Senac participa da segunda edição do Festival do Caranguejo


Publicado em : 03/08/2016 | por Hipácia | Agência Comércio



Descrição da imagem. Foto horizontal de escultura de caranguejo de pé, com cerca de 7 metros de largura e 2,3 de altura e cor avermelhada. Do lado esquerdo da foto, uma grande placa de madeira de cor caramelo, recortada em formato de martelo, apoiado o cabo no chão e inclinado sobre a escultura. No cabo, está escrito Festival do Caranguejo, na cor marrom. Ao fundo, alguns coqueiros e céu azul. Fim da descrição.Com palestra, oficinas, degustações e a criação de um prato especial, o Senac Sergipe participará da segunda edição do Festival do Caranguejo, que tem início nesta quarta-feira, 03, e se estende até o dia 14 de agosto, na Orla da Atalaia. Esta é a segunda vez que o Sistema Fecomércio-Senac participa do evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Sergipe (Abrasel-SE), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e Sebrae.

Para esta ocasião, em que o famoso crustáceo deve ser o protagonista dos pratos, o chef do Senac Bistrô Cacique Chá, Frederico de Souza, criou uma receita especial. Segundo ele, o risoto de catado de caranguejo com caju marinado e pralinê de castanha surgiu da necessidade de exaltar elementos da culinária sergipana.

“Passei uma semana testando a receita, a combinação de sabores, temperos e texturas, procurando sempre usar produtos regionais, como o catado de caranguejo, o caju e a castanha. O resultado foi um prato delicioso que será degustado no stand do Senac montado na arena gastronômica do evento, entre os dias 03 e 05 de agosto, das 18h às 23h”, disse o chef, ressaltando que a preparação do prato será ensinada na ocasião.

“O Festival vem mostrar a sergipanos e turistas a grande quantidade de receitas que se pode fazer com o caranguejo e as diversas formas como ele pode ser consumido”, completou o chef.

O risoto de catado de caranguejo também fará parte do cardápio do almoço do Senac Bistrô Cacique Chá até 14 de agosto, dia em que se encerra o Festival. O restaurante fica localizado à praça Olímpio Campos, 11, Centro.

Descrição da imagem. Foto horizontal do chef de cozinha Frederico, sentado atrás de uma mesa em formato de L, com os braços apoiados sobre a mesma e mãos unidas. Veste camisa branca com logo do Senac na altura do peito esquerdo, crachá da instituição e óculos com lentes transparentes, rosto voltado para seu lado esquerdo. Sobre a mesa, várias folhas impressas, um telefone e um computador no canto esquerdo. Fim da descrição.
Chefe de cozinha Frederico

Unidade Móvel

Além do stand, o Senac estará presente na arena gastronômica do Festival com a sua Unidade Móvel, oferecendo palestra, oficinas e degustações.

Na quarta-feira, dia 03, às 19h, acontecerá a palestra “Reinventando a Gastronomia Sertaneja”, com o palestrante Sr. Timóteo. Às 20h e às 21h ocorrerá a oficina “Técnica Quebra de Caranguejo”, com o instrutor Edmilson.

Na quinta, dia 04, às 19h, 20h e 21h acontecerá a oficina “Quiche com caranguejo”, com a instrutora Marta.

Já na sexta-feira, dia 05, às 19h, 20h e 21h, ocorrerá a oficina “Salada com Caranguejo”, ministrada pelo instrutor Amintas.

O gerente da Unidade Móvel do Senac, Edivaldo Costa Fontes, ressalta que todas as oficinas são gratuitas, mas contam com um limite de 16 participantes cada por ordem de chegada. Ainda segundo ele, a participação do Senac no evento “ajuda a divulgar o trabalho da instituição na área de gastronomia e também mostra que existe a escola itinerante, que é a Unidade Móvel, e que pode ser levada para diversas  localidades levando qualificação profissional”.

Festival do Caranguejo

A primeira etapa do Festival acontece durante três dias na arena gastronômica montada em frente à Passarela do Caranguejo. Bares e restaurantes irão apresentar pratos especiais, em porções menores e a um preço simbólico. Lá também serão realizadas oficinas culinárias, apresentações culturais e shows.

Nos stands haverá espaço educativo-ambiental para crianças, artesanato sergipano e o lançamento da grife e do livro de receitas do festival. E até o dia 14, bares e restaurantes irão oferecer opções criativas em seus cardápios. O ponto alto do evento será a escolha da receita mais criativa e da mais original.


Autor : Hipácia | Agência Comércio
Categorias : Destaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*