Alunos de duas turmas do curso de Garçom, ofertado pela unidade do Senac de Tobias Barreto, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), tiveram aula prática nesta terça-feira, 12, no Restaurante Escola Senac, em Aracaju. O grupo, formado por nove pessoas, foi acompanhado pelo instrutor Orestes Cruz e da analista educacional Maiara Souza.
“As duas turmas estão em fase de encerramento do curso e como sempre falamos sobre o Restaurante Escola do Senac, organizamos essa vinda deles aqui, para que pudessem vivenciar na prática o ambiente pedagógico, pois em Tobias Barreto não há estabelecimentos desse porte. Temos a certeza que essa vivência foi de grande aprendizado para eles”, ressaltou Orestes Cruz.
“Foi uma experiência única, porque não temos na nossa cidade um local refinado como o Restaurante Escola do Senac. E hoje, ter acompanhado todo a atendimento ao público, ver o funcionamento desde a comanda de pedidos até o servir dos pratos e bebidas, foi enriquecedor, nos prepara melhor para o mercado de trabalho”, relatou a aluna Aparecida Barreto.
“Realmente foi uma vivência muito enriquecedora, que agregou valor ao nosso aprendizado. Quando chegamos, conhecemos a estrutura da cozinha, do Centro de Gastronomia e Turismo, do restaurante, que tem um nível acima do que estamos acostumados em Tobias Barreto e tem um atendimento mais requintado. Muito bom conhecermos um pouco mais da parte culinária, dos preparos e do atendimento diferenciado ao público”, complementou as palavras da colega, o aluno Tiago de Oliveira.
A gerente da unidade, Eline Barreto, informou que, dos cinco alunos da turma da tarde, quatro já estão contratados por um restaurante que vai reinaugurar no município.
“É gratificante recebermos uma notícia positiva como essa. Isso mostra que o Senac está cumprindo o seu papel, preparando com excelência os alunos para o mercado de trabalho. E o setor de Gastronomia, neste caso o campo de trabalho de garçom, tem uma alta empregabilidade”, destacou a gerente.
A analista educacional do Centro de Educação Profissional (CEP) de Tobias Barreto, Maiara Souza, enfatizou a importância da aula prática.
“Esses alunos estão em fase de conclusão do curso de Garçom e essa vivência que eles tiveram do Restaurante Escola do Senac, com toda certeza, foi algo que agregou valor ao aprendizado. Acreditamos que foi memorável e marcante na vida deles, porque a realidade, o público e o serviço no interior são diferentes. Aqui eles puderam colocar em prática o conteúdo teórico que aprenderam em sala de aula. Tenho certeza de que foi uma aula prática muito produtiva e de grande experiência para esses futuros garçons, preparando-os para o mercado de trabalho”.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.