DestaquesNotícias

Nova unidade do Senac é inaugurada em Nossa Senhora da Glória em prestigiado evento


O dia 14 de outubro foi marcado pela inauguração do novo Centro de Educação Profissional do Senac “Maria José dos Santos – Professora Lia”, em Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano. A unidade pedagógica chega com a proposta de promover transformação social na região, através da oferta de cursos voltados para o comércio e da qualificação de pessoas para o mercado de trabalho.

A cerimônia teve como anfitriões o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, e a diretora regional do Senac, Priscila Dias Felizola. O governador do Estado, Belivaldo Chagas, a prefeita de N. Sra. da Glória, Luana Oliveira, e diversas outras autoridades prestigiaram o evento, assim como moradores da região e profissionais da imprensa. Conselheiros e diretores do Sistema Fecomércio também estiveram presentes.

O evento teve início no auditório com as boas-vindas e o pronunciamento da diretora regional, seguido do descerramento da placa de inauguração, e o discurso emocionado de Thiago Rangel, filho da Professora Lia, que dá nome à unidade. Na sequência, foi entregue uma placa em homenagem ao superintendente do Sebrae/SE e ex-diretor do Senac, Paulo do Eirado, nome escolhido para o auditório da nova unidade.

A cerimônia prosseguiu com o pronunciamento da prefeita Luana e com o discurso de Laércio Oliveira, sendo encerrada com a participação do governador Belivaldo. Ao final, os convidados desceram em grupos, andar por andar, conhecendo todas as instalações do novo edifício.

Transformação social

O impacto positivo que o empreendimento vai gerar na comunidade teve destaque nos discursos. Segundo a diretora Priscila Felizola, a expectativa é de impactar as vidas das mais de 200 mil pessoas que vivem na região.

“Nosso objetivo maior é trazer transformação social não apenas para Nossa Senhora da Glória, mas para os municípios do entorno. Agora, as pessoas não vão precisar mais se deslocar até a capital para fazer um de nossos cursos. Nós estaremos aqui, a poucos quilômetros de distância de municípios como Porto da Folha, Carira, Monte Alegre, dentre outros, oferecendo mais facilidade e comodidade para quem quer estudar em um centro profissionalizante do Senac”, disse a diretora.

De acordo com Priscila, a unidade vai disponibilizar todos os produtos e serviços do Senac, como o Atendimento Corporativo, a Unidade Móvel, a Aprendizagem Profissional e o Programa Senac de Segurança Alimentar. Ainda segundo a diretora, serão ofertados cursos comerciais e gratuitos, por meio de um portfólio criado especialmente para atender às necessidades de qualificação profissional dos municípios.

“Para chegarmos a este portfólio, fizemos um detalhado estudo na região e ouvimos as demandas da comunidade local, fazendo um levantamento de quais áreas as pessoas mais sentiam necessidade de qualificação, seja para buscarem trabalho, para crescerem em seus empregos ou até mesmo para empreenderem. O Senac acredita no desenvolvimento humano e fornece meios para os cidadãos aproveitarem e usarem sua própria força, promovendo sua dignidade pela capacidade ou emancipação econômica. Essa é a nossa missão”, reforçou Priscila.

Laércio Oliveira compartilhou com todos a sua passagem como aluno do Senac, ainda na juventude, e como essa experiência ajudou a transformar a sua vida. “Quando cheguei a Aracaju, em 1978, fui buscar o conhecimento que eu precisava em uma escola do Senac, e os meus diplomas daquele período estão bem visíveis na minha sala para que todos vejam que eles me ajudaram a chegar aqui. O Senac tem a capacidade de libertar as pessoas para tocarem suas vidas. Nosso corpo de professores tem a capacidade de ajudar nessa transformação de vida”, declarou o presidente da Fecomércio.

Laércio explicou, ainda em seu pronunciamento, que a escolha por Nossa Senhora da Glória foi pautada no crescimento da cidade, que é considerada a “Capital do Sertão”. Ele contou que sempre recebeu muitos pedidos para que fosse instalada uma unidade do Senac no município e que o crescimento da cidade faz aumentar, também, a necessidade por profissionais mais preparados para atuar no comércio de bens, serviços e turismo.

“Nossa Senhora da Glória não foi escolhida por acaso. Nos últimos dez anos este município cresceu muito e transformou o alto sertão sergipano. Mas o crescimento traz consigo uma série de responsabilidades. Quando alguém entra em uma loja ou contrata um serviço, essa pessoa quer e merece ser bem atendida. E é aí que entra o Senac, qualificando os profissionais para melhor atender às necessidades de um público cada vez maior e mais exigente”, explicou.

O governador Belivaldo Chagas comemorou a chegada do Senac à Nossa Senhora da Glória como um exemplo de desenvolvimento e progresso para a região. “O Sistema Fecomércio é uma mola propulsora para o desenvolvimento do nosso Estado. O que se faz hoje é progresso, é pensar no amanhã. O que se quer é preparar essas pessoas para que possam conviver com o desenvolvimento que está por vir, e a educação é muito importante para isso. Parabéns à Fecomércio, ao Senac, à Glória e toda região, e àqueles que sairão daqui com seu diploma em mãos e com os conhecimentos adquiridos para se tornarem os verdadeiros representantes da nossa sociedade”, comemorou Belivaldo.

Capital do Sertão

Com uma das economias que mais se desenvolvem em Sergipe, Nossa Senhora da Glória tem destaque na pecuária e na agricultura. Com localização estratégica, é também um polo atrativo para a área industrial e de serviços que seguem em permanente expansão.

O município está entre as 10 cidades com maiores participações no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, e em sua economia o setor de serviços desponta como principal atividade, representando 82,6%, seguido da indústria com 8% e da agropecuária com 5,8%, segundo dados do Observatório do Governo de Sergipe.

Luana Oliveira, prefeita da cidade, reconheceu a importância da chegada do Senac ao município. “Todo o povo gloriense está muito feliz e grato, e eu mais ainda porque tive a oportunidade de doar o terreno quando estive como prefeita há alguns anos e agora vou ter a oportunidade de inaugurar também. O Senac vai transformar vidas, vai formar milhares de profissionais. Antes as pessoas precisavam sair daqui para a capital e agora poderão se qualificar no próprio município”, reconheceu a prefeita.

Senac Glória

O novo Senac Glória está constituído de sete pavimentos com uma área de construção de quase quatro mil metros quadrados. O novo prédio conta com 14 salas de aula e laboratórios de Informática, Gastronomia, Rádio, TV, Higiene e Beleza, Saúde, além de uma biblioteca e um auditório reversível e equipado com tecnologia de ponta, com capacidade para até 300 pessoas. Os investimentos na construção, compra de mobiliário e equipamentos ultrapassaram a soma de 13,5 milhões de reais.

A unidade tem capacidade para atender 500 alunos, através da oferta de cursos de formação inicial, continuada e técnicos de nível médio, nas áreas de gestão e negócios, tecnologia da informação, beleza, saúde, gastronomia, comunicação e infraestrutura, além dos cursos da Rede EAD Senac.

Compartilhe

Pular para o conteúdo