AracajuCurso Tecnico AracajuDEPDestaquesInclusãoNotíciasRádio e TV

Inclusão: Senac SE forma seis novos técnicos de Rádio e TV, sendo dois autistas

Durante um ano e três meses Gabriel Santana e Gabriel Santos aprenderam e ensinaram aos colegas e colaboradores sobre convivência e respeito
Inclusão: Senac SE forma seis novos técnicos de Rádio e TV, sendo dois autistas

Uma formatura que mostrou que é possível cada pessoa ser a protagonista da sua história, superar barreiras e demonstrar capacidade. Na noite de quarta-feira, 13, Gabriel Santana e Gabriel Santos, ambos autistas, deixaram de ser coadjuvantes, para escrever uma história de superação ao concluírem o curso Técnico de Rádio e TV, ofertado pelo Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac em Aracaju.

juramento autistasNuma solenidade prestigiada pelo presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, o diretor Regional do Senac, Marcos Sales, o representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), André Garcez, o diretor de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, o gerente da unidade Senac de Aracaju, Antônio Santana, além da equipe pedagógica que, ao lado de parentes, amigos e mestres lotaram o auditório, eles conduziram a solenidade, um como orador da turma e o outro fazendo o juramento.

“Juro como profissional de rádio e tv, lutar pela liberdade de pensamento e expressão e agir de acordo com os princípios éticos. Prometo respeitar os outros como a mim mesmo, empenhar-me na construção da solidariedade humana e agir honestamente na busca pela informação. Dessa forma, assumo o compromisso de ter na sociedade a fonte e o fim principal dos bons frutos do meu trabalho e remover os obstáculos para que todos compreendam a importância da comunicação para a sociedade e para a humanidade”, proferiu Gabriel Santana.

Logo em seguida, os seis formandos foram chamados para receber os certificados de conclusão do curso e cada um destacou um pouco do aprendizado adquirido com os instrutores e demais colaboradores do Senac-SE, e com o convívio entre eles.

Natural de Capela, a concludente Érica Santana teve um papel fundamental no aprendizado diário e inclusivo dos dois colegas autistas.

autistas“Como vocês, Gabriel Santana e Gabriel Santos, aprendi como ouvir, entender e falar com os dois. Isso fortaleceu o meu sentimento de que nasci para a comunicação. Sou de uma família que sempre me deu a oportunidade de me comunicar. Gosto de falar do meu avô Luiz, que eu vi desde pequena, sempre lutar pelo próximo e aprendi ter empatia pelo outro. Estou feliz e grata por concluir o curso no Senac, onde tive apoio de toda a equipe”.

Gabriel Santos, orador da turma, celebrou as conquistas acadêmicas e expressou gratidão a todos pelo apoio ao longo desta Jornada.

autistas“Tivemos instrutores incríveis que transmitiram conhecimento e ainda nos inspiraram e nos incentivaram a alcançar nossos objetivos. A dedicação de todo o corpo docente do Senac é admirável.  Neste momento queremos agradecer em especial a pessoa que inspirou o nome da turma: Adalberto Trindade de Souto. Ele sempre se colocou à disposição para nos ajudar no processo de aprendizagem e mesmo diante das demandas que o cargo de Diretor de Educação exige, sempre tinha um tempinho para nos acompanhar e nos privilegiar com a sua presença”.

“Comunicação e o reconhecimento são palavras que respiramos essa noite. Minha gratidão ao presidente Marcos Andrade por nos permitir estar aqui como diretor de educação profissional e viver um momento como este, e ao reconhecimento do diretor Marcos Sales sobre a dedicação que nós temos, em procurar fazer o melhor, buscando sempre a excelência. Os familiares dos formandos e os mais próximos estão sentindo a transformação que aconteceu nesta turma, que nos fez chorar e rir.  São pessoas que vieram muito mais ensinar do que aprender. E me sinto muito honrado em ter sido homenageados por esta turma tão especial”, disse Adalberto Trindade, diretor da DEP.

Fortalecendo a inclusão

inclusão“O Sistema Fecomércio-CNC-Sesc-Senac tem buscado a cada momento, trabalhar a inclusão, que é uma obrigação social que só engrandece as nossas atividades, porque trazemos pessoas com os dois Gabriel, que são autistas, para o ambiente pedagógico, coletivo, criando a oportunidade deles conviverem com outras pessoas. Trazendo essas pessoas para o convívio, para a normalidade do dia a dia, aprendemos a respeitar e conviver com elas. E isso tem um poder transformador muito grande, pois são pessoas capazes e que devem ser inseridas no mercado de trabalho”, destacou o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade.

inclusão“Esse trabalho de inclusão que nós do Senac fazemos, será ampliado a partir de 2024. É nossa obrigação educar para o trabalho, gerando oportunidades de uma vida digna indistintamente. E quando vemos o resultado como este, da formatura dos meninos num curso técnico, com duração de um ano e três meses, ficamos muito felizes. Acolhê-los e incluí-los, trouxe aprendizado para todos do Senac. Me sinto lisonjeado em ser diretor neste momento e saber que estamos fazendo a diferença na vida de pessoas e transformando vidas”, informou o diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales.

inclusão“Quero parabenizar toda equipe do Senac Sergipe, pela qualidade e dedicação ao trabalho que fazem aqui, e agradecer a todos que falam comigo e trazem essas experiências de inclusão, de diversidade, de inserção produtiva, onde 71,5% dos alunos que passam pela instituição conseguem emprego. Isso reforça o quanto me sinto bem sendo André do Senac, uma instituição que faço parte há cerca de nove anos, na área financeira e contábil. E vendo essa formatura hoje, aumenta a minha vontade de trabalhar nessa instituição, que transforma vidas em todo o país há 77 anos”, afirmou o representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) no Conselho Regional do Senac, André Garcez.

inclusão

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo