AprendizagemAracajuDestaquesInclusãoNotícias

Setembro Amarelo: Senac apresenta série de palestras em prol da vida

O evento no CEP Aracaju aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro e reuniu alunos do curso de aprendizagem
Setembro Amarelo: Senac apresenta série de palestras em prol da vida

Nos dias 05 e 06 de setembro o Senac apresentou a série de palestras “Por Você, pela vida e pela saúde mental”, aderindo à companha do setembro amarelo, de prevenção ao suicídio. Reconhecendo a importância de cuidar da saúde mental, principalmente, durante a juventude, o ciclo de palestras trouxe especialistas da psicologia e da educação.

amareloDanianne Maciel, instrutora de aprendizagem do Senac falou da importância de que momentos como este sejam proporcionados aos alunos, já que esta é uma fase da vida repleta de incertezas e expectativas.

“São os jovens, que muitas vezes, não tem estrutura familiar e encontram nesse espaço de formação profissional, um apoio. Eles saem daqui carregados de novos conhecimentos, que vão refletir na vida deles. Ou seja, ajudar em casa, suas famílias, seus irmãos, primos, parentes. Podem levar para o ambiente de trabalho essas informações. Por isso, esses momentos de integração são maravilhosos”, afirma.

setembroPara psicóloga Cristiane Figueiredo, uma das palestrantes, apesar da campanha acontecer em setembro, é um cuidado que deve perdurar durante todo o ano.

“É um momento especial de prevenção, de conscientização e principalmente, pela valorização da vida. Hoje eu trago aqui um tema especial, que são as emoções. Nós não precisamos falar de forma tão pesada sobre o tema, que hoje é um tabu, mas podemos ressignificá-lo, trazendo pontos que podem levar aos extremos. Dessa forma, acredito que trabalhar a emoção nos ajuda muito nesses casos”, contou a psicóloga.

“O setembro Amarelo vem para nos lembrar a necessidade discutir sobre a saúde mental sem julgamentos, enfatizando a importância do autocuidado e da necessidade de buscar ajuda especializada quando necessário”, ressalta Silvia Conceição, analista do Senac/SE e psicóloga.

amareloPromover palestras como essa, é uma das marcas formativas do Senac. A instrutora de aprendizagem, Patrícia Lima, explica que se conhecer e buscar a individualidade é parte crucial do processo pedagógico.

“O aluno precisa entender a individualidade buscando a partir do eu, das emoções, para dar uma devolução mais firme ao mercado de trabalho. Dito isso, acredito muito nas possibilidades desses encontros formativos em palestras, engrandece a formação profissional dos jovens”, abordou.

O diretor da Divisão de Educação Profissional (DEP) do Senac/SE, chamou atenção para a experiência e o futuro dos jovens. “Avaliem a importância que tem este mês, Setembro Amarelo, com pensamento positivo, na vitalidade da juventude de vocês, para que possam prosseguir. Dificuldades vão existir na nossa vida, e muitas delas, são provocadas pelo inimigo para sentir nosso potencial e nossa capacidade. Por isso, recomendo que não esmoreçam nunca. E afirmo que aqui, vocês têm apoio para que possam construir seu futuro”, expressou o diretor.

 

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Compartilhe

Pular para o conteúdo