Fundat realiza I Mostra Educativa Curta Aracaju


Publicado em : 07/11/2016 | por Admin Senac | Agência Comércio



Descrição da imagem. Cartaz retangular vertical com moldura de uma cortina de tecido vermelho. Fundo do cartaz na cor branca. Na parte superior, logomarca da Fundat e Senac e ao lado escrito em caixa alta APRESENTAM. Abaixo, o título, cujas letras tem contorno preto e preenchimento lembrando uma pintura a lápis, vazada, com o escrito: 1ª Mostra Educativa Curta Aracaju. Logo abaixo, letras brancas com um destaque preto ao fundo, DE 8 A 11 DE NOVEMBRO - CENTRO CULTURAL DE ARACAJU. Mais abaixo, tabelas espalhadas pelo cartaz, com contorno e letras em preto e preenchimento branco. Na primeira tabela, 08/11, 08:30. ABERTURA DO EVENTO E EXIBIÇÃO DOS CURTAS. Segunda tabela, 09/11 a 11/11, 1ª sessão 9:30, 2ª sessão 14:30, EXIBIÇÃO DOS CURTAS. Terceira tabela, CURTAS, O TURISTA, O ALICIADOR, PRECONCEITO,  AS APARÊNCIAS. Quarta tabela, SINOPSES. O TURISTA, FICÇÃO, UM TURISTA DE OUTRO MUNDO ACABA DE CHEGAR A ARACAJU E, COM DESEJO DE CONHECER A NOSSA CULTURA, DEIXA-SE LEVAR POR UMA SERGIPANA QUE LHE MOSTRA AS BELEZAS DO MERCADO CENTRAL DE ARACAJU. O ALICIADOR, DRAMA, UM GRUPO DE TURISTAS PASSEIA PELA CIDADE DE ARACAJU, E NÃO PERCEBE QUE UM FALSO AGENTE DE MODELOS, DENTRO DO GRUPO, TENTA MAIS UM GOLPE. MAS, DESSA VEZ, ELE NÃO SABIA QUE TINHA UM POLICIAL NA SUA COLA. PRECONCEITO, DRAMA, SITUAÇÕES FICTÍCIAS RETRATADAS NO FILME MOSTRAM QUE O PRECONCEITO AINDA EXISTE E DEVE SER DISCUTIDO, NO ENREDO, JOVENS VIVENCIAM E ASSAM UMA MENSAGEM SOBRE O TEMA. AS APARÊNCIAS, DRAMA, UMA JOVEM É ENGANADA PELO SUPOSTO NAMORADO E APRENDE UMA LIÇÃO DE QUE PODEMOS OU NÃO CONFIAR. Logo abaixo, APOIO, Logomarca da Prefeitura Municipal de Aracaju, Secretaria da Família e Assistência Social e do Centro Cultural de Aracaju. À direita, Classificação Indicativa, Não recomendada para menores de 12 anos. Fim da descrição.De 8 a 11 de novembro, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizará, no Centro Cultural de Aracaju, situado na Praça General Valadão, a I Mostra Educativa Curta Aracaju. O evento é resultado do Projeto Curta Aracaju, uma ação promovida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o objetivo de possibilitar a inserção de jovens de baixa renda no campo do audiovisual, através do envolvimento com a produção de vídeos experimentais no formato curta-metragem e de caráter educacional.

Para a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, o projeto busca oferecer o acesso inicial ao conhecimento das práticas e ferramentas audiovisuais, a fim de que os alunos despertem o desejo de darem continuidade a esta formação. “Este aprendizado é somente uma porta de entrada. Desde 2009, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) traz a graduação em Audiovisual na sua grade de cursos. Futuramente, estes jovens podem ingressar definitivamente nesta carreira, aprimorando o aprendizado e tornando-se profissionais que terão não apenas um cerificado de capacitação, mas um diploma de ensino superior”, afirma a presidente.

Além disso, o Projeto Curta Aracaju também apresentou aos alunos um novo segmento de atuação profissional capaz de proporcionar rentabilidade financeira. “Ao final do projeto, estes jovens adquiriram os conhecimentos necessários para buscar uma vaga neste mercado, seja por meio de estágios ou na função de aprendizes em agências de propaganda ou produtoras de vídeo”, ressalta Gláucia, que também citou o empreendedorismo como um caminho promissor na área cinematográfica, a partir da execução de produções independentes.

Sobre o Curta Aracaju

Com carga horária de 60h, o Projeto Curta Aracaju compreendeu todas as etapas de uma produção audiovisual, desde a ideia original até a edição. As oficinas foram desenvolvidas no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), no Centro Cultural de Aracaju e, ao longo da capacitação, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre o processo de roteirização, operação de câmera, produção, figurino, atuação, iluminação e captação e áudio.

Para mais informações acesse o hotsite.

Confira abaixo a programação:

I Mostra Educativa Curta Aracaju (De 08 a 11 de novembro)

Local: Centro Cultural de Aracaju – Sala Walmir Almeida

Sessões: 09:30 e 14:30

Sinopses
O turista 9’34” Ficção – Um turista de outro mundo acaba de chegar a Aracaju e, com desejo de conhecer a nossa cultura, deixa-se levar por uma sergipana que lhe mostra as belezas do Mercado Central de Aracaju.
O aliciador 8’29” Drama – Um grupo de turistas passeia pelas praias de Aracaju, na 13 de Julho, e não percebe que um falso agente de modelos, dentro do grupo, tenta mais um golpe. Mas, dessa vez, ele não sabia que tinha um policial na sua cola.
Preconceito 9’26” Drama – Situações fictícias retratadas no filme mostram que o preconceito ainda existe e deve ser discutido.  No enredo, jovens vivenciam e passam uma mensagem sobre o tema.
As aparências 7’49” Drama – Uma jovem é enganada pelo suposto namorado e aprende uma lição de que podemos ou não confiar.
*Classificação Indicativa: 12 anos

Fonte: Ascom Fundat.


Autor : Admin Senac | Agência Comércio
Categorias : Destaques, Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*