Publicado em : 15/11/2016 - Por : Kenia Dantas Alves

Sergipe conquista 3º lugar nas Competições Senac de Educação Profissional


Descrição da imagem. Foto horizontal de busto para cima de uma jovem de cabelos claros, cacheados nas pontas, olhando para a frente e sorrindo, camisa laranja com logomarca do Senac, cordão pendurado no pescoço com medalha na ponta, a qual está segura por sua mão direita. Fundo com parede branca. Fim da descrição. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE), órgão ligado ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, está em festa! A aluna do curso de Cabeleireiro, Jeisiane Matos Santos, conquistou o 3º lugar nas Competições Senac de Educação Profissional, nas provas realizadas em Fortaleza-CE. O resultado veio acompanhado de comemoração de todos que torceram pela aluna e acompanharam sua dedicação.

A preparação de Jeisiane durou cerca de seis meses, e incluiu sete horas diárias de treinamento supervisionado pela instrutora Shirlei Campos e equipe do Salão de Beleza do Senac. A aluna treinou duro para ser capaz de executar penteados e cortes de elevado grau de dificuldade, com a maior perfeição possível. Tanta força de vontade e talento garantiram o lugar de Jeisiane no pódio, ao lado da segunda colocada, Bruna Santos (Ceará), e da primeira, Vitória Guimarães de Menezes (Rio Grande do Sul).

“Agradeço a Deus por me proporcionar a oportunidade de participar de uma competição nacional representando o meu Estado. Agradeço também ao Senac, por acreditar no meu potencial, à minha família e amigos, por todo o apoio e compreensão que tiveram nos últimos seis meses, e em especial à minha técnica Shirlei Campos, pois sem ela seria praticamente impossível chegar nesse resultado. Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido”, comemora.

A competidora conta que viveu um turbilhão de emoções nos cinco dias de competição. “A responsabilidade era muito grande, pois não envolvia só a mim e minha preparadora, mas toda a família Senac. Nos primeiros dias eu estava bem tranquila, depois a ansiedade aumentou bastante. No último dia eu já sabia que tinha feito o meu melhor e, quando anunciaram o terceiro lugar, foi uma sensação de alívio, surpresa, muita alegria e emoção. Até agora eu me pergunto se isso realmente aconteceu ou se estou sonhando. Essa experiência me fez amadurecer muito como profissional e como pessoa”, conta Jeisiane.

Para a instrutora, o resultado não foi uma surpresa, apesar do alto nível das candidatas. “As duas primeiras colocadas têm um nível altíssimo, se prepararam por mais tempo e seus instrutores têm vasta experiência em competições de cabeleireiro, já ganharam títulos importantes e participaram de concursos internacionais. E as meninas realmente apresentaram um trabalho impecável e mereceram estar no pódio. Mas o desempenho de Jeisiane foi excelente. Ela demonstrou capacidade técnica, de resolução de conflitos, de tomar decisões diante do inusitado, e, para mim, não foi surpreendente, já que ela vinha executando tudo muito bem por aqui, então eu sabia que ela se destacaria. Foi um grande prazer preparar Jeisiane, um grande orgulho, e agradeço a toda equipe do Senac pela torcida e aos meninos da Maesto Barbearia, que deram um apoio muito importante na preparação da nossa aluna”, reconhece Shirlei.

Torcida

Além da aluna e sua técnica, uma equipe do Senac Sergipe viajou à Fortaleza para dar apoio à competidora. Participaram desta comitiva o diretor Regional, Paulo do Eirado Dias Filho, a gerente da Divisão de Educação Profissional, Dayse Goes, e a analista educacional, Angélica Carpejani.

Para Angélica Carpejani, as Competições tendem a aprimorar os processos educacionais da instituição. “Jeisiane tinha conhecimento, habilidade e atitude, se destacou pelo belíssimo trabalho que desenvolveu e por ser uma competidora atenta ao que realmente foi fazer lá. Ela se dedicou, representou muito bem o seu Estado e nós ficamos muito felizes com o resultado. Essa medalha virá repercutir positivamente no Senac Sergipe e em nossos cursos, já que um dos objetivos é elevar a qualidade do que é ministrado em sala de aula, além de estimular a modernização dos nossos ambientes pedagógicos. Sem dúvidas isso trará muitos ganhos ao nosso Departamento Regional”, destaca Carpejani.

“O fato de Sergipe ter ganhado um bronze nos deixa empolgados e agradecidos aos nossos instrutores, à nossa equipe, e faz com que a gente venha a aumentar mais nossa responsabilidade no sentido de oferecer uma boa educação profissional, pois a gente sabe que o nosso Regional vem crescendo qualitativamente, e isso é fundamental. Voltei do Ceará com essa satisfação. Jeisiane foi brilhante, merecedora, mostrou uma formação excelente do ponto de vista técnico, mas, acima de tudo, comportamental. Ela foi exemplar e conquistou a todos com sua simpatia, foi um resultado mais que merecido”, enaltece Paulo do Eirado.

O diretor ressaltou, ainda, que Sergipe estará presente em outra etapa das Competições Senac de Educação Profissional: “No final do mês, nossa aluna Luiny Nayara irá à Vitória-ES participar das provas na modalidade Serviço de Restaurante. Esperamos dela um bom desempenho, claro, mas o principal objetivo não são as medalhas, e sim que ela volte de lá maior do que ela foi, que essa experiência marque de forma inesquecível sua passagem pelo Senac”.

Confira as principais fotos da competição aqui