Publicado em : 25/05/2016 - Por : senac

Alunos da Aprendizagem participam de seminário sobre empreendedorismo


Foto horizontal de dezenas de pessoas em pé no corredor central do auditório do Senac. Todas estão olhando para a frente, sorridentes, com os braços levantados. À frente, no meio, está a palestrante, logo atrás, estão os instrutores e os alunos.

O Seminário Aberto de Empreendedorismo, em sua 3ª etapa, aconteceu ontem (24.05) no auditório Hilton José Ribeiro. O público assistiu dois curtas metragens produzidos por alunos da instituição, através da Plataforma de Engajamento Senac Pleno,  em que mostrava seu processo produtivo e as características empreendedoras.

O Diretor Regional do Senac, Paulo do Eirado, abriu o seminário conversando com os alunos sobre pessoas empreendedoras e citou Enéas como um empreendedor político que utilizava o tempo dado a ele na propaganda eleitoral, com o bordão “Meu nome é Enéas!” . Até os dias atuais, o mesmo é lembrado pela ação empreendedora. O Diretor enfatizou que todos somos empreendedores.

Para falar sobre empreendedorismo, a Gerente de Núcleo de Produtos e Processos Educacionais, Fernanda Mercês, discorreu sobre o significado da palavra empreendedorismo e citou nomes de pessoas empreendedoras, destacando o empresário  Abílio Diniz.

Empreender é ter sonho, é enxergar o novo, é olhar onde ninguém enxerga. É preciso ter motivação para ser um empreendedor. Existe o empreendedor por oportunidade: motivados pela percepção de uma oportunidade de mercado; e o Empreendedor por necessidade: motivadas pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda.

Durante a palestra também foram citados os tipos de empreendedores: O Informal – Sustento familiar; O Cooperado-Correr baixo risco; O Individual(é o informal que empreendeu por necessidade e se formalizou como um micro empreendedor individual); o Franqueado – Um gerente geral de um negócio já consolidado; o Franqueador– Viu oportunidade e montou seu negócio; o Social– uma nova geração que visualiza um problema social e tem iniciativa para resolver as situações; e por fim, o Coorporativo: Novos projetos x empresas, público, conhecimento, negócio próprio, visionário, genial e serial.

Os alunos prestaram muita atenção, inclusive perguntando sobres as características do empreendedor. A palestrante Fernanda Mercês elencou alguns dos atributos que estão presentes no empreendedorismo da vida, como a busca de oportunidade e iniciativa; Persistência; Procura de informações; Estabelecimento de Metas; Planejamento; Persuasão e Rede de contatos, dentre outras.

“Uma das portas da vida do trabalho é empreender. Empreendam na vida de vocês, na carreira de vocês, enfim, em tudo”, afirmou Fernanda Mercês.

Dando continuidade ao seminário, a empresária convidada, Maria Jane da Silva, proprietária do renomado Pastel da Jane, empreendedora de sucesso conversou com os adolescentes sobre seu crescimento pessoal e profissional.

“Venho aqui dividir um pouquinho da minha história. Vim de uma família muito humilde, mas sempre tive sonhos e fui perseverante na busca do meu sonho. Passei momentos difíceis e aprendi muito, desanimando em alguns momentos, mas logo seguindo em busca de cada conquista. Hoje continuo inovando e buscando conhecimento. Aqui no Senac tive grandes professores e um acompanhamento muito importante do Programa Alimentos Seguros. Agradeço a oportunidade e o aprendizado no Senac e no Sebrae”, ressaltou  Maria Jane.

A empreendedora mostrou aos alunos dois vídeos  que contam a história de sucesso do Pastel da Jane.  Uma história de muito trabalho, dedicação, determinação e amor pelo que faz.

Para o aluno Lucas da Silva Santos, o seminário foi muito bom. “O motivo de saber por  estarmos aqui, e ter razão para lutar por aquilo que sonhamos”.

“Mudei meu pensamento, pois com esse seminário você passa a acreditar mais, tem uma maior força de vontade. Esses exemplos são fundamentais para realização dos nossos sonhos, seguir em frente, mesmo diante da situação que estamos vivendo hoje”, disse a aluna Isabela da Cruz.

Fonte: Ascom Sergipe