Case de SucessoDestaquesNotícias

“Tenho orgulho de ter sido Jovem Aprendiz”: conheça a trajetória do arquiteto Quiones Aquino

“Sou o profissional que sou por causa do Senac, foi a instituição que me deu a condição para entrar no mercado de trabalho”
“Tenho orgulho de ter sido Jovem Aprendiz”: conheça a trajetória do arquiteto Quiones Aquino

Aos 16 anos, quando participou de uma seleção para o Programa de Aprendizagem do Senac/SE, por meio da Unimed, o arquiteto Quiones Aquino não imaginava até onde a profissão que escolheu pouco tempo depois o levaria.

turma“Me dividia entre as aulas no Senac e os dias de trabalho na cooperativa de saúde. O curso com duração de um ano tinha um pouco de tudo para preparar o jovem para o mercado de trabalho, com disciplinas de informática, gestão, comportamento no ambiente de trabalho, economia e logística”, rememora.

Essa diversidade de conhecimento permitiu que o Jovem Aprendiz fosse além no desenvolvimento de suas habilidades.

“Cada um era designado para estagiar em uma área da empresa. Fui designado para o Setor de Contas onde me envolvi com a parte financeira e com cálculos. O Senac tinha também algumas disciplinas voltadas para essa área, como matemática e economia”.

Encerrado o contrato de Jovem Aprendiz, já com quase 18 anos, Quiones foi aprovado no vestibular para o curso de Arquitetura.

colegas“Quando já estava na universidade, no terceiro ou quarto período, soube que tinha aberto a seleção para estágio na minha área no Senac e me inscrevi para participar do processo. Conquistei a vaga e desempenhei a atividade até minha formatura. Ao concluir a graduação, fui contratado”.

Sempre atento ao que aprendeu no curso de Jovem Aprendiz, hoje, com 28 anos de idade, Quiones tem orgulho em imprimir sua assinatura, junto a equipe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura e Infraestrutura – NEAI, nos novos projetos no Senac/SE, a exemplo da reforma do prédio do Senac e o toda a concepção do Restaurante Escola Senac Bistrô.

“Todos os projetos foram importantes, mas o do restaurante foi o mais desafiador. Foi um lugar que eu me orgulhei de projetar e é um uma referência para mim. Às vezes eu entro lá, olho tudo e falo: meu Deus fui eu mesmo que fiz isso? O restaurante é o lugar do Senac que tenho mais apreço, pelo grau de dificuldade do projeto”.

bistro

O aprendizado acumulado na trajetória e o olhar minucioso sobre o Senac foram fundamentais para os projetos dos ambientes.

“Como profissional que já estava dentro da instituição há alguns anos, literalmente acompanhei todos os processos de contratação de empresas para colocar em prática os projetos, acompanhei todos os trâmites. Basicamente todos os ambientes que temos hoje aqui são de minha autoria, tanto adaptações que fizemos na estrutura existente, como os novos projetos. A ambientação da equipe de arquitetura e engenharia”.

obra“Desde a minha adolescência até hoje, as minhas maiores experiências foram adquiridas através do Senac. Além da minha formação profissional, teve um peso muito grande na minha vida pessoal e na formação do meu caráter. Os valores que aprendi aqui, conservo para a minha vida. Sou o profissional que sou por causa do Senac, foi a instituição que me deu a condição para entrar no mercado de trabalho”.

 

Leia também:

Trilha de sucesso: egresso do Senac/SE assume cargo de gestão

Compartilhe

Pular para o conteúdo