Senac e Fundat certificam mais de 300 ambulantes em curso de segurança alimentar


Publicado em : 15/05/2015 | por senac | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal tirada do fundo de um auditório lotado de pessoas sentadas , mostra em primeiro plano uma mulher em pé, sorrindo, segurando à altura do peito um certificado com logomarca no canto superior esquerdo do Senac.  Fim da descrição.

Uma parceria entre o Sistema Fecomércio/Senac e a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho(Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, promoveu a capacitação gratuita de mais de 300 feirantes e vendedores ambulantes para o curso de Implantação Orientada do Programa Alimentos Seguros(PAS),que compreendeu noções básicas de manipulação de alimentos, bem como a prática e verificação no ponto de venda. O curso ofertado atende aos requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), abordando a questão de armazenamento, manutenção, transporte e distribuição dos alimentos.

A entrega da certificação aos ambulantes e feirantes ocorreu hoje pela manhã(18 de maio), no auditório do Senac e contou com a presença do vice-prefeito da capital, José Carlos Machado;da senadora Maria do Carmo Alves;da presidente da Fundat, Gláucia Guerra; do presidente em exercício da Fecomércio, Hugo França;do diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, além do coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Batalha de Britto e a Gerente do Centro de Formação Profissional de Aracaju, Anaciete Chaves.

A senadora Maria do Carmo Alves parabenizou todos os ambulantes e feirantes capacitados e destacou a segurança que o consumidor terá em comprar alimentos de pessoas qualificadas: “Quem for comprar qualquer alimento de vocês, sabe que vocês foram preparados, tem certeza que aquele alimento veio com todas as regras como manda a boa culinária”.

Já o vice-prefeito José Carlos Machado destacou que ao longo dos últimos quatro anos, o município já qualificou mais de 5 mil pessoas carentes que precisavam de uma resposta do governo público. E enfatizou: “Nosso objetivo é colocar essas pessoas no mercado de trabalho,ter uma atividade própria, capacitar para que possam viver com dignidade”.

“Essa qualificação de boas práticas da manipulação de alimentos é uma estratégia da gestão não só da Fundat, mas da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social e da Prefeitura de Aracaju. É uma promoção da  segurança  alimentar em Aracaju e em especial de geração de renda. As pessoas com esse curso tem a possibilidade de comercializar  produtos e gerar renda para suas famílias”, pontuou a presidente da Fundat, Glaucia Guerra.

O Diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado, agradeceu através da parceria com a Prefeitura de Aracaju, a oportunidade que se dá ao Senac de promover a qualificação profissional e a qualidade de um modo geral para a segurança alimentar da capital. “Essa força da parceria é que faz com que o Senac consiga crescer, se projetar e estar cada vez mais próximo daqueles que estão precisando da qualificação profissional”, pontuou o diretor.

O encerramento do evento se deu com a palestra da educadora previdenciária, Profª Gicelma Souza, que falou sobre os benefícios previdenciários.


Autor : senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*