AracajuDestaquesGastronomiaNotíciasRestaurante Escola Senac

Ficha técnica garante valor nutricional e sabor nos pratos preparados na lanchonete e restaurante do Senac

Padronização garante qualidade e segurança alimentar para os clientes
Ficha técnica garante valor nutricional e sabor nos pratos preparados na lanchonete e restaurante do Senac

Ficha técnica garante valor nutricional e sabor nos pratos preparados na lanchonete e restaurante do Senac

De olho no aprendizado integral dos alunos do Centro de Gastronomia (CGT), o Restaurante Escola Senac Bistrô implantou a ficha técnica de todos os pratos que compõem o cardápio da casa. De acordo com o gerente do CGT, José Américo Siqueira, a adoção do documento garante qualidade, padronização da apresentação e principalmente a segurança alimentar para os clientes.

“Se um cliente estiver no restaurante e voltar dentro de um mês ou mais, poderá pedir o mesmo prato, que será servido com as mesmas porções, qualidade, sabor e padrão, independente de estarmos com uma turma diferente de alunos”, explica.

A elaboração da ficha técnica passa por um rigoroso acompanhamento nutricional, feito pela nutricionista Ellen Moura.

“Melhorar a qualidade nutricional de cada prato, garantindo quantidade, sabor e apresentação, além de um maior controle do estoque foi uma preocupação do Senac. Com a adoção da ficha técnica, os alunos são capacitados sobre as quantidades de cada produto que devem usar no preparo dos alimentos, padronizando cada receita”, ressaltou Ellen Moura.

Com isso, os alunos saem mais preparados para o mercado de trabalho, capacitados em controlar o estoque e preparar cada prato sem desperdícios e padronizado.

“Com a ficha técnica é possível também fazer a precificação correta de cada alimento que é preparado. Muitas vezes quem trabalha com preparo de comida, bolos, doces, salgados etc., não consegue saber ao certo quanto gastou na produção de cada produto e vende abaixo do valor que deveria”, ressaltou José Américo Siqueira.

A adoção da ficha técnica tem auxiliado bastante na linha de produção da Lanchonete Escola e do Restaurante Escola Senac Bistrô.

“Aproveitamos esse momento da implantação da ficha técnica dos pratos que preparamos para dar uma reformulada no cardápio do Senac Bistrô. Com essa padronização, a cozinha ganha agilidade, os nossos alunos saem para o mercado de trabalho mais qualificados e os clientes têm a garantia do sabor e valor nutricional de cada pratos que servimos no Restaurante Escola”, destacou o chef de cozinha do Bistrô, Samuel Davi.

 

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo