Senac: encaminhando talentos para o mercado de trabalho  


Publicado em : 22/12/2017 | por Admin Senac | Agência Comércio

Roberta cadastra seu currículo no Banco de Oportunidades

 

Jeovana Brena do Nascimento

Jeovana Brena do Nascimento, 21 anos, buscava apenas aprender um pouco de etiqueta quando se matriculou no curso de Garçom do Senac/SE, no final de 2016. Após seis meses de aulas práticas e teóricas, Jeovana se tornou uma profissional habilitada para atender, com qualidade, aos clientes de um restaurante, de um bar ou os convidados de uma festa.  “Eu queria ficar por dentro das regras de etiqueta, mas o curso me ensinou muito mais do que eu buscava. Pude aprender sobre vinhos e bebidas variadas, como café, drinks e coquetéis, e as diferentes formas de atendimento. Enfim, o curso me ensinou uma profissão, me transformou como pessoa e me ensinou a ser mais cortês, simpática e proativa”, disse.

E a trajetória de Jeovana ao término do curso não foi muito diferente das de outros alunos que passam pelo Senac. Depois de uma visita técnica a um hotel no bairro Farolândia, acompanhada pelo então instrutor José Alberto Correia, a jovem despertou a atenção do chefe do setor de alimentos e bebidas, por quem foi convidada para fazer alguns serviços no estabelecimento. “Fizemos a visita para conhecer a experiência de trabalhar em um hotel, especialmente como funciona o atendimento em um buffet. Então, o responsável pelo setor A&B pediu meu contato e os de mais alguns colegas e, em um certo dia, me convidou para fazer um extra no restaurante do hotel no domingo. A partir daí, eu acabei indo trabalhar quase todos os domingos e, quando terminei o curso no Senac, fui convidada e contratada pelo hotel!”, contou Jeovana.

Estrutura do Banco de Oportunidades

Se há um ano ela não imaginava as mudanças que viriam, atualmente a jovem está feliz e empolgada com os rumos que a vida profissional está tomando. Para aqueles que buscam um lugar no restrito mercado de trabalho, Jeovana é direta: “Eu aconselho que procurem fazer um curso profissionalizante em uma boa instituição como o Senac”, recomendou a garçonete.

Abrindo portas

Assim como Jeovana, Tiago Silva Nascimento, 20 anos, concluiu recentemente o curso de Garçom no Senac/SE. E também como a colega, Tiago terá a felicidade de estar empregado no final deste difícil ano. “Escolhi o curso por já ter uma afinidade em servir e lidar com pessoas. Com as bases éticas que o curso ofereceu, me tornei alguém de maneiras e costumes bem vistos em todo o canto. Por isso agradeço ao Senac. Os professores são altamente preparados para dar ao aluno um ensino de qualidade”, reconheceu.

Depois de receber o certificado, Tiago fez seu cadastro no Banco de Oportunidades – Senac Carreiras que, em apenas uma semana, o encaminhou a uma entrevista de emprego em uma hamburgueria. “Disputei a vaga com outros dois garçons, um que também fez curso no Senac e outro com muitos anos de experiência. Me destaquei e fui contratado! É um bom lugar e eu estou gostando de trabalhar lá. Penso em, futuramente, me especializar, explorar outras áreas. O curso me fez querer aprender mais, abriu portas para o meu pensamento”, declarou o jovem.

Diretor apresenta o novo Banco de Oportunidades

Banco de Oportunidades

O departamento que indicou Tiago para uma entrevista de emprego é o mesmo que já encaminhou milhares de talentos do Senac para o mercado de trabalho. Trata-se do Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, um espaço onde alunos e egressos podem cadastrar seus currículos e empresários podem buscar profissionais qualificados para seus processos seletivos.

Em 2016, o Banco de Oportunidades recebeu o cadastro de 642 novos egressos e de 800 empresas, encaminhando para o mercado 1024 ex-alunos, 35 deles com deficiência. Em 2017, até o mês de agosto, 435 empresas se inscreveram no bando de dados, e 100 delas solicitaram mão-de-obra qualificada pelo Senac. No mesmo período 452 alunos foram encaminhados a processos seletivos.

Os dados animam o diretor Paulo do Eirado, que enaltece a importância do serviço tanto para alunos quanto para contratantes. “O Senac se realiza quando vê o que a passagem por aqui fez na vida do nosso aluno e egresso. Podemos ter números muito bonitos de entrega de certificados, mas o que vale mesmo é saber que o Senac transformou positivamente aquele que passou por aqui, seja conseguindo um emprego formal ou montando seu próprio negócio com mais segurança. Então o Banco faz exatamente essa ponte entre o aluno, que aqui ganha formação profissional da melhor qualidade, e o empresário, que reconhece que o egresso do Senac será um bom profissional em sua empresa”, declarou o diretor.

Hipácia Nogueira realiza cadastro de aluna no Banco de Oportunidades

Ainda em 2017, o Banco de Oportunidades – Senac Carreiras foi reformulado e ampliado. Dentre os novos serviços, destacam-se o Portal, que consiste em um espaço virtual, interativo e gratuito, que facilita o cadastramento e agiliza todo o processo de contratação. Foram criadas, também, as Rodas de Conversa, oportunidades gratuitas de formação para alunos e ex-alunos, através de oficinas, workshops e minicursos.

 “O sentimento é de felicidade, pois nossa missão está indo além da qualificação profissional. Oferecer ao aluno a possibilidade de sair da instituição colocando em prática o que aprendeu nas diversas empresas do comércio sergipano, tem sido um grande diferencial. Cada conquista é celebrada por toda a equipe que, diariamente, está atenta às demandas e, assim, pronta para o encaminhamento. Apesar do cenário ainda incerto na economia do país, temos sentido um crescimento nas solicitações de mão-de-obra”, revelou Hipácia Nogueira, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos.


Autor : Admin Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias