Notícias

Empresário português palestra para alunos e professores do Senac


Empresário português palestra para alunos e professores do Senac

O auditório do Senac recebeu o empresário português Alberto Barreiro na tarde da última segunda-feira, 09 de abril. Especializado em Artes Gráficas, Barreiro falou sobre como empreender em Portugal, e ofereceu dicas de como os imigrantes podem ter sucesso no mercado de trabalho lusitano. Portugal é, atualmente, a terceira maior economia da Europa e tem recebido milhares de brasileiros em busca emprego, estudo e  melhor qualidade de vida.

“Gosto de dar palestras e sentir o calor humano enorme, a sala cheia, isso me automotiva. E o que eu trouxe foi a minha experiência de vida com alguns dados estatísticos, e estou sempre à disposição para falar com os nossos jovens, pois eles são as pessoas que vão defender os nossos interesses, vão reger o país. Então é bom que conheçam as experiências boas e más, que estejam alertas e atentos para que amanhã construam uma sociedade mais justa”, disse Barreiro.

O empresário esteve em Sergipe para uma série de eventos e reuniões a convite da Fecomércio, e não perdeu a oportunidade de falar a alunos e professores do Senac. “A palestra foi muito instrutiva e esclarecedora para meus alunos, principalmente, porque eles sempre têm aquele sonho de tentar a vida em um lugar que ofereça melhores condições. E foi isso que o senhor Barreiro trouxe. A possibilidade de os brasileiros crescerem em outro lugar, deixando claro que eles precisam aprender e se esforçar muito. Mas deixou, também, o precedente de que nós podemos ser grandes dentro do nosso próprio país”, observou a instrutora Georsinete Castro.

Marcos Barreto, diretor do Senac em exercício, Alberto Barreiro e André Gusmão, coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing da Fecomércio

“Foi muito útil porque em poucos minutos nós aprendemos sobre a cultura portuguesa e a visão que eles têm do Brasil e a visão que nós tínhamos de Portugal. É muito boa essa interação cultural”, disse João Carlos Costa, aluno do curso de Massagista.

Para Mariangela Spadaro, a palestra do europeu foi ainda mais especial. Mariangela é italiana e mora em Sergipe há cinco anos, onde atualmente é aluna do curso de Manicure do Senac. Ela se identificou bastante com a apresentação de Alberto Barreiro, sobretudo no que se referiu à vida na Europa.

“Foi muito interessante. Ele falou coisas verdadeiras sobre a Europa, sobre o mundo do trabalho, oportunidades, sobre ser muito responsável. A palestra foi útil porque deu uma ideia sobre o que é morar na Europa, as dificuldades que as pessoas podem encontrar até se acostumarem com outro estilo de vida. Todo mundo me pergunta por que eu vim para cá, enquanto todos eles querem morar lá, por acharem que vão encontrar melhores condições de vida no exterior”, disse Mariangela, revelando que mudou-se para cá com a família em função do trabalho do marido, que é engenheiro e foi transferido para o Brasil.

Compartilhe

Pular para o conteúdo