Notícias

Colaboradores participam de Simulador de Negócios Sociais com a Rede Yunus


Colaboradores participam de Simulador de Negócios Sociais com a Rede Yunus

Colaboradores do Senac/SE, órgão ligado ao Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, participaram, nos dias 20 e 21 de junho, de um Simulador de Negócios Sociais com representantes da Yunus Negócios Sociais Brasil. O objetivo foi fixar o conceito de negócio social e estimular os participantes a criarem projetos que gerem soluções para desafios reais da sociedade como pobreza, alimentação e moradia. Além de funcionários do Senac, participaram da capacitação representantes de instituições parceiras.

“Trouxemos um simulador de negócios sociais, o que nós chamamos de Social Business Game, um jogo onde eles simularam toda a vivência de um negócio social de acordo com o mercado, tomando decisões que influenciam no resultado do negócio. Foram dois dias de muita mão na massa, e a ideia era despertar esse olhar sobre como resolver os problemas sociais de Sergipe através de negócios sociais; negócios que nascem para resolver esses problemas”, explicou Victor Pucci, gestor da rede de representantes da Yunus Negócios Sociais Brasil.

Victor Pucci, representante da Yunus

Para os participantes, o momento foi de aprendizado. “Eu nunca tinha participado dessas oficinas e estou achando tudo muito interessante. Está sendo um momento de reflexão e aprendizado, para que possamos desenvolver alguns negócios sociais tanto na área de saúde, quanto nas demais áreas aqui do Senac”, afirmou a instrutora Karina Santana. “Está sendo engrandecedor aprender sobre negócios sociais. É uma outra visão do empreendedorismo”, disse Caroline Teles, coordenadora técnica dos cursos de saúde.

Em pouco mais de um ano, a parceria já rendeu diversos encontros entre os membros da Yunus e os colaboradores do Senac. No ano passado, eles participaram de um Laboratório Social conduzido pelas diretoras da Rede Yunus de Educação, Julia Cimionatto e Glaziela Cavallaro. O evento aconteceu durante dois dias no Senac Bistrô Cacique Chá. Já o Simulador de Negócios Sociais foi o segundo encontro promovido em 2017.

“Em princípio é uma parceria que enriquece muito o Senac, principalmente pelas novas possibilidades de geração de renda, de criação de negócios mais criativos, com mais chances de sucesso, porque trazem toda uma estrutura com investidores e o aval de Muhammad Yunus, um prêmio Nobel da Paz, um banqueiro extremamente responsável do ponto de vista social. E isso faz com que tenhamos mais uma ferramenta, uma boa janela de oportunidade profissional para os nossos alunos e egressos. Pensar em negócios sociais é pensar em geração de renda, criação de empregos, em impacto social como resultado do trabalho, mas, acima de tudo, em negócios que são autossustentáveis. São empresas que têm uma governança, uma estrutura administrativa e financeira rigorosa para sobreviver, mas, ao mesmo tempo, que trazem um benefício para todos, tanto do lado de dentro da empresa quanto do lado de fora dela”, declarou, entusiasmado, Paulo do Eirado, diretor do Senac/SE.

Paulo do Eirado

Rede Yunus

A Yunus Negócios Sociais Brasil é a unidade brasileira da Yunus Social Business Global Initiatives e oferece serviços de consultoria para empresas, governos, fundações e ONGs. Atua também no meio acadêmico, realiza palestras, workshops e eventos por todo o Brasil.

A Rede tem como fundador Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, pai do microcrédito e dos negócios sociais. É também criador do banco Grameen Bank e de outras 50 empresas em Bangladesh, a maior parte delas como negócios sociais.

 

Compartilhe

Pular para o conteúdo