DestaquesNotícias

‘Vai Turismo’: Senac/SE atuará na capacitação profissional

O trabalho é no sentido de estimular para o empreendedorismo, preparar as pessoas para acolher e atender bem quem chega aos municípios
‘Vai Turismo’: Senac/SE atuará na capacitação profissional

Na manhã de quarta-feira, 23, o diretor Regional do Senac/SE, Marcos Sales, e a equipe pedagógica da instituição participaram de café da manhã com o trade turístico sergipano, promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O encontro aconteceu no salão de eventos do Hotel Sesc Atalaia, para apresentar aos representantes de diversos segmentos ligados ao turismo, os resultados do projeto “Vai Turismo”, desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em todo o país, e a segunda etapa que será implantada em Sergipe.

Mesa

“É uma satisfação imensa para a Fecomércio estar aqui proporcionando este momento. A Fecomércio não deixará que nosso Estado fique para trás, nem esquecido no setor turístico”, destacou Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, saudando a todos.

 

MárciaA especialista técnica de turismo da CNC, Márcia Cristina Alves, fez a apresentação dos resultados registrados do ‘Vai Turismo’ em todo o Brasil.

“O nosso foco é promover a articulação e proposição de políticas públicas para o turismo, nos Estados e no âmbito nacional. E aqui em Sergipe o projeto foi entregue para todos os candidatos a governador, e a federação agora tem o trabalho de atuar com o governador eleito para que as políticas sejam implementadas. E a Federação do Comércio de Sergipe já se antecipou e está criando o 2ª etapa do ‘Vai Turismo’, trabalhando em conjunto com os municípios”, relatou.

Alexandre“Nós fizemos uma apresentação review como foi realizado o Vai Turismo, toda a sua concepção, os resultados conseguidos. A partir desses dados, já produzimos um paper que foi entregue ao governador eleito em Sergipe e a bancada nacional do Estado que serão empossados. O documento nacional também já está sendo analisado pelo grupo de transição do turismo, em Brasília, que está a cargo do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. A proposta agora é tratar o que nós vamos fazer em 2023, com ação da CNC em conjunto com a Fecomércio Sergipe, que já está andando na frente, materializando o processo que será realizado no próximo ano”, afirmou o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e diretor da CNC, Alexandre Sampaio.

MarcosO presidente do Sistema, Marcos Andrade, destacou em sua apresentação os pontos do turismo em Sergipe que precisam ser reforçados, a exemplo de tecnologia e informação, acessibilidade e governança.

“Já temos ações ‘Vai Turismo em Sergipe’, nas cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, com foco no turismo histórico e religioso, e em Itabaianinha e Tobias Barreto, como locais para turismo de compras. Estamos desenvolvendo o projeto com proatividade, contado com as equipes técnicas da Fecomércio, Sesc e Senac, junto com as prefeituras das cidades em que já estamos atuando. O nosso foco é trabalhar o desenvolvimento das políticas públicas para a melhoria da cadeia produtiva do turismo, como uma política de Estado, e não de um governo, para que tenha crescimento constante, garantindo recursos, emprego e renda”, afirmou Marcos Andrade.

SalesNesse contexto, o Senac/SE atuará como braço educacional, ofertando cursos profissionalizantes, voltados para quem atua nos diversos segmentos do turismo.

“Levaremos o aperfeiçoamento para a mão de obra local. A nossa força de trabalho é no sentido de estimular para o empreendedorismo, preparar as pessoas para acolher e atender bem quem chega aos municípios, seja turista de Sergipe ou de qualquer outra parte do país e do mundo”, ressaltou Marcos Sales.

autoridadsPresenças:
Participaram ainda da apresentação do ‘Vai Turismo’ com o trade, diversas autoridades, dentre elas o secretário de Turismo do Estado, Sales Neto; o secretário Municipal da Fazendo, Jeferson Passos; o deputado estadual e vice-governador eleito, Zezinho Sobral; o vice-presidente da Fecomércio, Alex Garcez, e o superintendente, Maurício Gonçalves.

Compartilhe

Pular para o conteúdo