Carreta EscolaDestaquesGastronomiaNotíciasTurismo

Senac marca fim de semana com oficinas gratuitas e aulas show na Praça Fausto Cardoso

Centro histórico de Aracaju foi cenário da Semana da Sergipanidade
Senac marca fim de semana com oficinas gratuitas e aulas show na Praça Fausto Cardoso

A praça Fausto Cardoso, palco da celebração da Semana da Sergipanidade, foi o ponto de encontro no sábado e domingo (28 e 29). Centenas de pessoas ocuparam o espaço para aproveitar uma programação com foco no turismo, gastronomia e comércio. O Senac aportou no centro histórico da capital com das aulas show e oficinas na carreta escola.

“Foi uma experiência ímpar. Observamos que a sociedade veio prestigiar. A programação envolveu as escolas e pessoas de todas as idades que vieram para curtir tudo que foi proporcionado. Uma verdadeira experiência cultural”, comentou Fábio Andrade, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio.

Organizado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, através do Conselho Empresarial de Turismo de Sergipe (Cetur), Governo do Estado, Prefeitura de Aracaju e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Sergipe), o evento iniciado no dia 23, o evento chegou ao fim no domingo, dia 29 outubro.

O prefeito de Estância, Gilson Andrade parabenizou a Fecomércio e agradeceu a visibilidade que a cidade recebeu através da manifestação cultural do Barco de Fogo.

“Foi um grande momento de fortalecer esse sentimento de sergipanidade, onde todos os municípios trouxeram sua contribuição durante toda a semana”, disse.

Na sexta-feira, os fãs de gastronomia foram cativados pela oficina Lambe Sujo, que ensinou a fazer um caldo derivado da feijoada, marca do município de Laranjeiras.

“O caldo é muito consumido principalmente na época que da comemoração do Lambe Sujo e Caboclinho. A população arrecada os ingredientes nos comércios, com os moradores, para fazer a feijoada, e da feijoada eles tiram esse caldinho que é bem tradicional”, contou a instrutora do Centro de Gastronomia e Turismo do Senac-SE, Graciana Ramalho, que ministrou a oficina.

Graciana explicou que dentre os principais ingredientes estão os pertences suínos, como o pé de porco, mas que o diferencial sergipano é a inserção de legumes e verduras na feijoada.

“Nossa feijoada sergipana, é diferente das demais. Ela leva legumes, o que enriquece mais ainda o prato”, pontou a instrutora.

Maria José é guia de turismo e inscreveu-se na oficina pela oportunidade de conhecer como os pratos são feitos.

“Eu queria saber mais sobre a culinária, que na maioria das festas, nós experimentamos, mas não sabemos como foi a preparação da comida. O turismo também mexe com a gastronomia, vamos a uma localidade, a fim de experimentar aquele tipo de prato, que só encontramos naquela localidade”, afirmou.

O Senac, além da parte educacional, busca incentivar a entrada no mercado de trabalho. A oficina também atraiu aqueles que buscavam uma oportunidade de aprendizado para empreender.

“Eu amo cozinhar. Quero fazer no domingo para comer. Mas também quero poder aprender para vender um dia”, relatou Rejane Tavares, que é salgadeira.

Final de Semana

A programação do final de semana também abrangeu a criançada. No sábado, dia 28, teve oficina de pipoca doce. A dinâmica atraiu mães, pais, filhos e avós para aprender juntos a receita e poder aplicar em casa.

Ainda no sábado, teve aula show onde o Aratu foi o protagonista, com o Chef Samuel Davi. O prato escolhido “Moqueca de Aratu na palha” é comum da região litorânea de Sergipe e utiliza técnicas de preparo ancestrais que foram passadas de geração pra geração.

Para finalizar com chave de ouro, mais um preparo de drink carregado de sabores sergipanos, preparado pelo bartender Samuel Oliveira. Ele conduziu a aula show “Preparo de Drink refrescante à base de coco”, um produto largamente encontrado em Sergipe, que é o segundo maior produtor do país.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo