BelezaDestaquesNotíciasPrograma Senac de Gratuidade

Manoela Gama representará o Senac-SE nas Competições de Educação Profissional

A jovem de 20 anos competirá entre os dias 22 e 28 de outubro na categoria cabeleireiro
Manoela Gama representará o Senac-SE nas Competições de Educação Profissional

Manoela Gama, de 20 anos, é uma das duas competidoras que estão representando o Regional Senac Sergipe, nas Competições Senac de Educação Profissional deste ano. Ela participa da disputa na área de beleza, categoria de cabeleireiro. Moradora do povoado Várzea Grande, no município de São Cristóvão, ela descobriu aos 12 anos sua vocação na área que vai disputar, após uma situação desconfortável em um salão de beleza.

“Quando eu tinha 12 anos, fui para um salão e fiquei incomodada com uma coisa. Durante o alisamento, a cabeleireira machucou muito meu couro cabeludo. Eu chorava bastante e ela continuava.  Após esse dia, nunca mais fui naquele salão. Passei a fazer em casa, com minha mãe”, afirmou Manoela.

A mãe de Manoela, ensinou o pouco que sabia para a filha, que passou a praticar.

“Ela fazia meu cabelo, e então me ensinou, mesmo não sabendo muita coisa. Comecei a pesquisar e estudar sozinha sobre o assunto e as práticas. Depois passei a fazer o cabelo dela e da menina que cuidava de mim quando minha mãe ia trabalhar. Perguntavam a ela quem fazia o cabelo dela, foi aí que comecei a fazer de outras meninas, cobrando com um preço mais baixo. Na escola, durante o recreio, fazia todo tipo de trança no cabelo das minhas colegas. Foi criando um interesse em mim, que eu nem sabia que tinha”, relatou a competidora representante do Senac/SE.

As competições acontecem no período de 22 a 28 de outubro, em Vitória, capital do Espírito Santo. O evento reunirá competidores de todos os regionais, em busca de uma vaga para representar o Brasil na Worldskills, campeonato mundial de habilidades, que em 2024 acontecerá em Lyon, na França.

A trajetória de Manoela Gama no Senac começou no curso de design de sobrancelhas. O interesse pelo curso de cabeleireiro surgiu na busca de um complemento ao conhecimento no segmento de beleza.

“Eu já trabalhava em casa com alisamento. As clientes sempre me perguntavam se eu fazia sobrancelhas. Com isso, busquei o curso de design de sobrancelhas do Senac. Mas também tinha interesse no curso de cabeleireiro, para me aprofundar ainda mais na área. Conversei com minha professora, que é instrutora do curso e com a minha mãe, e decidi que iria fazer o curso de cabeleireiro, também no Senac. Consegui uma vaga, quando abriu as inscrições, por meio do Programa Senac de Gratuidade, PSG”, contou.

Seleção marcante

Manoela e RitaManoela recebeu a notícia de que tinha sido selecionada para as Competições Senac de Educação Profissional no dia do seu aniversário.

“Fiquei um pouco nervosa, liguei para minha mãe e dei a notícia. Ela disse que seria algo muito bom para o meu futuro. Liguei para o meu namorado também, que me deu muito apoio”, relatou.

Manoela pretende levar tudo de si para as competições, e brinca que só vai ficar ansiosa quando começar a fazer as malas.

“Vou levar meu conhecimento. Foram poucos meses para digerir tudo, mas vou dar o meu melhor, com certeza. Durmo pensando, acordo pensando. Me preocupo um pouco. Querendo ou não, a gente se preocupa. Agora que tá chegando perto, eu falo pra mim mesma não ficar ansiosa ou nervosa, por enquanto, deixar apenas para o no dia que for arrumar minha mala”, brinca.

Manoela está sendo preparada para as competições pela instrutora do curso de cabeleireiro, Gilma Angélica. Além dela, vai participar também representando o Senac Sergipe, Rita de Cácia, de 20 anos, que faz o curso Técnico em Enfermagem, na categoria de Cuidados da Saúde e Apoio Social.

Preparação

A líder de processo do seguimento de beleza do Senac-SE, Felipa Edite, conta que em junho de 2023, durante a preparação para as Competições Senac de Educação Profissional, a competidora Manoela Gama precisou fazer um curso de capacitação em penteados. A partir disso, foi percebida a necessidade da instrutora Gilma Angélica fazer o mesmo curso.

“A capacitação teve uma duração de 40 horas. A instrutora Gilma que acompanhou ela na competição, também fez o curso para poder orientá-la. A partir de 2024, nós repassaremos para os demais instrutores e eles depois para os alunos”, afirmou.

“A abordagem trabalhada durante a capacitação, foram as técnicas que mais estão sendo utilizadas agora, que é dos penteados russos, mais clássicos, que exigem mais limpeza no fio, utilização de novos produtos, muita textura. Foi uma experiência ótima, a qual precisamos aperfeiçoar ainda mais, para posteriormente poder passar aos alunos”, detalhou Gilma Angélica.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo