salas de aula da instituição, que é referência no país em educação profissional, em cursos, oficinas, palestras, seminários, conferências, simpósios e outros eventos. Pela primeira vez, as ações da instituição chegaram aos 75 municípios sergipanos.

municípios
Alunos da Aprendizagem apresentando projeto de ecobags com material reciclado

“Ter ações do Senac em 100% dos municípios sergipanos e superar o planejamento demostram a nossa responsabilidade em fazer o melhor para profissionalizar os sergipanos, e com a entrega de certificados, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação, o MEC, e aceito em todo o país. Foram mais de 20 mil alunos assistidos e o desafio agora é ampliar ainda mais esse trabalho, agora em 2024, contando com os parceiros, a exemplo do Governo do Estado, que entendeu a expertise que temos, em educação profissional”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade.

O planejamento feito era para a realização de 937 atividades – entre cursos e ações -, atendendo um público de 19.540 pessoas. O ano fechou com 997 atividades promovidas, atendendo 20.721 participantes.

Curso gratuito de Camareiro(a)

De acordo com a gerente do Núcleo de Planejamento Organizacional (NPOR), Adriana Rodrigues Nascimento Sampaio, os esforços visam fortalecer as ações pedagógicas, atualizadas de acordo com a demanda de mercado.

“Reposicionar a educação profissional frente às demandas em constante evolução do mercado de trabalho e preparar profissionais para o setor produtivo é sempre desafiador. Em 2023, o Senac Sergipe estabeleceu parcerias sólidas com empresas e organizações, alinhadas com as necessidades atuais da sociedade sergipana, e as metas pré-estabelecidas foram superadas”.

municípios
Formatura do Curso Técnico em Enfermagem, ofertado por meio do PSG

Essa constante atualização de conteúdo faz do Senac Sergipe uma entidade cada vez mais forte, integrada e capaz de reafirmar, por intermédio da educação profissional, a importância do setor de comércio de bens, serviços e turismo no Estado.

“Além dos cursos regulares que o Senac Sergipe oferta, mais de 4,4 mil ações extensivas foram realizadas em 2023. Essas ações são destinadas a grupos com interesses comuns e que se propõem a debater temas predeterminados de foco social, cultural, educacional ou profissional”, enfatiza Adriana Rodrigues Nascimento Sampaio.

municípios
Cursos ofertados na Carreta Escola, em parceria com a Secretaria do Trabalho

Em números

Em 2023 a sociedade sergipana foi atendida com ações de educação profissional nos 75 municípios, destinando 47% para a capital e 53% para o interior.

Foram efetuadas mais de 5,7 mil matrículas no Programa Senac de Gratuidade (PSG) e 3,2 mil no Programa de Aprendizagem, reafirmando o compromisso social que o Senac Sergipe tem.

Já em qualificações comerciais, foram registradas mais de 10,4 mil matrículas, e em cursos técnicos, cerca de 900 inscritos.

Projeto Integrador do curso gratuito de Garçom, sobre vinhos

Durante o ano passado foram realizadas ainda inúmeras ações extensivas relativas à educação profissional, entre palestras, seminários, conferências, simpósios e eventos similares, com mais de 4,4 mil participantes.

“Foram números fabulosos, alcançados pela primeira vez na história do Senac em Sergipe. Além de levarmos capacitações para todos os municípios, em alguns, ofertamos ainda em povoados, fora da sede das cidades. Essa interiorização das ações foi uma determinação do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac,  Marcos Andrade, com apoio do Presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, e para além do ineditismo, estamos cumprindo a missão do Senac, que é educar para o trabalho, com inovação e promovendo a inclusão. Em 2024 vamos trabalhar ainda mais, para levar dignidades para os sergipanos, por meio das qualificações, preparando-os para o trabalho, para ter renda e uma vida mais digna”, finalizou o diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo