Carreta EscolaDestaquesGastronomiaNotíciasTurismo

Aula show de gastronomia faz o público interagir sobre a sergipanidade

Senac promoveu ainda a oficina gastronômica na carreta escola instalada na praça 
Aula show de gastronomia faz o público interagir sobre a sergipanidade

A primeira aula show de gastronomia promovida pelo Senac Sergipe no final de tarde de terça-feira, 24, durante a Semana da Sergipanidade, trouxe um prato que leva o nome do ilustre artista plástico sergipano já falecido, Jenner Augusto.  Interagindo com o público, o chef Samuel Davi, foi descrevendo os ingredientes da “Moqueca à Jenner Augusto”,, misturando com a história deste aracajuano, cujo acervo se encontra no memorial instalado dentro do Restaurante Escola Senac Bistrô Cacique Chá.

“Este era um dos pratos favoritos de Jenner Augusto, que sempre frequentava o Cacique Chá. Uma receita carregada de sergipanidade. Durante este evento, estaremos valorizando produtos regionais com as aulas shows, inclusive de drinks, preparados com insumos que o sergipano costuma consumir diariamente, produtos simples. Trabalharemos com receitas fáceis e rápidas, utilizando desde frutas à elaboração de pratos quentes”, destacou Samuel Davi, que contou com o auxílio da sub chef Flávia Monteiro, no preparo da iguaria, que foi servida ao público pelos alunos do curso de Garçom, sob o comando da instrutora Evanice Melo.

Enquanto o público degustava, a equipe do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT) do Senac Sergipe aproveitou para divulgar os cursos oferecidos pela instituição, reconhecida nacionalmente para excelência na educação profissional.

A noite, que contou com a participação do diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, e do representante da Administração Nacional no Conselho Regional do Senac-SE, André Garcez, teve ainda a “Oficina Reisado” de gastronomia, realizada na Carreta escola do Senac, instalada na praça. Sob o comando do instrutor Célio Batista Fontes, os participantes puderam aprender como fazer um bolinho de charque e macaxeira, recheado com queijo de coalho.  

aula

“Todos são produtos típicos da nossa região, ao qual adicionamos o coentro, bastante utilizado na culinária do nosso Estado. Uma hortaliça plantada no interior sergipano e que dá um sabor e aroma diferenciado aos nossos pratos. E sergipanidade é pertencer, ao nosso estado, à nossa cultura, aos sabores, às tradições das nossas cidades históricas, cada uma com suas características e comidas típicas, que traduzem a nossa sergipanidade”, destacou Céli.

oficinaMoradora de São Cristóvão, Ysley Lyandra dos Santos, aproveitou a oportunidade para aprender a fazer a iguaria.

“Adoro aprender coisas novas da gastronomia. Desde criança que gosto de mexer com massas, com tudo que envolve culinária. Soube das oficinas gratuitas do Senac que aconteceriam aqui na Semana da Sergipanidade, resolvi fazer e aprender mais e valorizar a nossa cultura”.

Mais três aulas show – uma de gastronomia e duas de drinks, além de quatro oficinas, serão realizadas pelo Senac, até domingo, dentro da programação do evento.

 

Para saber sobre a programação, clique aqui.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo