Curso Tecnico AracajuDestaquesNotíciasPrograma Senac de Gratuidade

Aluna Rita de Cácia representará o Senac Sergipe nas Competições Senac de Educação Profissional

A estudante competirá pelo eixo de saúde entre os dias 22 e 28 de outubro
Aluna Rita de Cácia representará o Senac Sergipe nas Competições Senac de Educação Profissional

Rita de Cácia Oswald Silva Santos, é uma jovem de 21 anos moradora do município de Laranjeiras. É a segunda representante do Senac-SE nas Competições Senac de Educação Profissional deste ano.

Rita competirá pela área da saúde, vocação que abraçou desde que era criança e é decisiva no seu futuro profissional. Durante sua infância, ela observou a falta de estrutura de atendimento de saúde de qualidade em seu município e decidiu buscar a diferença.

rita de cácia“Desde pequena sempre tive o sonho de ser médica. A realidade na minha cidade, que hoje é diferente, era a questão da saúde que não era bem trabalhada. Com o tempo, fui crescendo ampliando meu conhecimento, estudando no IFS, em São Cristóvão. Daí eu vi que tinha outras áreas da saúde. Fiz Enem, não consegui entrar em medicina ou enfermagem, por causa da concorrência. Entreguei nas mãos de Deus e consegui o Programa de Gratuidade Senac (PSG) para técnico de enfermagem”, conta Rita.

Rita pondera que como a formação técnica é mais rápida, permite a ela entrar no mercado de trabalho e ter uma renda suficiente para investir nos seus estudos para o futuro.

As competições acontecem no período de 22 a 28 de outubro, em Vitória, capital do Espírito Santo. O evento reunirá competidores de todos os regionais, em busca de uma vaga para representar o Brasil na Worldskills, campeonato mundial de habilidades, que em 2024 acontecerá em Lyon, na França.

“Karina Santana (docente avaliadora da competição e suporte técnico de saúde no Senac-SE) havia postado no grupo que teria essa competição, e eu sempre fui muito curiosa, sempre gostei de participar de oficinas, palestras, competições, mas nunca tinha participado na área da saúde”, relata Rita.

Apesar de não saber como funcionava, Rita se inscreveu e passou a se dedicar para a seleção.

“Quando o resultado foi colocado no grupo, eu fiquei em êxtase. Não esperava, mas entreguei nas mãos de Deus. A experiência está sendo maravilhosa, porque eu gosto muito de estudar. A oportunidade, de passar o dia estudando aquilo que eu realmente gosto, além de, aprimorar características como atenção, percepção, realização de procedimento, foi ótima para melhorar aquilo que já havia aprendido no curso”, enfatiza a estudante do curso de técnico em enfermagem.

Técnica surpresa

Manoela e RitaVisando trazer um ar criativo à competição e preservando as suas características, como orientado pela instrutora, Rita de Cácia pretende utilizar um elemento de sua vida para ajudar os leigos a se informar sobre saúde.

“A minha proposta para a competição, junto com a minha instrutora, é trazer características minhas para o atendimento. Como informar ao leigo, para ele ter conhecimento, para o bem-estar dele. Pensamos em utilizar a literatura de cordel, que é algo que já faz parte da minha vida. E fazer um cordel voltado para a área da saúde. A instrutora disse que a minha essência deve ser passada, e como sou de Laranjeiras, a cultura é a minha essência. E eu sou cordelista, então tivemos a ideia de unir as duas coisas”, declara a estudante competidora.

 

Leia também:  Manoela Gama representará o Senac-SE nas Competições de Educação Profissional

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo