Banco de Oportunidades – Senac Carreiras


Publicado em : 05/05/2017 | por Admin Senac | Agência Comércio



O Senac /SE reabre os serviços de encaminhamento ao mercado de trabalho e traz novidades para seus egressos investindo no empreendedorismo

Diretor apresenta o novo Banco de Oportunidades

Encaminhar alunos e egressos ao mercado de trabalho e proporcionar aos empresários contato com profissionais qualificados para que participem de seus processos seletivos: estes são os objetivos gerais do Banco de Oportunidades – Senac Carreiras do Senac/SE. O serviço, que passou por uma reformulação e foi ampliado, teve sua reabertura na tarde da última quinta-feira, 04 de maio, com a presença de colaboradores e alunos da instituição que integra o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Em 2016, o Banco de Oportunidades – Senac Carreiras recebeu o cadastro de 642 novos egressos e de 800 empresas, encaminhando para o mercado de trabalho 1.024 ex-alunos, 35 deles com deficiência. Neste ano, entre fevereiro e abril, o serviço já encaminhou 124 egressos, sendo 04 com deficiência, e já promoveu o cadastro de 163 ex-alunos e 21 empresas.

Os dados animam o diretor Paulo do Eirado, que enaltece a importância do serviço tanto para alunos quanto para contratantes. “O Senac se realiza quando vê o que a passagem por aqui fez na vida do nosso aluno e egresso. Podemos até  ter números muito bonitos de entrega de certificados, mas o que vale mesmo é saber que o Senac transformou positivamente aquele que passou por aqui, seja conseguindo um emprego formal ou montando seu próprio negócio com mais segurança. Então o Banco faz exatamente essa ponte entre o aluno, que aqui ganha formação profissional da melhor qualidade, e o empresário, que reconhece que o egresso do Senac será um bom profissional em sua empresa. Nós ficamos muito felizes em ver que há uma boa receptividade dos alunos em relação à proposta do banco, mas também dos contratantes, pois a gente dispõe da Sala dos Empresários, onde eles podem fazer seus processos seletivos aqui dentro de forma gratuita”, declarou o diretor regional.

Empreendedorismo

Mas o Banco de Oportunidades cresceu. Além das novas instalações e horário de funcionamento ampliado (das 8h às 21h), o departamento está implantando o Serviço de Apoio ao Empreendedor, por meio do qual os egressos e alunos que estejam concluindo seus cursos podem obter informações e participar de palestras e oficinas sobre empreendedorismo, cultura empresarial, gestão de negócios, dentre outros temas.

Gláucia Guerra apresenta equipe do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos

“Ampliamos para esse viés, inclusive por conta da situação de crise, do desemprego que está alto. É natural haver dificuldade para que nosso ex-aluno consiga um emprego de carteira assinada, então estamos sensíveis a isso. Ao mesmo tempo, é saudável ter essa formação empreendedora para que a pessoa tenha mais escolhas nos seus caminhos profissionais e olhar esse lado que eu considero muito rico e interessante como experiência de vida, que é montar seu próprio negócio, tentar realmente encontrar seu caminho no ambiente econômico, que é muito rico de oportunidades. Quem estiver treinado vai conseguir encontrar as possibilidades e ter sucesso, independentemente de concurso público ou da carteira assinada”, declarou Paulo do Eirado.

Hipácia Nogueira, coordenadora do Banco de Oportunidades – Senac Carreiras, explica que esse novo formato é o grande diferencial do projeto. “ Antes da reestruturação o Banco trabalhava focado no emprego formal, sempre encaminhando os alunos cadastrados para as empresas. Então nós ampliamos esse serviço e vamos trabalhar também a questão do empreendedorismo. Vamos oferecer ações para esses egressos, para que eles aprendam a montar seu próprio negócio, pois é mais uma oportunidade que vão ter para gerar renda.  Iremos abrir esse leque para os nossos ex-alunos”, disse Hipácia.

Orientação Vocacional

O novo Banco de Oportunidades – Senac Carreiras também oferecerá orientação profissional ao seu público, por meio de psicólogos que atuam na instituição. “Esse serviço nós vamos oferecer aos egressos que ainda não se encontram no mercado de trabalho e precisam de uma orientação quanto a escolha da sua profissão, o que eles precisam para se manter no mercado ou que desejam mudar de ocupação profissional. Especialmente, para os nossos aprendizes, a participação nas oficinas de orientação profissional será de fundamental importância já que  alguns deles entram no mercado aos 14 anos  e, ao final desse processo,  podem não ter ainda um direcionamento de qual carreira devem seguir”, explica Gláucia Guerra, gerente do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos do Senac/SE.

Roberta cadastra seu currículo no Banco de Oportunidades

Possibilidades

Na reabertura do serviço, diversos alunos e egressos procuraram o setor para cadastrar o seu currículo. Foi o caso de Roberta Silva Vasconcelos, aluna do curso técnico em Secretariado, que está em busca de novas chances de emprego. “Meu objetivo, ao concluir o curso de Secretariado, era me direcionar ao Banco de Oportunidades do Senac para ter um acesso facilitado ao mercado de trabalho, para expandir as minhas possibilidades de emprego. E é isso que estou fazendo agora”, afirmou Roberta.

Entrevista de emprego

Na cerimônia de reabertura, os alunos tiveram um momento com Taís Hagenbeck, instrutora do Senac, psicóloga e coach profissional. Em sua palestra, ela deu dicas para obter sucesso em uma entrevista de emprego. “Antes de tudo é muito importante que se faça uma pesquisa sobre a empresa na qual a pessoa vai tentar uma vaga. Isso demonstra que ela teve o cuidado de saber mais sobre a empresa que hoje possuem sites, estão nas redes sociais, ou seja, as informações estão a nossa disposição. Outra dica é conhecer muito bem o seu currículo, falar sobre você e estar preparado para as perguntas, para falar a seu respeito. E tem também a questão da postura corporal, a forma como se expressa, a comunicação verbal e não-verbal, demonstrar entusiasmo e interesse pelo emprego, e saber falar e valorizar as suas experiências profissionais e habilidades”, destacou Taís.

Como funciona

Psicóloga dá dicas para se sair bem em entrevista de emprego

A empresa interessada deve entrar em contato com o Senac e solicitar o encaminhamento do egresso. Após o primeiro contato, o contratante deve preencher o cadastro com seus dados, as vagas que serão ofertadas e o perfil profissional do candidato. Nesse momento, ela receberá uma cópia do regulamento com as condições para prestação desse serviço. É importante que a empresa mantenha a sua ficha cadastral sempre atualizada no cadastro do Banco de Oportunidades – Senac Carreiras.

Já o aluno ou egresso do Senac deve comparecer pessoalmente à instituição para cadastrar seu currículo no Banco de Oportunidades munido dos seguintes documentos: RG, CPF, currículo, carteira de trabalho, PIS, carteira de habilitação(se possuir), comprovante de escolaridade, certificado de conclusão do último curso realizado no Senac, além de certificados de outros cursos realizados no Senac ou em outra instituição(se possuir). O cadastro, que tem validade de 24 meses, deve ser realizado imediatamente, assim que estiver com o certificado do último curso realizado.


Autor : Admin Senac | Agência Comércio
Categorias : Notícias