AracajuDestaquesInclusãoNotícias

Jovens do Primeiro Emprego preparados pelo Senac iniciam a prática no Cencosud

Integração dos 78 integrantes da primeira turma aconteceu na manhã de quarta, 24
Jovens do Primeiro Emprego preparados pelo Senac iniciam a prática no Cencosud

A parceria entre o Senac, Governo de Sergipe, intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e o grupo Cencosud Brasil é motivo de alegria para 78 jovens do Programa Primeiro Emprego. Após as aulas teóricas na escola profissionalizante, eles agora começam uma nova etapa:  a capacitação na prática em lojas do GBarbosa e Mercantil Atacado, ambas pertencentes à rede de supermercados, em Aracaju.

cencosudNa manhã desta quarta-feira, 24, os alunos foram recepcionados pelo grupo, e passam a vivenciar o dia a dia do varejo como operadores de supermercado, operadores de loja, de perecíveis, depósito/patrimônio e farmácia, colocando em prática tudo o que aprenderam nas aulas teóricas. Além de ser um dos principais setores da economia no país, o varejo tem um importante papel social que é ser porta de entrada para muitos profissionais no mercado de trabalho.

“Os cursos foram iniciados em janeiro e 30% desses alunos já serão totalmente absorvidos pelo GBarbosa, Cencosud. Atualmente 76% dos alunos Senac são inseridos no mercado de trabalho. É assim o nosso histórico, a nossa força de trabalho, é assim que trabalhamos. É o Senac instruindo para o trabalho, qualificando e dando oportunidades para todos os sergipanos”, destacou o diretor Regional do Senac, Marcos Sales.

O momento de integração foi prestigiado pelo governador Fábio Mitidieri, os secretários de Estado do Trabalho, Jorge Teles, e da Casa-Civil, Jorginho Araújo, e o secretário-executivo da Seteem, Rafael Melo, entre outras autoridades.

“Nós treinamos, qualificamos e agora chegou a hora de vocês começaram a trabalhar e mostrar tudo aquilo que aprenderam e descobrir a verdadeira vocação de cada um. Vocês começam com uma função, mas ao longo do treinamento pode até desenvolver uma aptidão por uma outra área. Os monitores do GBarbosa vão identificar isso, se estão numa função correta ou se podem ser aproveitados em uma outra área. E cabe a vocês se dedicarem e agarrarem as oportunidades”, frisou o governador Fábio Mitidieri.

 

Primeiro Emprego

A iniciativa do Governo de Sergipe, executada por meio da Seteem, visa ampliar a capacitação e inserção de jovens sergipanos no mercado de trabalho. Trata-se de uma jornada de incentivo à educação profissionalizante, para que eles obtenham as primeiras experiências comprovadas no âmbito do trabalho.

Em novembro de 2023, a pasta do Trabalho realizou a intermediação das vagas junto ao grupo Cencosud Brasil resultando na abertura de 389 oportunidades para jovens selecionados no Programa Primeiro Emprego.

As qualificações são direcionadas ao setor varejista, com cursos na área de açougueiro, atendente de delivery, auxiliar de limpeza, confeiteiro, fiscal de prevenção, operador de supermercado, operador de farmácia, operador de loja, operador de perecíveis, assistente de logística, assistente administrativo e padeiro. Cada área com uma carga horária de 400 horas de qualificação, entre teoria e prática. Ao final da jornada de capacitações pelo Primeiro Emprego, 30% dos jovens participantes serão contratados pela empresa.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo