Notícias

Senac realiza com sucesso a 2ª Semana de Rádio e TV


Senac realiza com sucesso a 2ª Semana de Rádio e TV
Debates marcaram primeiro dia

O Senac/SE, órgão integrante do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, realizou, de 8 a 10 de novembro, a 2ª Semana de Rádio e TV. Com o tema “Os Desafios do Rádio na Era Digital”, o evento reuniu centenas de estudantes, profissionais e admiradores deste universo, e propôs, além de uma discussão sobre o assunto, diversas oficinas temáticas e uma homenagem aos destaques do rádio sergipano em 2017.

Equipe organizadora

A abertura da Semana de Rádio e TV contou com as presenças do diretor da Federação Nacional dos Radialistas, Fernando Cabral, da professora da Universidade Tiradentes e Universidade Federal de Sergipe, Juliana Almeida, e do diretor financeiro da Fundação Aperipê, Clóves Trindade. Os convidados, juntamente com o público, debateram sobre os desafios do rádio e traçaram perspectivas para o futuro deste meio de comunicação.

“A comunicação está mudando a todo o momento, e as discussões sobre rádio e TV são muito urgentes. É importante que o Senac promova esse debate, pois nem a universidade realiza um evento como esse para discutir esses meios de comunicação tão presentes na vida das pessoas. É interessante reunir profissionais e alunos para uma troca de experiências e, acima de tudo, para que essas pessoas possam se atualizar sobre o que acontece no mercado. Na mesa de hoje, por exemplo, tivemos o Cabral como um representante sindical, eu vim trazer um pouco da visão acadêmica e o Clóves, um pouco da experiência da comunicação pública. Conseguimos fazer um diálogo bem interessante e todos ganhamos com isso”, disse Juliana Almeida.

Oficina de Produção de Programas de Radiojornalismo

“Passamos por um momento de transformação na convergência de mídias, e o rádio, que é um instrumento que jamais morrerá, também deve se adequar a esse novo momento. Então este debate tem que ser feito, e parabenizo o curso Técnico em Rádio e TV do Senac por promover esse evento com alunos e profissionais da área, para que possamos debater e construir um momento novo para os rádios sergipano e brasileiro”, declarou Fernando Cabral.

Oficinas

No segundo dia, a Semana de Rádio e TV teve continuidade com a realização de oito oficinas. Desde “Dicas de apresentação em TV” a “Noções de Mestre de Cerimônias”, os minicursos trazem muito aprendizado para os participantes. Alunos da casa e de outras instituições, além de profissionais do segmento, participaram das aulas.

Oficina de Noções de Mestre de Cerimônias com professor Valter de Souza

Mileny Oliveira, aluna do curso Técnico em Rádio e TV, participou ativamente do evento, tanto nas oficinas quanto na organização. “Este ano eu pude trabalhar nos bastidores e também participar das oficinas de Técnicas de Locução Esportiva e de Humor no Rádio e na Internet. Gostei muito, aprendiz bastante e indico aos meus colegas que participem nas próximas edições”, disse a aluna.

O cantor e locutor Antônio Almeida Santos, também aluno do Senac, enalteceu a Semana de Rádio e TV. “A iniciativa é importante para que as pessoas possam conhecer o nosso curso. Eu tive o prazer de participar da oficina de humor e acho que as técnicas de locução são muito importantes tanto para quem quer ser radialista quanto para a comunicação do dia-a-dia”, avaliou.

“O Senac permite que nos tornemos ótimos profissionais, e como eu estou sempre em busca da evolução, procurei esta escola. Participei da oficina de Oratória Aplicada ao Rádio, com o professor Valter de Souza, e foi bastante proveitosa”, afirmou o aluno Alisson Santos.

De acordo com Isabelle Marques, instrutora e uma das organizadoras do evento, a programação da Semana de Rádio e TV é construída em parceria com os alunos. “A grade de oficinas e atividades do evento é construída ao longo do ano com a ajuda dos alunos da casa, que nos trazem suas demandas e expectativas. Esta segunda edição do evento é uma consolidação de um projeto piloto que fizemos no ano passado, e já marca a Semana de Rádio e TV no calendário oficial de eventos da instituição”, disse.

Homenagens

José Antônio Marques recebe homenagem
Magna Santana recebe prêmio

O encerramento da 2ª Semana de Rádio e TV foi uma noite de comemoração e reconhecimento dos grandes nomes do rádio sergipano com a entrega de um prêmio aos destaques do ano de 2017.

Receberam a homenagem José Antônio Marques (Melhor Locutor Esportivo), Adjan Souza (Melhor Locutor de Programa de Entretenimento), Douglas Magalhães (Melhor Locutor Noticiarista), Iucema Santos (Melhor Locutora de Programa de Entretenimento), Magna Santana (Melhor Locutora Noticiarista), Antero Alves (Melhor Produtor), Ricardo Gama e Tanit Bezerra (Melhor Programa de Entretenimento – Mural – Rádios Aperipê AM e FM), Jairo Alves, Ceiça Dias e Rozendo Aragão (Melhor Programa Jornalístico – Linha Direta – Rádio Cultura AM).

“É uma alegria e uma honra! É o reconhecimento do trabalho que a gente faz diariamente, e não é brincadeira, porque tem entrevistas, música ao vivo, notícias, mas é descontraído e leve. É uma maneira diferente de dar notícias e levar arte sergipana para os sergipanos”, declarou Tanit Bezerra, apresentadora do programa premiado Mural, das rádios Aperipê AM e FM.

Tanit Bezerra e Ricardo Gama recebem prêmio de Melhor Programa de Entretenimento

“O programa surgiu em 2009 e, à época, eu apresentava com Isabela Raposo, ex-aluna do Senac. A gente pensou o programa de maneira que a descontração fosse seu elemento principal. Receber esse prêmio do Senac nos dá mais incentivo para continuar, e, principalmente, porque esse reconhecimento vem de pessoas já ligadas ao rádio”, disse Ricardo Gama, também apresentador do programa Mural.

Com mais de 50 anos de serviços prestados ao rádio sergipano, José Antônio Marques ficou emocionado ao receber o prêmio de Melhor Locutor Esportivo. “É mais um troféu que recebo e que guardarei com muito carinho. Agradeço a todos que votaram em mim e dedico aos meus colegas que fazem o rádio esportivo de Sergipe”, agradeceu Antônio Marques.

Compartilhe

Pular para o conteúdo